domingo, 6 de março de 2011

FCPorto 2-0 V. Guimarães . Boa 2ª Parte coloca Porto mais perto do título

assistência: 36.419 espectadores.

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto), Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo; Quarto árbitro: Cosme Machado.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Falcao e James.
Substituições: Belluschi por Guarín (54m), Varela por Rodríguez (64m) e James por Rúben Micael (81m).
Não utilizados: Beto, Mariano, Sapunaru e Otamendi.
Treinador: André Villas-Boas.

V GUIMARÃES: Nilson; Alex, N’Diaye, Cléber e Bruno Teles; Renan, João Alves «cap.» e Jorge Ribeiro; João Ribeiro, Toscano e Targino.
Substituições: Jorge Ribeiro por João Pedro (61m), Toscano por Rafa (61m) e João Ribeiro por Edgar (70m).
Não utilizados: Douglas, Faouzi, Flávio Meireles e Anderson.
Treinador: Manuel Machado.

Marcadores: Falcao (67m) e Rodríguez (90m).

Disciplina: cartão amarelo a Jorge Ribeiro (7m), Rolando (7m), João Ribeiro (45m), Rafa (64m), Alex (73m), João Alves (80m), N’Diaye (83m e 87m); cartão vermelho a N’Diaye (87m).

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 2-0, com golos de Falcao (67') e Cristian Rodríguez (91'), no Estádio do Dragão, em jogo da 22ª jornada, colocando-se provisoriamente a onze pontos do segundo classificado.

Uma primeira parte muito equilibrada entre duas equipas que lutavam por objectivos diferentes na presente temporada da I Liga. Os portistas, líderes isolados na tabela, procuravam aumentar vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica, enquanto o Vitória de Guimarães, quinto classificado, procurava não descer mais para manter-se nos lugares de acesso às competições europeias.

O FC Porto foi a equipa com mais oportunidades de golo de todo o primeiro tempo mas também mostrou-se muito desconcentrada nos passes.

A melhor jogada deu-se ao minuto 27, com Belluschi a combinar bem com Alvaro Pereira e o uruguaio a surpreender a defesa minhota com um cruzamento/remate do lado esquerdo. Falcao também esteve perto do golo, dez minutos depois, num cabeceamento que permitiu a Nilson uma grande defesa.

O Vitória de Guimarães mostrou-se muito competente no meio-campo nos primeiros 45 minutos mas no segundo tempo não fez um único remate que levasse perigo à baliza de Helton.

No segundo tempo, os portistas entraram mais determinados e encostaram a equipa minhota junto da baliza de Nilson. Depois de várias tentativas, os Dragões conseguiram desfazer o nulo no marcador graças à perspicácia e talento de Radamel Falcao e James Rodríguez, ambos colombianos.

O primeiro golo do encontro aconteceu ao minuto 67, depois de um excelente passe de James Rodríguez a isolar o seu conterrâneo Falcao que na cara de Nilson encontrou o melhor ângulo para fazer balançar as redes.


Até ao final do encontro, o FC Porto fez de tudo para dilatar a vantagem e já para lá do minuto 90 Cristian Rodríguez, que entrou para o lugar de Varela no segundo tempo, fez o segundo golo para os portistas, num lance muito semelhante ao primeiro tento.

A oito jornadas do fim, o FC Porto continua isolado na liderança com 62 pontos, mais onze que o segundo classificado.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «O FC Porto teve o controlo do jogo. Na primeira parte, o Vitória de Guimarães fez um remate e isso valoriza o FC Porto. O Vitória de Guimarães é uma equipa em crescendo. E não se pense que as equipas vêm aqui e ‘abrem as pernas’, não é bem assim. O meu discurso será o mesmo enquanto matematicamente não formos campeões. Vamos tentar manter esta vantagem, que é importante, e encarar os próximos jogos com positivismo.»

Guarín: «Ainda faltam oito jornadas, temos de continuar assim até final, mas o destino está nas nossas mãos. Jogo a jogo, estamos mais perto do nosso objectivo. Queremos continuar a demonstrar em todos os campos que este é o FC Porto.»

Fernando: «Faltam três vitórias para alcançarmos o nosso o objectivo, o título nacional. O jogo estava difícil mas conseguimos evoluir e chegámos à vitória. Em termos pessoais, penso que estou a melhorar. Estive dois meses parado, o que é sempre complicado, mas agora já estou melhor. Agora, temos alguns dias para recuperar e preparar o jogo em Moscovo.»

Cristian Rodríguez: «É mais uma vitória para chegar aos nossos objectivos que é ser campeões. Estamos contentes mais ainda falta muto trabalho. O Guimarães esteve muito defensivo e não cometeu erros, na segunda parte abriu mais espaço e com o golo de Falcao facilitou mais as coisas para o FC Porto. Qualquer jogador quer jogar e ter um futuro melhor mas para isso temos de continuar a trabalhar.»

27 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas,

Mais uma grande exibição do FCP, cheia de personalidade e empenho ... AVB mais uma vez esteve á altura.
Mais um passo rumo ao titulo !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Primeiras palavras para um treinador que admiro, mas que ontem foi infeliz, ao culpar o árbitro pela derrota da sua equipa.
Manuel Machado ontem traçou uma estratégia errada para vir jogar ao Dragão. Alterou o esquema habitual, deixou Edgar no banco, e se perdeu foi por culpa própria. Veio nitidamente à procura do empate, e só Nilson e a nossa ineficácia na finalização lhe valeram para não sair humilhado do Dragão.
Jorge Sousa prejudicou o FC Porto logo na primeira parte ao não expulsar Jorge Ribeiro após entrada violenta com os pitões na cocha de Moutinho.
Na segunda parte o Vitória não efectuou um único remate.
O Vitória deu menos réplica ao FC Porto, que por exemplo o Pinhalnovense.
Foi o adversário mais "cagão" que passou pelo Dragão esta época em todas as competições.

Ontem o FC Porto entrou pouco agressivo no jogo. Depois do brilhante jogo que fez em Olhão, Belluschi apareceu muito desconcentrado, a errar muitos passes, e compreende-se, Belluschi teve uma semana de emoções fortes com o nascimento da sua filha Francesca na quarta-feira, e por conseguinte psicológicamnete não estaria a 100 %.

No meio campo Moutinho e Fernando lutaram imenso, e Fernando esteve muito bem no capitulo das recuperações de bola, e cortes providenciais nas saídas para contra-ataque do Vitória.

Mesmo sem rubricarmos uma grande primeira parte, tivemos as melhores ocasiões de golo, uma delas flagrante desperdiçada por Maicon.

Na segunda parte entramos muito mais agressivos, e Villas-Boas sem demoras, colocou Guarin em campo e a partir desse momento ganhamos o meio campo e o jogo.
O golo acabou por surgir com naturalidade, num excelente passe de James para Falcao, e o segundo depois por Cebola, que entrou muito bem no jogo, e que matou o desafio confirmando uma importante vitória rumo ao título.

Destaques individuais para Falcao, na minha opinião o melhor em campo pelo que lutou. Helton, Fernando, Fucile e Rolando estiveram seguros na defesa.
Penso que Maicon foi titular para marcar Edgar, que acabou por ficar no banco. Maicon é forte no jogo aéreo, e assim poderia travar o goleador Edgar cujo forte é precisamente o jogo aéreo.

Alvaro deu muita velocidade ao jogo, apenas falhando na decisão final das jogadas.
James é um excelente jogador, de grande qualidade técnica e de último passe, e foi mais uma vez decisivo.
Varela esteve uns furos abaixo do habitual.

Última nota para o público que esteve em bom número para apoiar a equipa, aproveitando a tarde de ontem que foi fantástica, com a vitória sobre os visitantes no hóquei e mais uma vitória no basquetebol, e assim nas 3 modalidades estamos em 1º. lugar.

Abraço e bom domingo

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Até desejo que os sempre ladrões e batoteiros ganhem em braga,para satisfação da maioria "adeptos"arsenalistas do minho,pois assim dará muito mais gozo ir ao galinheiro e lá resolver definitivamente este campeonato com uma vitória á Toninho Oliveira!Vamos deixar que o clube branqueado mas corruptor sofra até ao dia em que lhe vamos meter o dedo para ver se tem ovo.

ruimanelfcp disse...

Foi um jogo fatigante. Até para mim que estava na bancada. Foi um jogo entretido, intenso e difícil. O FCP venceu bem. Obviamente que não tinha quem esticasse o jogo, salvo o Álvaro, e Beluschi não esteve bem. Acontece.
De resto, e apesar de algumas fragilidades, ganhamos à campeão. Foi muito parecido com o que ocorreu na semana passada, com Hulk.
CR, hoje entrou muito bem: precisamos dele a este nível, já que as nossa opções fiáveis para formar o trio da frente não são muitas.
Foi gostoso. Sinto-me feliz.

ruimanelfcp disse...

Hoje foi custoso, pra começar estava uma corrente de ar do caraças, que frio. ehehe Depois demos 45 minutos de ... nada. O que valeu é que deu logo pra ver no recomeço de bola que a equipa vinha com outra motivação pra segunda parte. Grande jogo do nosso Álvaro, deem-lhe a bola que ele galga logo meio campo com ela, incrivel. Um granda Bahahaha pró Manuel Machado e pra todos os outros que vão fazer eco dos cartões amarelos. Pra começar disse que o Porto não teve nenhum... errado, o Rolando levou com um ao inicio só pra gozar, e depois, qual dos 7 foi errado ? isso ninguém pergunta ? Grande Porto, rumo a mais um título. Palavra final pra nossa grande equipa de hoquéi, eles são mesmo grandes, hoje o nosso pavilhão foi pequeno pra quem quis ir. Ontem ao almoço já não consegui bilhete.

ruimanelfcp disse...

Grande, grande 2ª parte. Melhor atitude, mais garra, mais pressão. Até o Fucile da 2ª parte me encheu as medidas.

Há 3 aspectos que começam a ser demasiado evidentes nesta equipa.

1- Guarin tem de ser titular.
2- A.Pereira é um jogador a manter a todo o custo.
3- A solução táctica de colocar Varela e Falcão com James atrás, nuam especie de losango no meio campo parece dar ao Porto mais poder de fogo, e mais qualidade de jogo. E para isso são precisos 2 laterais mais ofensivos. Alvaro e Fucile.

Rui Morais disse...

Olá Portistas.
Vencemos e vencemos bem. Tivemos pela frente um adversário que valorizou a nossa vitória . O Guimarães foi uma equipa que nos colocou um verdadeiro problema , o FCPorto respondeu de forma categórica na resolução desse problema, sendo sobretudo uma equipa inteligente que soube corrigir , e correu sempre em busca da solução para o problema. O mérito do Guimarães está lá todinho , jogaram muito bem mas o FCPorto foi coeso na defesa , não cometeu erros e foi persistente no ataque até ao êxito. Hoje só me questiono como é que este Guimarães foi tão fraquinho na luz.Mesmo assim posso dizer que gosto de grandes desafios e gosto quando o nosso FCPorto os resolve com saber. Manuel Machado foi por um caminho , isto no final do jogo , que agrada muito aos nossos inimigos, lamento muito porque até acho que este técnico é de facto muito bom em termos estratégicos . fiquei particularmente feliz pelo golo de Rodriguez , tem sofrido muito ao longo de mais de 1 ano e meio com lesões e criticas que eu não partilho, fico feliz mesmo é merecido e ainda acredito muito no seu futebol . Dou os parabéns ao FCPorto pela grande vitória , fiquei impressionado com o bom toque de bola e motivação do Guimarães. Parabéns a todos os portistas pela luta que todos tem dado contra ás más linguas. Comentar ainda que a parecia FCPorto - Porto Canal vai-se fazendo sentir , na conferência de imprensa acho que foi um aparecimento bastante interessante. E parabéns ao Hoquei em que vencemos . Força Portistas vamos vencer rumo aos objetivos. FCPorto SEMPRE no nosso coração.

Rui Morais disse...

Bom Dia Portistas.
Destacar aqui que as prinicipais modalidades ocupam o 1º lugar, ao longo dos ultimos anos isto é uma situação recorrente . Ainda me lembro quando a propaganda vermelha fez aquela enorme festa na vitória do Benfica no ciclismo , ou aquela dança do Vieira no banho no futsal...
O FCPorto é um clube de grande dinamica e tem conseguido inumeras vitórias , não tão destacadas como as dos vermelhos é certo. Destaco aqui o hoquei que tudo era dado como arrumado mas já estão no lugar de sempre. Passem bem Portistas gozem as vitórias pois vem aí mais combates.

Anónimo disse...

ja la esta mais 3 pontos... tem q ser sempre assim... CAMPEOES...

Anónimo disse...

Dragon fire:

sinceramente acho que quem comprometeu mais hoje,foi o maicon, eu não entendo, é erros atrás de erros, aquilo é para onde está virado e compromete muito,mas também precisa de tempo de jogo, do pepe também dizíamos o mesmo e foi o que foi. uma vitoria muito importante, e mudando de assunto parabéns á direcção pelo contrato com o porto canal,queremos um sitio onde possamos ouvir falar do nosso fcp sem a intoxicação anti pinto da costa e anti fcp. Estádio da luz: RESERVADO!!

ruimanelfcp disse...

Que enorme vitória do meu PORTO! JÁ FALTA POUCO PARA SERMOS CAMPEÕES!

Anónimo disse...

A vitória do FCP é justa, pela superioridade k demonstrou no jogo, ms há lances k n podem ser deixados em claro! Gostava tb d salientar k n vi o jogo totalmente, ia vendo aki e ali 1 pouco. . .

1º aos 19min com 1 fora de jogo escandalosamente mal assinalado (uns bons 2 ou 3 metros atrás da linha do off-side) ao Vitória k poria, s n estou em erro o João Ribeiro completamente sozinho com o Hélton! N tenho a certeza kto ao jogador, pois mostrou apenas 1a vez a repetição e de longe.

Depois o 2º golo do Porto - n é fora de jogo como é + k evidente, ms veja-se kual o lance k precede o golo! Livre favorável ao vitória, má decisao do joão alves em kerer tocar ao lado kd se cruzasse teria certamente sido melhor opção, ms independentemente disso o jogador do Porto (k n reparei kem era) n cumpre a distancia da barreira nuns bons 4 metros, pois estava praticamente a meio da distancia, k é permitida por lei!

Gostava de salientar só k o VSC jogou bem melhor hj k akilo k fez contra o benfica e o Leiria.


Saudações Vimaranenses

Anónimo disse...

Peço desculpa por estar aqui a comentar num blogue espetacular do FCPorto mas tinha que fazer a análise.

Saudações Vimaranenses

Anónimo disse...

O titulo já não nos foge!!!!!!

rui

falcao disse...

Boas,
Estamos claramente mais perto do titulo, mas todo o cuidado é pouco.
Seria muito mas muito bom festejar o campeonato na luz, mas gostava mais que fosse no dragão.

abraço

Anónimo disse...

Somos Porto!

falcao disse...

Agora ver se o Benfica perde em Braga!

Anónimo disse...

Helton a unica defesa logo no primeiro minuto salvou o Porto de um calafrio ,tipo começar o jogo a perder por um a zero,rapido a sair dos poste e muito atento.

Fucile se deixou passar por targino logo no inicio do jogo e quase que estragava tudo ,mas depois fez um jogo bom com um ou dois erros ,mas sempre seguro.

Rolando não joga mal ,mas com a bola nos pés o jogo para, e logo se ouve assobios (estupidos)no Dragão,tem que ter mais confiança .

