quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Antevisão do Jogo - F.C.Porto x Nacional - Liga Zon Sagres


O FC Porto não vai encarar o desafio frente ao Nacional (quarta-feira, 19h45) com espírito de «vingança». Quem o garante é o treinador André Villas-Boas, que abordou, em conferência de imprensa, o encontro que pode deixar os Dragões com 11 pontos de avanço no topo da classificação da Liga.

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

 Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Sapunaru, Rolando, Maicon, Fucile, Emídio Rafael e Otamendi.
Médios: Rúben Micael, Guarín, Belluschi, Souza, João Moutinho e Fernando.
Avançados: Rodriguez, Hulk, Varela, Walter e James.

 Adversário motivado
«A motivação do Nacional vem do facto de, com esta jornada antecipada, poder colar-se às equipas que têm 28 pontos, o Guimarães e o Sporting, e confirmar a sua qualidade. É uma equipa extremamente competitiva, que obteve no Dragão os resultados que já conhecem e que nos cria grandes dificuldades. Temos de nos manter em estado de alerta, despertos e mostrar a nossa organização competente para triunfar e passar mais um jornada mantendo, pelo menos, a actual distância. Depois veremos o que se vai passar no Sporting-Benfica, em Fevereiro.»

Sem vingança
«É preciso cuidado com as palavras: quem mostra sinais de vingança e se quer transcender pode cometer erros e não queremos isso. Temos de ser clarividentes e criteriosos. Se somos alimentados só pela sede de vingança, podemos cair em vários erros. Nunca colocámos em causa a nossa competência, já levamos cinco vitórias consecutivas e caminhamos para a sexta. Para nós, um determinado número de vitórias consecutivas tem valor zero, porque é para isso que cá estamos. Temos apenas de somar triunfos e continuar na rota do sucesso.»

Derrota sem marca
«Apesar da derrota no encontro para a Taça da Liga [1-2], o jogo foi conseguido e completamente dominado por nós. Tivemos 60 por cento de posse de bola, 25 remates e muitos cantos. Nunca coloquei em causa a competência da minha equipa, por muito que alguns queiram falar deste Janeiro ‘periclitante’ do FC Porto.»

Sem mercado
«Estamos satisfeitos com o que temos em termos atacantes. Muito dificilmente iremos recorrer ao mercado. Se o fizermos, é para pegar e fechar rapidamente. Em termos de pontas de lança, estamos muito satisfeitos com o rendimento do Walter. Tenho-o elogiado publicamente, aliás. Ele luta por mais minutos, mas enfrenta a concorrência do Falcao e do Hulk. Está a treinar bem e a ameaçar a entrada no ‘onze’ inicial.»

Miúdos e graúdos
«Esse assunto [desacatos no final do Benfica-Nacional] não nos diz respeito, mas sim à Comissão Disciplinar da Liga e a quem de autoridade. Cada um é responsável pelos seus actos. Registo apenas com curiosidade a discrepância das análises deste caso relativamente às minhas expulsões nos jogos com o Guimarães e com o Sporting. Eu era o miúdo que não sabia reagir à pressão, que tinha de ser expulso quando empatava e que não se sabia comportar. Afinal, o graúdo faz figuras piores. Deixo ao vosso critério a análise e a consideração, mas registo com curiosidade a discrepância brutal das conclusões tomadas e a preponderância que lhes foi dada.»

8 comentários:

Portucalense disse...

"Há proteccionismo evidente em determinado tipo de situações, por parte de alguma comunicação social. Não é novo, é cultural..."

Palavras de AVB, na conferencia imprensa.

Falcãozinho disse...

O FC Porto tem de ter muito cuidado não pela valia desportiva do Nacional pois com essa podemos bem nós, é principalmente por causa da acção da influência do energúmeno do paulo baptista, pois este tipo na dúvida é sempre contra o Azul e Branco.
Só não nos derrota se não puder!

João Manuel Couto disse...

Bom dia,
Não vai ser um jogo fácil muito pelo contrário. Lá estarei no dragão!
abraço

Anónimo disse...

Vamos lá ver.
é verdade que vai ser um jogo muito dificil mas vamos ganhar!

ruimanelfcp disse...

É evidente!

Começo por dizer que não estando entre portas não vi de todo a Gala referida, e por isso não sei qual o seu conteúdo.
Mas, em teoria, gostaria de tecer algumas apreciações, tão somente porque acho que estamos todos a ficar um pouco paranóicos:
1º que o Eusébio é com certeza uma memória nossa, do colectivo português, uma referência nossa, e ninguém duvida que foi um grande jogador, assim como o Pelé ou o Garrincha ou o Didi são referências do futebol brasileiro - e não só do Santos, do Botafogo ou do Fluminense;
2º Se o Benfica utiliza o Eusébio como símbolo, aproveitando-se do capital de simpatia que tem junto dos portugueses e no mundo do futebol, não será nem culpa dele, nem da rtp... (pelo lado dele consegue ganhar uns cobres que lhe devem dar jeito...)
3º Com todas as manobras que estão a ser feitas para projectar outra vez o Benfica e conseguir fora de campo o que afinal só episodicamente consegue alcançar dentro das quatro linhas, acredito até que esta Gala tenha 'águia no bico', mas não devemos tomar o todo pela parte, e não me parece que se houvesse um programa de homenagem aos campeões de viena, achássemos mal que se enchesse a noite da Rtp...-
(4º Nesse sentido lembro-me bem que - quanto a mim com total despropósito - a rtp encheu o dia transmitindo o lentíssimo desfile desde o sá carneiro até à avenida da liberdade, quando o Porto trouxe a champions em 2004...)
5º Por último, queria deixar claro que - desta vez - não estou a criticar a publicação destes posts a alertar para as manobras dos abutres, mas ... - vamos não pidemos também falar de futebol?...

Pika disse...

Referiram que tinha sido uma surpresa, quando não foi. Pelo menos para quem está a seguir o campeonato.

Não é uma falha por aí além, e não vejam como bocas. Tem um pouco o hábito de interpretar tudo como ataques, quando o que eu fiz foi só dar a minha visão das coisas.

Continuação!

Tiago Araújo disse...

Caro Pika,

Não percebi esse seu comentário e essa sua ameaça.

O F.C.Porto está num grande caminho para ganhar o campeonato.

Tiago Araújo disse...

Volto a dizer que vamos evitar aceitar comentários de anónimos.

Carreguem na opção Comentar como, seleccionem Nome /URL, coloque algum nome, façam continuar e depois comentem.