quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Antevisão do Jogo - F.C.Porto x Pinhalnovense - Taça de Portugal


O FC Porto persegue um objectivo inédito na história da Taça de Portugal: vencer a competição pela terceira vez consecutiva. Essa é mais uma razão para os Dragões não facilitarem na recepção ao Pinhalnovense (quarta-feira, 20h45), um adversário que se vai apresentar extremamente motivado, como sublinhou André Villas-Boas, em conferência de imprensa.

O árbitro é Hugo Miguel, auxiliado por Ricardo Fernandes e Hernâni Fernandes.

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS 

Guarda-redes: Helton e Pawel Kieszek.
Defesas: Sapunaru, Fucile, Maicon, Rolando, Otamendi e Emidio Rafael.
Médios: Guarin, Belluschi, Souza, Fernando e Ruben Micael.
Avançados: Mariano Gonzalez, Hulk, Varela, Walter e James Rodriguez.
 

Antevisão de André Villas Boas:

Tudo em aberto
«Tudo pode acontecer num jogo. Qualquer convocatória dá-nos máximas garantias de sucesso. Se o FC Porto se apresentar ao nível habitual, podemos chegar à meia-final da Taça. O FC Porto também se pode mostrar no seu nível habitual e sofrer um golo em três ou quatro lances de ataque do Pinhalnovense, que, motivado, pode aguentar a vantagem. O FC Porto tanto pode ser eliminado em casa, passar com grande espectáculo ou passar com grande dificuldade.»

A importância da Taça
«Esta é uma competição importante para nós, já que nunca foi ganha pelo mesmo clube três vezes consecutivas. Interessa-nos em absoluto fazer história esta época, esta é uma competição que não queremos deixar fugir. Teremos focalização máxima no objectivo de passar esta fase e seguir para as meias-finais.»

Adversário moralizado
«Esperamos e queremos acreditar que vamos encontrar um adversário extremamente motivado, que neste fim-de-semana obteve uma vitória importante sobre uma equipa que desceu da Liga de Honra. É uma formação que quer entrar na Liga de Honra e que tem um treinador ambicioso. Apesar das limitações em termos de qualidade individual, vai estar num patamar altíssimo de motivação e para nós isso tem um valor extremo. Temos de estar muito alerta.»

Análise ao Pinhalnovense
«Tem uma experiência variada em termos de jogadores, tendo no plantel alguns que passaram pela Liga de Honra e mesmo pela Primeira Liga. Possuem um ponta de lança poderoso, que gosta de deixar jogo nos médios, enquanto cria espaço para os extremos, muito rápidos, jovens e com qualidade técnica. Têm um lateral direito agressivo na profundidade e perdem o lateral esquerdo habitual por lesão. Na globalidade, é uma equipa bem organizada, com uma ideia de jogo que me agrada. Tiveram o sorteio que desejavam. Todos estes factores, aliados a esse factor de motivação, tornam este jogo importante para nós.»

Nível exibicional alto
«O FC Porto tem-se mantido dentro do objectivo delineado: conquistar a vitória em cada jogo. Temos pena de termos falhado em Guimarães e em Alvalade, porque poderíamos estar na liderança da Liga com uma margem ainda mais confortável. Resta muito campeonato pela frente, sendo que Janeiro e Fevereiro são muito complicados em termos de calendário, e o inesperado pode acontecer se não formos capazes de manter este nível exibicional. Do jogo com o Marítimo ficou o prazer enorme de termos sido capazes de mostrar um nível elevadíssimo durante 90 minutos, num jogo com forte impacto emocional. Volto a dizer o que disse em conferência de imprensa: em termos de princípios de jogo, o que fizemos foi fantástico, foi um dos jogos mais bem conseguidos em termos de regularidade. É bom chegar ao fim da primeira volta com este tipo de margem, mas não podemos permitir-nos a claudicar, porque o adversário está forte, perto e motivado. Estamos alerta e concentrados no objectivo.»

Janeiro tranquilo
«O único reajustamento que prevemos fazer em Janeiro tem a ver com o Castro, que deve ser cedido ao Sporting de Gijón. Neste momento, não estamos a perspectivar qualquer entrada. O Castro sai sem direito de opção do Gijón, porque temos todo o interesse em que ele regresse a esta casa.»

O prémio de Mourinho
«Foi para mim um privilégio enorme ter feito parte de uma equipa técnica como aquela e ter ajudado a conquistar alguns dos títulos que Mourinho conquistou. A singularidade e a exclusividade do prémio reflectem aquilo que é a carreira de José Mourinho. Com ele, deixa de haver limites. Tudo o que é delineado como objectivo é imediatamente alcançado e abraçado. Estamos perante uma carreira inédita, que não tem comparação na história nem terá no futuro. Como vos tenho dito uma série de vezes, o José Mourinho vai tornar-se o melhor treinador de todos os tempos, sem sombra de dúvida. A transcendência do que atinge é algo fora do normal.» 

( imagem retirada do blogue dragaopentacampeao2 ) 

4 comentários:

João Manuel Couto disse...

Boas,
Logo temos uma tarefa "fácil" por assim dizer, mas todos os cuidados são poucos.
abraço

Anónimo disse...

Este ano ganhamos tudo!

Anónimo disse...

INSERT

Gaspar Lança disse...

Contra o Pinhalnovense esperava-se um jogo, na minha opinião, bastante fácil, algo que se traduziu um pouco em campo mas... O guarda-redes defendia tudo e mais alguma coisa! Remates de Rúben Micael, James, Belluschi, de todos.
Teve de ser o incrível HULK a desfazer o empate e, minutos depois, decidir o encontro.

Um bom encontro e... estamos nas meias-finais!

Um abraço