segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um Sonho, uma Recordação, uma Paixão....


Mónaco 0-3 FC Porto
Liga dos Campeões 2004, final
26 de Maio de 2004
Estádio Arena Aufschalke, em Gelsenkirchen (Alemanha)

árbitro: Kim Milton Nielsen (Dinamarca)

Mónaco: Flavio Roma, Hugo Ibarra, Julien Rodriguez, Gaël Givet (Sébastien Squillaci, 72m), Patrice Evra, Edouard Cissé (Shabani Nonda 64m), Lucas Bernardi, Akis Zikos, Ludovic Giuly (Dado Pršo 23m), Jérôme Rothen e Fernando Morientes.
Suplentes não-utilizados: Tony Sylva, Jaroslav Plašil, Emmanuel Adebayor e Hassan El-Fakiri.
Treinador: Didier Deschamps.

FC Porto: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Pedro Mendes, Costinha, Maniche, Deco (Pedro Emanuel 85m), Carlos Alberto (Alenitchev, 60m) e Derlei (Benny McCarthy 78m).
Suplentes não-utilizados: Nuno, Bosingwa, Ricardo Costa e Edgaras Jankauskas.
Treinador: José Mourinho.

Marcadores: Carlos Alberto (39m), Deco (71m) e Alenitchev (75m).

Esta, mais não é do que a prova provada de que "o sonho de muitos... é a realidade de poucos!".

Do meu lado, só tenho a agradecer «eternamente» aos jogadores e ao treinador-maravilha dessa grande equipa que foi o FC Porto por me terem proporcionado ver «ao vivo» a final de Sevilha no ano anterior e a de Gelsenkirchen no ano seguinte.

Por terem tornado possíveis os sonhos que eu nem ousava sonhar, por terem desmentido o impossível, por terem feito com que nesse dia 26 de Maio de 2004, uma vez mais, as camisolas azuis e brancas e o nome do FC Porto tenham atravessado os céus do Mundo inteiro e fossem levados pelos satélites a todas as casas do planeta onde mora um adepto deste desporto fantástico.


Nas televisões do Mundo inteiro, milhares de milhões de olhos seguiram as proezas e aprenderam os nomes de Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Maniche, Costinha, Deco, Derlei, McCarthy e Carlos Alberto.

Não adiantava especular se jogariam exactamente aqueles onze ou um ou outro no lugar de algum deles. Se jogaríamos em 4x4x2 ou em 4x3x3, ao ataque ou na expectativa, cansados ou com força, corajosos ou com receio.

5 comentários:

Miguel disse...

Nova votação já a decorrer.

Vamos sugerir reforços para os grandes e cabe ao leitor escolher qual a solução que mais lhe agrada.Vamos fazer sobre todos os grandes e começamos pelo Sporting, sugerindo vários nomes.

Escolha o que mais gosta!!

http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

Abraços

Tiago Araújo disse...

José Mourinho eleito o melhor treinador do mundo pela FIFA.
Logo há meia-noite já vai ter aqui no blog um post alusivo a josé mourinho.

João Manuel Couto disse...

Fantástico, mas, como disse o outro, que ninguém diga irrepetível.

Um abraço

Anónimo disse...

Amigos, grande memória para o FCP e para o futebol nacional. Não posso deixar de referir que fiquei e fico ainda mais orgulhoso pelo facto da equipa do FCP ter nada mais nada menos do que 12!!!! jogadores de nacionalidade portuguesa (13 se contarmos com o Deco), a verdadeira espinha dorsal da selecção, como se veio ver a seguir.

DM

Eduardo disse...

Hoje no NET ESPORTES:

Prêmio Bola de Ouro da FIFA 2010: Messi e Marta são os melhores do ano http://net-esportes.blogspot.com/2011/01/premio-bola-de-ouro-da-fifa-2010-messi.html

Visite e comente.

Ah, quando tiver post novo aqui, vai lá no blog divulgar também e deixe um comentário também.

Me desculpe por não poder comentar agora, mas em breve virei aqui novamente para deixar minha opinião nos seus posts.

Obrigado e abraço!