domingo, 3 de abril de 2011

Antevisão do Jogo - SLBenfica x F.C.Porto - Liga Zon Sagres



Os objectivos do FC Porto não são ditados pela obsessão de festejar na Luz. André Villas-Boas garante-o repetidamente, mesmo reconhecendo, a alguma distância, o sabor especial da vitória no «clássico». O treinador dos Dragões, que traça uma linha separadora entre os sentimentos que dominam jogadores e adeptos, mantém o Benfica nas contas e nada dá por garantido.

Recorrendo a argumentos como «a imprevisibilidade» e catalogando como «fantásticas» as épocas dos rivais e opositores de domingo, André Villas-Boas abordou, em conferência de imprensa, todas as questões do «clássico», incluindo as polémicas proibições que aguardam os adeptos do FC Porto à entrada do Estádio da Luz.

Ansiedade não afecta rendimento
«Só um pouco antes do jogo é que poderemos ter noção de como nos sentimos, se estamos mais ou menos ansiosos, sendo certo que isso não afectará o nosso rendimento desportivo.»

Últimas afinações
«A semana de trabalho foi condicionada pelo regresso tardio dos jogadores internacionais e hoje, finalmente, conseguimos fazer um treino normal, com todos disponíveis. Amanhã faremos os últimos ajustes estratégicos para o jogo.»

Sem obsessão
«Conseguirmos ser campeões na Luz não é uma obsessão. Não acontecendo lá, queremos que aconteça o mais rapidamente possível, porque esse sempre foi o principal objectivo da época do FC Porto.»

Outro sabor
«O sentimento dos adeptos é legítimo, porque festejar na casa de um rival teria um sabor diferente, o que até nem seria nada de novo, porque já aconteceu nos tempos do treinador Siska. Os jogadores também o sentem, mas, para eles, isso não pode ser uma obsessão.»

Por conquistar
«É inútil atribuir-se o título a estes jogadores quando ele está ainda por conquistar. Não há qualquer título já assegurado e, matematicamente, o Benfica ainda está na luta.»

Esperança alheia
«O Benfica alimentou sempre a esperança de voltar a ser campeão e as mensagens nesse sentido são claras ao longo de toda a época, na antevisão da época e no fim da época anterior.»

Emocional e intenso
«Não há qualquer tipo de previsão que possamos fazer em relação à conquista do título na Luz, porque faltam 90 minutos de um jogo bastante emocional, de grande intensidade, de duas grandes organizações, de duas equipas que estão a fazer épocas absolutamente fantásticas e que vão progredindo na Liga Europa.»

Com ou sem luxo
«O treinador do Benfica teve a declaração que teve no encontro com o Portimonense, mas seguramente que não se permitirá ao luxo de fazer o que fez no jogo com o Portimonense, tendo em conta o jogo da Liga Europa. Não sou ninguém para ditar as suas escolhas, mas parece-me pouco provável.»

Sempre quentes
«Os clássicos sempre foram quentes e a rivalidade é culturalmente assumida. Nada de novo, nada que não passe de um ano para o outro.»

Sonhos
«Espero o Benfica que luta em todas as competições, que, à excepção da Liga dos Campeões e da Supertaça, se manteve vivo em todas as frentes, que alimenta, tal como nós, o sonho da Liga Europa e o sonho do título. Espero um Benfica de topo, difícil de batalhar e com aspirações a ser bicampeão nacional.»

Aberrações e convicções
«Chamar ao FC Porto uma equipa de transição é algo aberrante, quando o FC Porto detém o melhor ataque e a melhor defesa, quando joga continuamente em posse de bola, que é algo que tem um significado especial para esta equipa técnica. Isso reflecte a nossa identidade, a nossa cultura de posse e a ênfase que damos ao jogo apoiado e curto e ao futebol bem jogado.»

Outro nível
«Não vamos pedir nada de mais aos jogadores, nada que não lhes tenhamos pedido nos outros jogos. É óbvio que o factor emocional vai elevá-los para patamares motivacionais intensos e logo veremos. Penso que será decisivo termos uma boa entrada e espero que valha a pena como espectáculo.»

Medidas anti-futebol
«Isso remete-nos para a questão da legalidade das claques, matéria sobre a qual percebo pouco. Pelo menos, damo-nos por felizes por as nossas serem legais. Será talvez a segunda pior decisão anti-futebol que o Benfica teve, porque a primeira foi recomendarem aos seus adeptos que não assistissem aos jogos fora. Esta surge na continuidade, é mais uma medida anti-futebol e, portanto, não é nada de surpreendente.»

Talento e controlo
«O Hulk e o Sapunaru são dois jogadores de grande talento e de grande controlo emocional. O que se passou, ou o que não se passou, já passou e os jogadores estão conscientes do que têm que fazer em campo e isso é que faz a diferença.»

Que lhe corra bem
«Se não me engano, é o primeiro clássico do Duarte Gomes. Que lhe corra bem. É a única coisa que lhe posso desejar. Que todas as decisões sejam correctas.»

Dificuldade de escolha
«Hoje treinámos a um nível fora do normal. Todos muito competitivos, todos muito disponíveis, não só o Rúben, que teve um bom momento na selecção, mas todos os outros, o que aumenta a dificuldade de escolha do treinador.»

Alto rendimento
«[A distinção do FC Porto como melhor equipa mundial no mês de Março pela IFFHS] É sinal de que aquilo que fizemos em Março foi bom e, se calhar, o que fizemos em Março reflectiu-se naquilo que é actualmente a tabela classificativa. O Benfica tinha sido considerada a melhor equipa de Fevereiro e nós, que já tínhamos sido distinguidos em Dezembro, mantivemos o nosso rendimento desportivo em Janeiro, Fevereiro e Março.»



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Fucile, Rolando, Sapunaru e Otamendi.
Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Fernando, Rúben Micael, Cristian Rodríguez, James e Varela.
Avançados: Falcão e Hulk.

4 comentários:

Rui Morais disse...

Olá Portistas.
Naturalmente todos nós temos o desejo que o nossos sonhos se concretizem. Vamos todos acreditar , que é possível vencer na Luz. Sem arrogâncias mas sim com a humildade que nos caracteriza , mas sem medo e com muita vontade de sermos melhores.
A tarefa é muito dificil , vamos encontrar um Benfica forte , muito forte mesmo , um ambiente dificil mas nossos somos o FCPorto , que na sua história tem feitos inacreditaveis que faz de nós um dos maoires clubes do mundo. É com uma forte mentalidade que temos que entrar em campo ,defensivamente temos que ser muito rigorosos e competentes com alto nivel de competitividade. Quando tivermos a bola temos que ser agressivos , ambiciosos , sem medo , assumindo riscos , provocando dificuldades no adversário. Temos que jogar à Porto . Todos nós temos as nossas teorias , a prática é bem mais complicada. Sonho para que o meu FCPorto realize o meu sonho de vencer e serem os meus heróis campeões.
Força FCPorto Vence por nós. Ao campeão FCPorto SEMPRE!
Vamos Portistas em busca da vitória

Anónimo disse...

Vamos para cima deles Porto!

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

O dia que todos esperávamos chegou.
O dia em que podemos festejar o título na casa, onde nos túneis se condicionou o desfecho do campeonato da época transacta, tendo sido o FC Porto fortemente prejudicado com os castigos que vieram a demonstrar-se desmesurados e gravosos para a equipa e para Hulk e Sapunaru.

Sem tornar a conquista do 25º. título na Luz uma obsessão, nós portistas no fundo desejamos imenso essa conquista.

Para tal contamos com uma atitude guerreira dos nossos jogadores, para que possamos celebrar na Luz o título de campeões nacionais. Concretizar o ambicionado resgate!

O Benfica pela voz do seu treinador disse que farão de tudo para que não nos sagremos campeões no seu estádio. Os dirigentes e forças de autoridade também nos bastidores já fizeram de tudo, impedindo as nossas claques de levar estardartes, e outros adereços que dariam um colorido à festa que é o futebol.
Para eles é uma questão de honra vencer, para nós uma questão de brio, face aos acontecimentos da época passada.

Vai ser portanto um jogo disputado, espero com lealdade, com uma boa arbitragem e sem quezílias entre adeptos.

Logo espero mais uma noite de glória para o nosso FC Porto, e caso não suceda, conquistaremos o campeonato numa próxima jornada, sem dramas.

Abraço e bom domingo

Paulo
http://pronunciadodragao.blogspot.com/

P. Ungaro disse...

Boas,

estamos a chegar ao fim de mais uma epoca gloriosa para as nossas cores, e que forma mais perfeita que seria conseguir o titulo em casa dos vermelhos. Para alem disso temos outra meta que é não perder ate ao fim da epoca, por isso logo SOMOS PORTO CARAGO !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/