Maicon a surpresa (mas pelo que li hoje até tem logica) já que Maicon é mais rapido que Otamendi ,fez um bom jogo e quase marcava...

Alvaro que força, que segurança que dá à defesa ,o PORTO fica com um poder atacante muito forte,faz o corredor todo abram alas para o Alvaro.

Bellushi esteve no dragão?

Moutinho não sabe jogar mal ,perto do fim sózinho fez tudo perfeito mas os companheiros falharam na cara de Nilson.

James cresce a bom crescer este miúdo ,na possição dez(10)é uma delicia ...boa visão para o primeiro golo da partida.

Varela esforçado mas anda muito longe do Varela do inicio de época.

Falcao esta quase em todo o lado e hoje(ontem)muitas vezes fora da zona de finalização muito derivado á ausência de Hulk , e que o fazia muitas vezes sair da sua posição,mais um golo o decimo primeiro do campeonato.

Agora as entradas...

Guarin uma força da natureza ,mais uma vez entrou.... nada bem (calma a primeira vez que tocou na bola foi um passe para fora)mas depois fez mais um jogo aliás um grande jogo ,porque o ritmo era forte e muito rápido(porque tivemos um guimarães europeu e não um guimarães como contra a equipa do regime)
Rubem a subir de forma pelo menos hoje já vimos um pouco de Rubem da ultima epoca tal como C.Rodriguez ,muito rapido e atrevido ,e voltou aos golos.

Para finalizar foi um Porto muito forte que sabe sofrer quando tem que sofrer,e tal como na semana passado marcou na segunda parte e ao minuto 67 ,não sofre contestação esta Vitória Portista,100 por cento vitorioso no Dragão para o campeonato ...

Vamos para cima deles Porto

Anónimo disse...

O meu PC finou-se com a trovoada, e dai nestes últimos quinze dias tenho ficado a sofrer o assédio implacável dos órgãos da comunicação social sem o lenitivo de poder consultar os meus blogues de referência, vai dai, tenho sido informado apenas das gloriosas cavalgadas rumo ao título dos papoilas saltitantes e das duras e dificílimas vitórias que o meu F.C.P. tem arrancado a ferros dos seus vulgaríssimos adversários.
É impressionante o labor da máquina publicitária daqueles vermelhos. Transformar uma época perfeitamente falhada em todos os principais objectivos que pretenderam alcançar, num sucesso ainda notável, é bem apropriado para esta quadra.
Quanto ao jogo com o Guimarães, nada tenho a acrescentar ao que foi já dito.
FIMOZE. Ainda com alguns problemas nesta maquina infernal.

Anónimo disse...

Apenas discordo da apreciação ao Ruben Micael.

É grande jogador mas quem joga pouco tem sempre alguma falta de confiança e ritmo.

A maneira como Ruben Micael limpa o lance do segundo golo e executa o passe para Cebola Rodrigues( Bom reaparecimento) só está ao alcance de "gente" acima da média.

Vitória importante.

ruimanelfcp disse...

Mas que grande vitória do meu fcporto.
Este sim é o meu porto!

ruimanelfcp disse...

Com esta vitória já só nos faltam 3 para o nosso grande objectivo.
Agora que venha o CSKA Moscovo.

ruimanelfcp disse...

QUE GRANDE FCPORTO!

Anónimo disse...

Qual é o próximo jogo?

Tiago Araújo disse...

@ Anónimo,
O próximo jogo do FCPorto é dia 10 de Março para a Liga Europa, às 18:00 em Moscovo.

austria87 disse...

OLA
Muito gosto de ganhar aos tipos de castelo.

ABRAÇOS

Miguel Angelo disse...

Admiro muito o seu blog e ainda bem que está de volta!

Já votei na sua sondagem.Votei "sim".

Votação #11 a decorrer

Qual o melhor defesa-direito da Liga Zon Sagres?

Vote SFF


http://imperiofutebolistico.blogspot.com/