sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Campeões do Mundo no hóquei em patins em 1991

27 de Julho de 1991… O Hóquei Português vivia um momento de ouro. O FC Porto tinha sido campeão Europeu em 1990 e um ano depois era a vez do OC Barcelos conseguir esse feito. Ainda nesse ano (1991) o Sporting vencia a taça das taças enquanto o Benfica arrecadava a taça cers. A nível Nacional o FC Porto acabava de se sagrar tricampeão Nacional (com José Fernandes a treinador) contabilizando mais 1 ponto que Barcelos e Benfica. A Selecção Nacional já não ganhava o Mundial há 9 anos (1982) tendo como único registo vitorioso neste espaço temporal o Europeu de Oviedo em 1987 e por isso a vontade de brilhar ao mais alto nível estava mais que explícita em todos os comentários de técnicos e jogadores. 


O Seleccionador era Cristiano Pereira e os 10 eleitos para o Mundial 1991, que teve a final no Pavilhão Rosa Mota no Porto, eram Franklim Pais (Porto), Paulo Alves (Barcelos), Carlos Realista (Porto), Luís Ferreira (Benfica), Vítor Hugo (Porto), Paulo Almeida (Benfica), Tó Neves (Porto), Pedro Alves (Barcelos), Vítor Bruno (Porto) e Chambel (Sporting). Para alguns destes jogadores era a oportunidade de se despedirem ao mais alto nível da Selecção nacional. O FC Porto era o clube mais representado (5 dos 10 jogadores), consequência do seu claro domínio no hóquei Nacional (ganhara 8 dos últimos 9 títulos). 


Este campeonato do Mundo teve várias surpresas com a Espanha e a Itália a caírem antes das meias finais. Nessa fase, na semi-final, Portugal bateu o Brasil (5-1) enquanto a Holanda afastava a Argentina (por penaltys) contra todas as previsões. Os Holandeses espantavam o Mundo mas Portugal tinha mesmo ali a taça escancarada à espera de ser erguida… O Palácio de Cristal no Porto (pavilhão Rosa Mota) encheu para esta final no dia 27 de Julho de 1991 e até o Presidente da República, Dr. Mário Soares, fez questão de marcar presença, sentando-se ao lado do Presidente do Município, Dr. Fernando Gomes.


Portugal derrotou a Holanda por 7-0 (Golos: Carlos Realista-2, Vítor Hugo, Tó Neves, P.Almeida, L.Ferreira e Paulo Alves) numa final "sem história" (ao intervalo 4-0) tal a diferença de qualidade entre os intervenientes. No final houve festa rija entre os Portugueses. Campeões do Mundo, 9 anos depois, e, diga-se, com muito sotaque do Porto!!!


 Recorde estes 2 vídeos que hoje vos disponibilizo (a RTP memória tem acrescentado umas coisas interessantes ao meu arquivo de VHS), no 1º pode visualizar os instantes que antecederam o encontro (incluíndo o momento em que se cantou o hino Nacional) mais 4 dos 7 golos da final (os marcados por jogadores que alinhavam no FC Porto nesse ano); no 2º vídeo aproveite para ver os segundos finais do jogo e toda a festa que se viveu no "Rosa Mota" nesse noite.

Sem comentários: