quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Números que não enganam ninguém...


O Record publicou duas infografias, com as entradas e saídas de jogadores do Futebol Clube do Porto e do Sport Lisboa e Benfica. No caso do FCPorto, foi seguido o critério de avaliar as vendas de acordo com a percentagem dos direitos económicos que eram detidos pela FCP SAD. É nesta lógica, que surgem os 40 milhões de euros do Hulk (valor pago pelos 85% que a SAD portista detinha), Álvaro Pereira foi vendido ao Inter de Milão por 10 milhões de euros mais 5 milhões em objetivos, aparece com uma valorização de 7,5 milhões de euros (correspondentes a 75%) e Belluschi foi valorizado em apenas 1,25 milhões de euros (correspondentes a 50% dos 2,5 milhões de euros pagos pelo Busarspor).

E no caso do Benfica?
Bem, aí os critério do Record (tal como da generalidade da comunicação social lisboeta) já são outros. As vendas de Javi García, Felipe Bastos e Ishmael Yartei são contabilizadas pelos valores que os seus novos clubes pagaram, ignorando o facto da slb SAD só deter 80, 75 e 70% dos respetivos direitos económicos ( as restantes percentagens dos passes pertenciam ao Benfica Stars Fund).

Estas são contas como se costuma dizer à moda de Lisboa, são ilustrativas da habitual "coerência", para não dizer manipulação do clube do regime.

4 comentários:

dijm disse...

Boa análise, retratos de galinhas, cumprimentos

Anónimo disse...

Como se disse no post, são as contas à moda de Lisboa.

FM

Anónimo disse...

O J. Garcia era 100% do Benfica, não estava em qualquer fundo... Informem-se melhor! SCP4ever

Tiago Araújo disse...

Benfica Stars Fund is a football investment fund. It was set up by "ESAF – Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário S.A." in 2009.

30 September 2009, Javi García, Spain, 20%
30 September 2009, Ishmael Yartey, Ghana, 25%
10 February 2010, Felipe, Brazil, 30%