sábado, 15 de janeiro de 2011

Estrelas do FCP - Derlei


Vanderlei Fernandes Silva, mais conhecido como Derlei, nasceu no dia 14 de Julho de 1975 em São Bernardo do Campo no Estado de São Paulo; Brasil.
Começou a sua carreira de futebolista profissional em 1994 no América de Natal onde permaneceu até 1996. De seguida mudou-se para o Guarani em 1997. Teve ainda nesse ano uma breve passagem pelo Grêmio Mauaense, mas voltou em 1998 ao Guarani. A meio do ano seguinte ingressou no Madureira do Rio de Janeiro.
Em 1999/2000 chegava a Portugal para defender as cores do União de Leiria. No clube da cidade do lis ganhou notoriedade e começou a atrair as atenções dos maiores clubes nacionais.
Foi assim sem surpresa que na temporada de 2002/03 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto. Derlei desde logo se impôs e ganhou a titularidade na equipa orientada por José Mourinho, e nessa primeira época ao serviço dos Dragões venceu todo o que tinha para ganhar. Primeiro foi o título de Campeão Nacional. Depois a Taça UEFA e por fim a Taça de Portugal. Nada mau para um jogador estreante numa equipa de primeiro plano.
Na temporada seguinte as conquistas continuaram. Começou logo em Agosto com a vitória na Supertaça, depois a conquista de mais um Campeonato Nacional, e por fim o triunfo na prova que todos os jogadores sonham. A Liga dos Campeões Europeus. Mas nessa época de 2003/04 nem todo foram rosas para Derlei que sofreu uma grave lesão ainda a meio da temporada e esteve praticamente seis meses afastado da competição, no entanto voltou ainda a tempo de poder disputar a Final em Gelsenkirchen.
A época de 2004/05 começou com mais um troféu conquistado por Derlei, a Supertaça e em Dezembro de 2004 voltou a conquistar mais uma prova internacional, a Taça Intercontinental.
Em Janeiro de 2005 deixou o FC Porto e ingressou no Dinamo de Moscovo, no entanto a glória tinha ficado na cidade Invicta.
Em 2006/07 regressou a Portugal onde teve uma passagem fracassada pelo Benfica, onde esteve emprestado pelo clube Russo. Na temporada seguinte transferiu-se para o Sporting onde voltou a conquistar uma Taça de Portugal e duas Supertaças e onde voltou a encontrar o seu melhor nível.
No final de 2008/09 deixou o clube de Alvalade e regressou ao Brasil para representar o Esporte Clube Vitória, mudando-se mais tarde para o Madureira Esporte Clube.

Palmarés1 Liga dos Campeões Europeus
1 Taça Intercontinental
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais
2 Taças de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: