domingo, 14 de julho de 2013

Jogo de preparação: Marselha 0-3 F.C.Porto. 2 jogos, 2 vitórias com nota artística elevada

Marselha 0-3 FC Porto

Jogo de Preparação
13 de Julho de 2013
Estádio Tourbillon, em Sion (Suíça)

Árbitro: Alain Bieri.
Assistentes: Johannes Vogel e Remy Zgraggen.

MARSELHA: Brice Samba; Rod Fanni, Diawara, Lucas Mendes, Morel, Abdullah, Cheyrou, André Ayew, Amalfitano, Jordan Ayew e Gignac.

FC PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e Josué; Izmaylov, Kelvin e Jackson Martínez.
Jogaram ainda: Fabiano, Danilo, Carlos Eduardo, Defour, Varela, Iturbe, Maicon, Abdoulaye, Héctor Herrera, Ghilas, Castro, Diego Reyes, Tiago Rodrigues e Licá.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Izmaylov (29m), Jackson Martínez (56m) e Iturbe (76m).

O adversário era de maior nomeada mas nem por isso o Dragão se atemorizou no segundo teste de pré-temporada. Em Sion, na Suíça, o FC Porto bateu o Marselha por 3-0 e somou novo triunfo neste período de preparação depois da goleada ao Maastricht (6-0), aproveitando ainda para erguer a Taça Valais, como vencedor da competição.

Com apenas três repetentes em relação ao “onze” apresentado por Paulo Fonseca frente ao Maastricht (Alex Sandro, Josué e Lucho), o FC Porto entrou igual a si próprio no duelo com o vice-campeão francês da época transacta. Dinâmico e intenso, o tricampeão nacional vai aprimorando a pressão alta, criando dificuldades ao adversário logo à saída do sector defensivo. Ainda assim, foi o Marselha o primeiro a dar um ar da sua graça. Depois de ganhar a bola a Mangala, Jordan Ayew ainda ultrapassou Helton mas viu Otamendi negar-lhe o golo "in extremis" (19 minutos).

Na outra baliza o desfecho foi consideravelmente diferente. Após um lance de insistência de Lucho, Kelvin rematou à trave mas a bola devolvida pelo ferro encontrou Izmaylov pelo caminho. O internacional russo, com toda a frieza do mundo, inaugurou o marcador com um cabeceamento tão simples quanto oportuno (29 minutos). Já depois do cartão vermelho directo mostrado a Morel por agressão a Fucile (40), Helton negou o empate a Cheyrou (43) e ainda viu Kelvin falhar o 2-0 após um grande lance individual (44).


A etapa complementar trouxe um FC Porto ainda mais dominador, pese embora as muitas alterações feitas por Paulo Fonseca. Pouco antes da hora de jogo, Defour lançou deliciosamente Jackson Martínez para o segundo golo da noite. Na cara do guardião francês, o melhor marcador da Liga em 2012/13 fez o que melhor sabe e dobrou a vantagem portista (56 minutos). Mas o momento da noite foi assinado por Iturbe, autor de um golo capaz de levantar qualquer estádio e que promete correr o mundo. A uns bons 35 metros da baliza, o extremo argentino puxou o pé esquerdo bem atrás e colocou a bola no ângulo superior esquerdo, sem hipóteses para o desamparado guarda-redes gaulês (76). Para ver e rever.

Destaques naturais para as estreias dos internacionais mexicanos Héctor Herrera e Diego Reyes com a camisola do FC Porto, que mantém o pleno de vitórias e a balizada inviolada nesta pré-temporada, após triunfos sobre Maastricht (6-0) e Marselha (3-0).

fonte: fcporto.pt



DECLARAÇÕES

Paulo Fonseca:
«Apesar do Marselha ter perdido um elemento por expulsão, fomos melhores, mais incisivos no ataque, tivemos mais posse de bola e fomos mais seguros do ponto defensivo. Quero realçar que voltamos a não sofrer golos, que é muito importante. O FC Porto já teve momentos muito interessantes, com vontade de melhorar alguns aspetos, mas a evolução tem sido bastante notória. A equipa está a responder de forma bastante positiva às exigências dos jogos e do que tem sido solicitado pela equipa técnica. Estou obviamente muito satisfeito por termos vencido uma equipa forte, como é o caso do Marselha, e pela presença de tantos adeptos do FC Porto, sinal claro que a nação portista está a aumentar de dia para dia. Temos muito a melhorar, já se viu muita coisa daquilo que queremos e temos ensaiado. Isso é bom. Os jogadores têm acreditado na mensagem que temos passado.»

Herrera:
«Estava ansioso pela minha estreia, para entrar num clube com a dimensão humana e futebolística do FC Porto. Em termos táticos o mister pediu-me para defender bem a atuar como 6 mas também posso jogar como 8, ajudando nas ações ofensivas. Estou tranquilo e com confiança. Procurei inteirar-me do futebol português com o Jackson e os outros jogadores sul-americanos.»

Reyes:
«É um orgulho ter-me estreado com a camisola desta instituição como é o FC Porto. Sei que existe uma concorrência forte, mas isso é bom porque me ajuda a crescer. É melhor para mim, para evoluir como atleta. O mister tem-me transmitido confiança e vou procurar adaptar-me o mais rapidamente possível.»



4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Tiago, mais uma vez não tive a oportunidade de ver o jogo, portanto agradeço-lhe as imagens do mesmo e as suas perspicazes observações.

Abraço
Porto Castle

Anónimo disse...

http://memoriaporto.blogspot.pt/2013/07/parabens-claque-portista-do-coletivo.html

O COLETIVO pelo entusiasmo e paixão da rapaziada bem merece o nosso respeito e destaque também.

Anónimo disse...

Foi um bom teste. Gostei muito do Josue e do Kelvin é um jogador que deve premanecer no plantel pois tem a capacidade de entrar em campo e empolgar a equipa com os desiquilibrios que tem capacidade de criar. A um jogador de que não gostei, posso a estar a ser injusto, mas é só a minha openião, que foi o Ismaylov, sempre que a bola lhe chegou as pés foi complicativo e emprerrou o jogo. Viva o FCP rumo ao Tetra.

Anónimo disse...

Boas...

Vi grande parte do jogo de ontem. Grande parte, porque, desliguei a minha atenção nos últimos dez minutos do desafio.
Gostei de alguns pormenores. Gostei, sobretudo, da prestação do Josué e do Kelvin (se tiver um futebol objectivo, pode ser mágico). Gostei de algumas novas movimentações da equipa, mas também fiquei preocupado com alguma falta de consistencia defensiva.
Espero que Paulo Fonseca cumpra o objectivo de manter bola, pressionar mais em cima e ser mais rápido perto da baliza. Há criativos em número suficiente para isso ocorrer.
Espero também que comece a aprimurar o primeiro onze da época, porque o tempo começa a a voar.

Abraço

Dragão Azul