segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Antevisão do Jogo - Dinamo Zagreb x FCPorto - Liga dos Campeões

Vítor Pereira anteviu esta segunda-feira o jogo da primeira jornada da Champions League, frente ao Dínamo de Zagreb (terça-feira, 19h45). O treinador considera que os Dragões estão preparados para triunfar em terreno adversário, apesar das duas semanas de paragem do campeonato português, e espera ter pela frente uns croatas “agressivos” nas transições ofensivas.

Em conferência de imprensa, o técnico não sobrevalorizou a má campanha do adversário na última edição da prova, em que não conquistou qualquer ponto: “Terão aprendido com a experiência do ano passado e vão querer rectificar a imagem. É uma equipa com qualidade e argumentos. Perceberam que, apesar de dominarem completamente o futebol croata, a Liga dos Campeões é algo diferente. Não estamos à espera de um jogo fácil”.

Vítor Pereira foi confrontado com a ausência de Fernando, lesionado, e com o facto de este ser o primeiro encontro após a transferência de Hulk para o Zenit. No entanto, o treinador garantiu que nada muda em termos de estrutura. “Trabalhámos um ano no sentido de ter determinado tipo de comportamentos e princípios de jogo. Não é a saída de um jogador que muda isso, apesar de reconhecermos a sua importância. Aproveito, aliás para agradecer ao Hulk todas as conquistas que ele proporcionou. O FC Porto vive fundamentalmente do colectivo e é isso que espero da minha equipa. O importante é a nossa dinâmica”.

O líder da equipa técnica dos Dragões assume que a ausência de muitos internacionais não permitiu uma preparação “ideal” do encontro, mas assumiu este facto como natural: “O grande problema são os jogadores seleccionados e que não têm possibilidade de competir. Os que jogam chegam com ritmo e para a preparação não precisamos da semana completa. As questões estratégicas são assimiláveis em poucos dias. Preparámos o jogo de acordo com as condições que tivemos e acredito que o preparámos bem”.

A experiência portista na última edição da Champions também foi recordada por Vítor Pereira: os azuis e brancos não conseguiram bater o Zenit na última jornada, o que lhes daria o primeiro lugar do grupo. “Não podemos deixar as decisões para o último jogo. Outra experiência que tivemos foi o facto da equipa do APOEL ser a menos favorita, mas em dois jogos com eles só conseguimos um ponto. A lição a tirar é que o nível de exigência tem de ser elevado em qualquer encontro. Esta competição é diferente do campeonato, coloca problemas diferentes e os jogos ganham-se de maneiras diferentes”.

Para o Dínamo de Zagreb, a ambição será ultrapassar a fase de grupos. “Observámo-los, como todas as equipas, do ponto de vista colectivo e individual. Acredito que valem pela qualidade colectiva e que amanhã tentarão ser fortes do ponto de vista defensivo e agressivos nas transições ofensivas. No momento de ganhar a bola, vão procurar rapidamente espaços para passes em profundidade”, considerou.

24 comentários:

António Dinis disse...

é um jogo com as características ideais para conquistar 3 pontos e arrancar bem.

o adversário é muito inferior ao q já foi em décadas anteriores, os adeptos estão em guerra com a direção, o plantel é geralmente fraco e perderam o melhor jogador.

são fracos demais e não vai existir um ambiente muito adverso.


só não digo com forte convicção que ganhamos 0-3 porque lembro.me de quem é o nosso pseudo.treinador e de algumas anterices...

Anónimo disse...

Vai ser um jogo à prova de fogo, veremos como a equipa se vai comportar depois da saída de Hulk.

Silvestre disse...

Veremos como o FCPorto se vai comportar diante do Dinamo Zagreb , mas claro que espero uma vitória.

Emanuel disse...

O Porto mais cedo ou mais tarde vai surpreender na Champions e temos que contar com isso e espero que seja já este ano.

MFA disse...

Hoje vamos ver com corre, mas não vamos ser incríveis mas espero claro uma vitória do FCPorto para garantirmos desde já o primeiro lugar

JP disse...

O FCPorto tem capacidades para ganhar a UEFA Champions League deste ano e espero que assim aconteça, o FCPorto merece estar entre os favoritos à conquista final no Wembley.

Anónimo disse...

O Deco brilhou na final da Champions.

Anónimo disse...

Boa tarde

Comparar o sucedido com Deco, áquilo que fez o Luisão-do-chutão, é o espelho do que nos fazem diáriamente na CS sabuja e hipotecada, quando atacam e tentam amesquinhar o F.C. Porto, enquanto branqueam e enaltecem tudo o que "cheira" a clube do regime.

Logo na Champions, "apenas exijo" um Porto à Porto. Depois se verá.

MST quando escreve sobre o que sabe, é simplesmente admirável.
Quando o faz sem estar preparado, é penoso e deplorável.
Hoje, o seu artigo é BRILHANTE!

Força pelo F.C.Porto.

Anónimo disse...

O Miguel Guedes deveria preparar-se melhor e reforçar a acutilancia ou então vir embora.

Anónimo disse...

Quero acreditar que vamos ganhar, mas, estou como o gato escaldado.
Agora não vale a pena vir com lágrimas de crocodilo sobre o Hulk porque é um jogador que passou à historia, não há mais Hulk.

Se não formos capazes de passar esta fase do grupo estamos tramados, tanto financeiramente como no plano desportivo... não vou acreditar.

O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

Silvestre disse...

Acredito que hoje o Porto vai dar uma grande resposta, e que lá possamos ganhar e mesmo até golear, eu só exijo no mínimo os 3 pontos na tabela classificativa.

Anónimo disse...

Já que falam do Deco, deixo aqui expresso, as grandes saudades do grande jogador e profissional, aliás, para mim que nasci em 1976, talvez o melhor que vi jogar pelo nosso clube.

Anónimo disse...

Barreirense suspende basquetebol:

"Barreirense teve o mesmo destino do FC Porto.

"Não podemos hipotecar o futuro", revela o presidente a O JOGO. Conjuntura económica impede novos apoios e a manutenção dos existentes"

Silvestre disse...

Vamos com certeza. FORÇA PORTO!

Anónimo disse...

Hoje só a vitória interessa

Silvestre disse...

Com mesmo assim a perda de Hulk, penso que não perdemos qualidade e que temos argumentos suficientes e mais alguns para sair de Zagreb com os 3 pontos, e também somos um dos candidatos à conquista da Liga dos Campeões.

Silvestre disse...

O Hulk vai sentir saudades de jogar no Dragão.

Krpan disse...

SOMOS MÁGICOS! SOMOS PORTO! SOMOS IMPARÁVEIS! SOMOS CAMPEÕES! TEMOS DE GANHAR A CHAMPIONS E MOSTRAR QUEM É O FCPORTO E O DRAGÃO!

RBN disse...

leio e comento neste blog há muito tempo, e sempre procurei comentar o assunto em questão, mas por vezes um off-topic serve para enriquecer a conversa ou alertar um blog sobre um facto ainda não publicado.

Por exemplo, ontem o orca baleia assassina, joão gordobern, provocou pela 2ª vez neste mês de setembro o Miguel Guedes, e pela 2ª vez neste mês de setembro, o nosso comentador no trio d'ataque não respondeu à altura ao chucha de vulcão.

Sem mencionar que o nosso comentador é quase sempre interrompido no seu raciocinio pelo apresentador, e pelos outros dois na bancada, enquanto que os outros 2 da bancada falam o tempo que querem sem serem interrompidos.

Mas se desejam que se comente apenas o artigo, que assim seja.

Sobre o assunto deste post, já comentei no anterior que não queria invenções à Jesualdo em Zagreb e que VP ponha os melhores no 11 inicial.

Daniel Gonçalves disse...

Hoje espero que nos jogadores do Porto só metam o pensamento da vitória e que é muito importante começar a ganhar e a mostrar a todos os clubes que somos candidatos a passar da fase de grupos e até mesmo conquistar a Liga dos Campeões. Hoje espero que ganhemos seja porque diferença for, e que no final possamos festejar.

Abraço

Anónimo disse...

Caros Portistas,
Entrámos numa nova fase do nosso clube. Infelizmente penso que a direcção cometeu demasiadas decisões erradas na gestão da última época e desta. O F.C. Porto tinha o ano passado e este equipa para muita coisa, inclusive sêr campeão Europeu...mas as saídas mutilaram-nos. Há coisas que nos ultrapassam, Villas-Boas uma delas, mas há outras que éramos nós a decidi-las...Alvaro Pereira tinha que sair o ano passado, Vítor Pererira não podia sêr o treinador, Alex Sandro e Danilo só poderiam vir se não houvesse Alvaro e Sapunaru (a época anterior tinham rendido MUITO mais dinheiro)...e esta época poderiamos vender qualquer um menos o Hulk, o Hulk não queria ir para a Rússia...esticámos a corda com o Moutinho, protegemos o James...e perdemos a peça mais importante...
É uma evidência o nosso clube não tem sido bem gerido financeiramente.
Agora temos uma equipa por construir e um treinador sofrivel.
Eu sofro muito com o F.C. Porto, e começo a questionar-me sobre o rumo de tudo isto...o nosso clube é um dos exemplos mais perfeitos do clube que tem tido todas as condições para sêr ciclicamente um grande candidato a ganhar tudo. Temos que largar as questoes nacionais, o Benfica e pensar na nossa verdadeira dimensão que é mundial. Já o disse no passado e volto a dizer precisamos duma nova equipa para gerir o clube...manter o líder Pinto da Costa mas rodeado de outros Homens capazes de o ajudarem a governar-nos em direcção a uma outra dimensão. Não sei se será possível mas a realidade mostra-nos que estamos no mesmo ponto há anos a fio, é de dificil evolução, mas não tem sido por falta de activos de categoria, esses têm passado por lá, o problema é a gestão.
Abraço Portista.
Quero muito não sofrer logo à noite...os defesos têm sido uma dôr de alma para mim. Penso que essa é a melhor expressão, doi-me a alma.
Ass: MA

João Manuel Couto disse...

Espero que este ano a UEFA Champions League não nos corra como o ano passado, visto que este ano temos mais craques na equipa e que nos ajudem a sonhar cada vez mais alto e a honrar o nosso clube. Hoje claro que o pensamento é ganhar e garantir os 3 pontos.

Anónimo disse...

Veremos como nos corre...

Silvestre disse...

Caro MA,

Segundo percebi do seu comentário, para si tudo está mal, desde a gestão, aos jogadores que se vendeu, aos que se deveria ter vendido, aos homens que rodeiam o presidente, ao treinador que é uma me****, enfim…

Mas notei que excluiu Pinto da Costa das suas críticas… Mas não se esqueça que no FC Porto, e esta foi a máxima incutida pelo mesmo Pinto da Costa desde sempre, quando ganham, ganham todos, quando perdem, perdem todos…

Não sou advogado de defesa de ninguém, critiquei fortemente o negócio Hulk, mas caramba, daí a malhar em tudo e todos, por amor de Deus.

Os homens que rodeiam o presidente, são basicamente os mesmos homens que rodeavam Pinto da Costa quando o FC Porto ganhou a LE em 2011, quando o FC Porto ganhou a champions em 2004 e quando o FC Porto ganhou a Taça UEFA em 2003…

Sim, podem ter sido (e continuar a ser) cometidos muitos erros da parte de muita gente na SAD e na equipa técnica do FC Porto, mas diga-me lá que clube no MUNDO INTEIRO ganhou tanto como o FC Porto nos últimos 10/15 anos? Pois, nenhum!

E logo, com ou sem sofrimento, é fundamental a vitória, uma entrada forte na champions para que não se cometam os erros da época passada. Velocidade e dinâmica são fundamentais para levar de vencida o Dinamo Zagreb… Porque qualidade temos muito mais que eles…