quarta-feira, 27 de junho de 2012

Euro 2012: Espanha vs Portugal - Hoje não há cá irmãos....


Pode haver fintas hipnotizantes de Ronaldo, dribles com a bola tal como um íman no pé Nani, o perfume espalhado por Moutinho, a classe infinita de Xavi, as defesas miraculosas de Casillas ou os pormaiores de David Silva. Pronto, está aqui o «cardápio» perfeito para o que se pode esperar, esta quarta-feira, em Donetsk, na Ucrânia, na meia-final do Campeonato da Europa, entre Portugal e Espanha.
Já se sabe que a rivalidade vem dos idos tempos de D. Afonso Henriques. Ok? Também sabemos que em qualquer local do país «à beira mar plantado» todos têm uma história relacionada com o país vizinho. Claro. Mas hoje, escreve-se mais uma página de história, desta vez no futebol. Ora, quando portugueses e espanhóis se cruzam no mundo da bola....ui ui...podemos esperar «show».
 
As fintas de Ronaldo & cia podem trocar as voltas à «Roja»

 A campeã da Europa e do Mundo, com o pensamento fixo em Ronaldo, está a um pequeno passo de marcar presença na terceira final consecutiva de um grande torneio de seleções.
Desde a República Federal da Alemanha, na década de 1970, que nenhuma selecção europeia conseguiu chegar a três finais consecutivas. Estas são as contas que invadem a cabeça de nuestros hermanos, que só sofreram um golo neste Euro 2012.


Mas Ronaldo & cia têm outras ideias. Os lusitanos querem voltar à final do Euro, após a derrota em 2004. A seleção nacional vem a crescer na prova e atingiu uma posição de «respeito» no velho continente.

Paulo Bento não conta com Hélder Postiga, que se lesionou nos quartos-de-final. O «carteiro» vai ser substituído por Hugo Almeida. Já Vicente Del Bosque tem a «armada espanhola» na máxima força, mas com menos 48 horas de repouso para o duelo dos vizinhos.
 
Da Cidade do Cabo a Dontesk, com paragem na «Catedral» da Luz
No duelo histórico dos confrontos nas quatro-linhas, os rivais ibéricos já se cruzaram tantas e tantas vezes, sendo que a Espanha leva vantagem.

Os nossos vizinhos venceram 15 dos 34 jogos. Em doze ocasiões deu empate e Portugal venceu sete partidas. A última foi a goleada no estádio da Luz. A equipa das «quinas» venceu por 4x0 e limpou a «Roja» que vinha de «nariz empinado» desde a Cidade do Cabo. Lembra-se?

Bem, continuando a desfiar os números deste duelo, nota-se que a Espanha não perde há 18 jogos oficiais (desde a primeira jornada da fase de grupos do Mundial de 2010). Contudo, a «Roja» perdeu, quatro dos 14 encontros amigáveis que disputou desde então.

Se a análise apontar aos duelos oficiais nota-se que a Espanha ganhou quatro dos sete encontros. Portugal venceu uma vez e há registo de dois empates.

Na memória está bem «fresca» a eliminação em 2010, mas quando o Euro se jogou em Portugal o «galo» português cantou sobre o «touro» espanhol. Antes, a 17 de junho de 1984, Carlos Santillana, marcou aos 73 minutos, o golo que anulou o tento de António Sousa.
Contas e mais contas numa rivalidade de tantos e tantos séculos.

Sem comentários: