sexta-feira, 8 de abril de 2011

F.C.Porto 5-1 Spartak Moscovo . Com a meia-final em mente.



assistência: 38.219 espectadores.

Árbitro: Serge Gumienny (Bélgica); Assistentes: Mark Simons e Frank Bleyen; Quarto árbitro: Luc Wouters; Assistentes adicionais: Jean-Baptist Bultynck e Peter Vervecken.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Guarín por Belluschi (69m), Varela por James (72m) e Hulk por Cristian Rodríguez (80m).
Não utilizados: Beto, Walter, Souza e Otamendi.
Treinador: André Villas-Boas.

SPARTAK MOSCOVO: Dykan; Kirill Kombarov, Suchý, Rojo e Makeev; Rafael Carioca e Ibson; McGeady, Alex «cap.» e Dmitry Kombarov; Welliton.
Substituições: McGeady por Dzyuba (68m) e Makeev por Yakovlev (86m).
Não utilizados: Zabolotni, Sheshukov, Ari, Ananidze, e Ozobic.
Treinador: Valeriy Karpin.

Marcadores: Falcao (37m, 84m e 91m), Varela (64m), Maicon (70m) e Kirill Kombarov (77m).

Disciplina: cartão amarelo a Dmitry Kombarov (15m), Rojo (35m), João Moutinho (52m), Ibson (60m), Makeev (81m) e Suchý (88m).

FC Porto está a um pequeno passo de se qualificar para as meias-finais da Liga Europa, onde, possivelmente irá encontrar os espanhóis do Villarreal. Falcao foi o homem da noite ao fazer hat-trick.

Os jogadores portistas foram recebidos debaixo de uma chuva de aplausos e vozes que gritavam “Campeões, Campeões” no Estádio do Dragão, neste que foi o primeiro jogo do FC Porto como novo Campeão Nacional.

A equipa portista apanhou o seu primeiro susto logo ao minuto 10 quando Welliton conseguiu isolar-se da defesa, depois de um erro de Rolando, mas Helton conseguiu segurar o remate fraco do brasileiro.

Ao minuto 17, depois de uma obra de arte fabricada pelo brasileiro Hulk no corredor direito, o FC Porto quase fazia o primeiro golo mas a defesa moscovita conseguiu aliviar a jogada de perigo. O mesmo Hulk, minutos depois, voltou a ter duas grandes oportunidades de golo.

FC Porto e Spartak de Moscovo continuavam numa luta acesa no meio-campo, com momentos carregados de agressividade nessa disputa, quando o FC Porto conseguiu inaugurar o marcador graças à genialidade de dois sul-americanos ao minuto 37.

Alvaro Pereira, que regressou à competição depois de ter cumprido castigo na eliminatória anterior, desfilou pelo corredor esquerdo e executou um belo cruzamento para o coração da área onde estava Falcao que, de cabeça, voou para fazer o primeiro golo.



O primeiro tempo foi equilibrado mas, no segundo, o FC Porto foi equipa mais forte, dando a impressão, também, que ao Spartak de Moscovo começou a falhar as forças.

Mais dominador, os Dragões conseguiram marcar o seu segundo golo quando Radamel Falcao amorteceu para o seu companheiro de ataque Silvestre Varela à entrada da grande área e o extremo português, de primeira, fuzilou para dentro da baliza de Dykan ao minuto 64.

Os cerca de 38 mil espectadores no Dragão ainda celebravam o segundo golo quando Maicon, depois de um pontapé de canto executado por João Moutinho, fez o terceiro ao minuto 69.

O golo do Spartak surgiu logo depois do terceiro dos portistas, na sequência de uma pura desatenção da defesa portista.

O irrequieto Falcao quis aumentar a sua conta pessoal de golos e conseguiu-o, por mais duas vezes, quando fez o quarto e quinto golo no encontro, totalizando dez golos na prova europeia.

No outro encontro dos quartos-de-final, que se cruza com esta eliminatória nas meias-finais, o Villarreal goleou o Twente da Holanda por 5-1, sendo o mais provável adversário dos portistas caso passem com sucesso esta eliminatória.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «É um resultado óptimo. A equipa jogou muito bem, principalmente na segunda parte. Mas é preciso máximas cautelas na segunda-mão para podemos passar às meias-finais. O imprevisível acontece quando menos se espera.»

Falcão: «É algo que vou recordar para sempre. Mostrámos um grande nível. O Porto jogou muito bem e pude ajudar com três golos. Estamos conscientes que é uma equipa muito perigosa e que faltam noventa minutos. Queremos continuar com a mesma atitude e disponibilidade para vencermos na Rússia.»

1 comentário:

Rui Morais disse...

Olá Portistas.
O Spartak de Moscovo entrou melhor no jogo , foram os primeiros a impor o seu jogo e aí vimos a enorme qualidade deles , nesse periodo o FCPorto teve dificuldades , foi uma equipa algo precipitada e teve dificuldades em travar um meio campo cheio de criatividade. O FCPorto pouco a pouco encontrou o seu espaço no jogo , teve de trabalhar muito para isso , mas consegui-o encontrar o dominio do jogo mais visivel nos últimos 10 minutos do 1º tempo. A 2ª parte é um festival de ataque , de domínio efectivo , de combinações perfeitas , de futebol total. Mais uma vez Moutinho em grande talvez o 1º a ter um acerto maior , Guarim muito forte , mas Falcao foi fantástico , tecnicamente é assombroso e a capacidade de luta dele torna-o num jogador incrivel. O que por um lado nos deixa felizes por termos um belo jogador como ele, por outro contamos os dias em que ele continuará a ser jogador do FCPorto.
Quanto à eliminatória prefiro afinar pelo mesmo diapasão do Mister André , o imprevisível acontece e temos de ter muito respeito por isso. Lembro que quando fomos campeões europeus em 2004 jogámos a meia-final com o Corunha mas se tudo fosse normal no Futebol ou um facto consumado tinhamos jogado com o AC Milan.
Portanto isto ainda não acabou apenas temos um resultado óptimo mas nada está consumado.
Parabéns FCPorto pelo orgulho que nos dás , toda a europa viu um grande FCPorto.
Parabéns a todas as equipas Portuguesas pelos óptimos resultados.
Obrigado FCPorto por mais um jogo que enche o nosso coração de alegria.