quarta-feira, 20 de junho de 2012

Euro 2012: Holanda 1-2 Portugal - Mais uma vez, Cristiano Ronaldo!



Pelo mundo, onde se fala a língua de Camões, colocaram-se os cachecóis e as bandeiras, não faltando a costumeira velinha de igreja. Com um brilhozinho nos olhos ficámos parados a ver no que dava. E deu. Portugal está nos quartos-de-final do Euro 2012, após vencer, este domingo, a Holanda por 2x1. Agora venha a República Checa, na quinta-feira.
Ronaldo a dobrar, Portugal em festa
A orquestra portuguesa andava a tentar afinar, mas todos apontavam o dedo ao 'músico' principal: «Ronaldo não marca, Ronaldo falha, Ronaldo está fora de fora, Ronaldo está pressionado e só pensa em Messi». Ora, quando o musical começou, Ronaldo mostrou que sabe dar música e colocou a Seleção na próxima fase.
Paulo Bento repetiu a fórmula e confirmou o onze que já tinha entrado com os alemães e dinamarqueses. Do outro lado, a equipa 'laranja' entrou com o onze muito ofensivo: Van der Vaart, Snjeider, Robben, Van Persie e Huntelaar. No banco ficou Van Bommel, que foi muito criticado durante a semana.
Portugal olhou a folha de presenças e mostrou uma cara envergonhada, num jogo em que a Holanda mostrou os primeiros 'acordes'.
O domínio holandês resultou em golo por Van der Vaart, aos 11 minutos, após uma perda de bola de Miguel Veloso. Os holandeses circularam a bola rapidamente e Van der Vaart à entrada da área, com pé esquerdo, atirou em arco, fora do alcance de Rui Patrício.
O golo holandês foi o despertador lusitano. «Trrrrrriiiiiiiiim», os jogadores portugueses acordaram com Ronaldo a dar o exemplo.

O capitão carregou a equipa e conseguiu o empate, num grande trabalho de João Pereira, com uma assistência fantástica a rasgar a defesa da Holanda. Ronaldo recebeu nas costas da defesa e não perdoou. Estava feito o empate 1x1, à passagem da meia-hora de jogo.
Daí em diante o domínio foi português. A Holanda ficou longe, muito longe, do fulgor evidenciado na etapa inicial da partida. Portugal já sorria e ia criando várias ocasiões de golo junto da baliza de Stekelenburg. Ainda assim o resultado não mudou e as equipas baixaram aos balneários com o resultado empatado a uma bola.
Minuto 74 foi de liberdade para Portugal
Na segunda parte o jogo foi perdendo intensidade. Portugal podia ter feito o segundo, por exemplo, aos 66 minutos, numa grande jogada de Ronaldo que correu meio-campo e entregou a bola a Fábio Coentrão. A dupla do Real Madrid entendeu-se bem, mas o remate de «Fabinho» teve a oposição do guarda-redes holandês.
Paulo Bento, desde o banco, ia refrescando as peças. Entrou Nélson Oliveira, Custódio e Rolando. Mas Portugal precisava do golo e Ronaldo fez a vontade a 10 milhões de corações. Aos 74 minutos deu-se o golo da liberdade lusitana.
Assistência de Nani e Cristiano Ronaldo a sentar o adversário direto Van der Wiel, antes de atirar para o fundo das redes de Stekelenburg. 2X1 e Portugal tinha a qualificação bem encaminhada.
A Holanda arriscou tudo e Portugal até podia ter ampliado a vantagem.
Os holandeses deixam o Euro 2012 sem qualquer triunfo.


Sem comentários: