segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vamos mostrar o que nós valemos!

Vai começar amanhã a participação portuguesa na fase final do Campeonato do Mundo de futebol, que está a ser disputado na África do Sul.

Depois de uma qualificação algo atribulada, apesar do favoritismo inicial apontado à nossa selecção, onde não foi além do segundo lugar, conquistado já na recta final da prova, obrigando a equipa das quinas a disputar com a Bósnia Herzgovina uma eliminatória de repescagem a que se submeteram os melhores segundos lugares, o sorteio colocou-nos no Grupo G, já chamado Grupo da morte, com Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil.

O seleccionador nacional Carlos Queiroz elegeu os seguintes jogadores:

FC Porto (Por): Beto, Rolando, Bruno Alves e Raul Meireles
Braga (Por): Eduardo
Sporting (Por): Pedro Mendes, Miguel Veloso e Liedson
Benfica (Por): Fábio Coentrão
Chelsea (Ing): Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Deco
M. United (Ing): Nani
Málaga (Esp): Duda
R. Madrid (Esp): Pepe e Cristiano Ronaldo
A. Madrid (Esp):
Tiago e Simão
Valência:
Miguel
Lille (Fra): Ricardo Costa
Weder Bremen (Ale)
: Hugo Almeida
Zenit (Rus): Dany
Iraklis (Gre): Daniel Fernandes

Nani, lesionado já na África do Sul, foi substituído pelo benfiquista Rúben Amorim.

As principais surpresas foram, as escolhas de Daniel Fernandes e Ricardo Costa.


Para o primeiro jogo com a Costa do Marfim, a ser jogado na cidade de Port Elizabeth, subsistem algumas dúvidas quanto à equipa inicial a apresentar por Queiroz.
O guarda-redes Eduardo e os centrais R. Carvalho e B. Alves, parecem-me consensuais. Já nas laterais, Miguel ou Paulo Ferreira na direita e F. Coentrão ou Duda na esquerda não me parece muito definido. No meio campo, face à inferioridade física de Pepe, creio que não haverá dúvidas. Pedro Mendes, Deco e Raul Meireles devem ser os escolhidos. Na frente de ataque Liedson e C. Ronaldo devem ser os efectivos recaindo a dúvida na utilização de Simão ou Dany.

A equipa portuguesa deslocou-se de avião para cumprir os mais de mil quilómetros que separam o «quartel-general» em Magaliesburgo, localidade próxima de Joanesburgo, de Port Elisabeth, cidade onde vai ser disputado o primeiro jogo de Portugal.
 
EQUIPA PROVÁVEL:


Competição: Mundial/2010 - África do SulPalco: Nelson Mandela Bay Stadium - Port ElizabethData e hora:15 de Junho de 2010, às 15:00 hÁrbitro: Jorge La Rionda - UruguaiTransmissão: RTP 1

Sem comentários: