sábado, 8 de setembro de 2012

Qualificação Mundial 2014: Luxemburgo 1-2 Portugal. Sofremos mas conseguimos ganhar.

Em dia de austeridade em Portugal, a seleção nacional de futebol recorreu aos serviços mínimos para vencer no Grão-ducado do Luxemburgo por 1x2, no arranque da caminhada de qualificação rumo ao Campeonato do Mundo de 2014, que se realiza no Brasil.
 
Luxemburgo deixa Portugal em sentido

O primeiro sinal de perigo da formação luxemburguesa surgiu aos cinco minutos, quando Mario Mutsch atirou de pé esquerdo, ainda que ao lado da baliza defendida por Rui Patrício. Era um indício do susto que estava para chegar, até porque Portugal jogou devagar, devagarinho no Grão-ducado, talvez acusado pela tristeza das renovadas medidas de austeridade apresentadas por Pedro Passos Coelho instantes antes do início da partida.
O certo é que aos 13 minutos o modesto Luxemburgo passou a liderar o marcador, com um grande golo de Daniel da Mota. O nome é português e o jogador também; a receção ao passe de Mutsch é fenomenal e o remate do luso naturalizado luxemburguês é potente, ainda que Rui Patrício lhe tenha tocado com os dedos. Ora, o país sofria a dobrar a partir desta altura e a seleção de todos nós pouco parecia disposta a fazer para o mudar. 

Ronaldo empata e Postiga dá vantagem

Sem brilhar efusivamente – bem longe disso -, o orgulho das «estrelas» levou Portugal a criar mais problemas ao Luxemburgo a partir dos 20 minutos, com Cristiano Ronaldo na linha da frente. O capitão acertou três vezes no poste, mas numa dessas vezes, aos 28 minutos, a bola entrou mesmo e Portugal empatava o encontro. Ainda na primeira parte, nota para duas boas ocasiões para Hélder Postiga, negadas pelo guarda-redes da casa.
Ainda assim, o avançado do Zaragoza acabaria por chegar ao golo, aos nove minutos da segunda parte, já depois de Cristiano Ronaldo e o próprio Postiga terem tentado o segundo golo de Portugal. Aos 54’, Postiga recebeu de João Moutinho, dominou de cabeça e atirou de pé direito para a primeira vantagem portuguesa da noite. Era o prémio para uma melhor entrada da seleção nacional no segundo tempo da partida.
 
Luxemburgo reassume o jogo

Chegados aqui, regressou a seleção portuguesa de baixo rendimento. O Luxemburgo voltou a crescer e Rui Patrício não se livrou de algumas aproximações perigosas dos homens mais avançados da equipa da casa. Aos 60 minutos, por exemplo, Joachim rodou com qualidade e atirou perigoso à baliza portuguesa, valendo a intervenção do guarda-redes do Sporting. As tentativas lusas, por sua vez, acabavam quase sempre de forma inconsequente.
Agora há jogo na terça-feira, em Braga, frente ao Azerbaijão, na segunda jornada do Grupo F. Recorde-se que esta sexta-feira a Rússia bateu a Irlanda do Norte por 2x0 e Israel empatou 1x1 no Azerbaijão.

Sem comentários: