sábado, 4 de agosto de 2012

F.C.Porto 0-0 Lyon . Tivemos as melhores ocasiões, mas os golos não surgiram.



04/08/2012

FC Porto-Lyon, 0-0
Jogo de Apresentação 2012/13
4 de Agosto de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 42. 709 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Árbitros assistentes: Rui Licínio e João Silva.
Quarto árbitro: Hugo Pacheco.

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Atsu.
Substituições: Fernando por João Moutinho (46m), James por Varela (67m), Atsu por Djalma (67m), Defour por Castro (67m), Otamendi por Rolando (78m), Helton por Fabiano (78m), Jackson Martínez por Klebler (78m), Lucho por Kelvin (78m), Miguel Lopes por Sereno (78m), Sereno por Iturbe (89m).
Não utilizados: Kadú e Álvaro Pereira.
Treinador: Vítor Pereira.

LYON: Lloris; Réveillère, Cris, Koné e Cissokho; Fofana, Gonalons (cap.) e Gourcuff; Briand, Gomis e Lacazette.
Substituições: Gomis por Benzia (56m), Fofona por Malbranque (56m), Cris por Untiti (72m), Réveillère por Dabo (72m), Lacazette por Pied (79m), Briand por Grenier (79m).
Não utilizados: Vercoutre.
Treinador: Rémi Garde.

Cartão amarelo: Koné (89m).

À apresentação só faltou o golo, porque brilho houve de sobra; do relvado à bancada e do jogo ao momento que aproximou equipa e adeptos no fecho da noite. Da exibição, a meio gás e vários ritmos, sobressaíram notas de qualidade e mostras de uma capacidade que o tempo tornará demolidora. Desta vez, o Lyon, derrubado em Março de 2004 no caminho para Gelsenkirchen, saiu ileso do Dragão.

Um início promissor, marcado pela mobilidade do tridente atacante e por uma intervenção de Lloris, a interromper, ainda nos primeiros segundos, um passe de James que convidava Lucho a marcar, foi substituído por um ritmo menos intenso antes de poder produzir resultados. A velocidade decresceu com o encaixe e a resposta do Lyon, que procurou, invariavelmente, Gomis.

No extremo oposto do relvado, Jackson Martínez testava os reflexos de Lloris. As oportunidades não eram propriamente flagrantes, mas Atsu, James e Lucho não se cansavam de as trabalhar. Na melhor delas, já próximo do intervalo, o remate cruzado do colombiano esbarrou nas pernas do guarda-redes francês.

O recomeço do jogo recuperou o modelo inicial e da dinâmica atacante dos Dragões resultou apenas a sensação de golo, que o estádio chegou a gritar. Mas a bola rodopiava do lado errado das redes, depois de um remate colocado, mas não o suficiente, de Lucho, assistido por Atsu, que cruzou atrasado quando o seu opositor directo ainda se recompunha da maldade do drible e procurava a bola e o ganês no terreno.

Já com o vencedor da Supertaça de França conformado com o desempenho praticamente exclusivo de tarefas defensivas, o livre também chegou a parecer solução nos pés de Maicon, mas a tentativa de transformação saiu um pouco por cima da trave. O golo, justificado, acabaria por não surgir, num jogo em que vencer não era o mais importante e no qual o bicampeão português utilizou dois equipamentos e 21 jogadores.

DECLARAÇÕES

Apesar do empate, o treinador do FC Porto considera que a equipa mostrou já a consistência desejada para o jogo da Supertaça com a Académica, agendada para 11 de Agosto.

«Houve alguns aspetos positivos mas faltou o golo. Houve momentos em que estivemos bem mas depois recuámos demasiado no terreno e permitimos a iniciativa do jogo ao adversário. Na segunda parte, crescemos, pressionámos e ficámos por cima do jogo. Conseguimos criar algumas situações. Defrontámos uma boa equipa e foi um bom teste», disse Vítor Pereira, sublinhando que não pretende ver a equipa «defender com um bloco tão baixo» como aconteceu em algumas fases da partida.

«Houve aspeto que nos agradou, estamos seguros e coesos e não permitimos oportunidades de golo ao Lyon», prosseguiu, mostrando-se igualmente satisfeito com a festa dos adeptos no Dragão:

«O apoio dos adeptos é sempre fundamental para nós. Ainda não temos um jogo bonito e com dinâmica mas estamos consistentes e só assim podemos conquistar títulos. Não é fácil marcarem-nos golos, hoje não marcámos, esperamos marcar na Supertaça», atirou.

fonte: fcporto.pt

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia

Numa bonita festa de apresentação do FC Porto aos seus adeptos e associados, só faltaram mesmo os golos para encher de alegria a massa adepta que acorreu em grande número ao Dragão. Não houve ópera, mas também não há motivos para começar já a deitar abaixo o treinador, como já li em alguns espaços.
Atsu um menino que com humildade vai ganhando o seu espaço no plantel, e quiçá no onze, encanta as bancadas com pormenores deliciosos. É um desequilibrador, drible curto e rápido, muito difícil de travar pelos adversários.
Iturbe por seu turno, perde espaço. Tem de ter mais tolinha e humildade. As
redes sociais não são a solução, ou quere ser artista de cinema/protagonista ou futebolista. Decide-te. Ainda antes do jogo, aos invés de estar concentrado, o argentino partilhava no Twitter uma fotografia em que se via a camisola do equipamento alternativo do FC Porto, uma fotografia do seu armário no balneário do Estádio do Dragão que permitia ainda perceber que Iturbe será o número 7 esta época. Na casa do FC Porto isto é intolerável, não cumpriu o livro das regras e foi castigado...entrou a um minuto dos 90.
VP este ano dispõe de um plantel que lhe permite ser tricampeão e ir bem longe na Champions.
Basta serenidade, humildade, carácter, mística ... SER PORTO!

Abraço e bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt