sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rapid Wien 1-3 F.C.Porto . E Falcao cilindrou no nevão....



assistência: --- espectadores.

Árbitro: Aleksandar Stavrev (Macedónia), Assistentes: Ljubomir Krstevski e Marjan Kirovski; Quarto árbitro: Petar Mantev; Assistentes adicionais: Dimitar Meckarovski e Goran Spirkoski.

RAPID VIENA: Hedl; Sonnleitner, Soma, Patocka e Kayhan; Kulovits, Heikkinen «cap» e Saurer; Drazan, Gartler e Trimmel.
Substituições: Drazan por Salihi (63m) Gartler por Nuhiu (77m) e Trimmel por Dober (83m).
Não utilizados: Payer, Kavlak, Konrad e Pehlivan.
Treinador: Peter Pacult.

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Ruben Micael; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Fernando por Guarín (16m), Varela por Ukra (46m) e Ruben Micael por Belluschi (71m).
Não utilizados: Beto, Sereno, James e Castro.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Trimmel (39m) e Falcao (42m, 85m e 88m).

Disciplina: cartão amarelo para Drazan (8m) e Patocka (80m).


Um jogo difícil para o FC Porto que, para além de enfrentar um Rapid de Viena atrevido e alimentado pelo apoio vindo das bancadas, teve de se desembaraçar da neve que caiu em Viena. Mas a equipa orientada por André Villas-Boas tanto tentou que conseguiu aquecer o ambiente na Áustria nos últimos minutos, onde Falcao fez os dois golos, em menos de três minutos, que deram a vitória aos portistas.

A forte queda de neve que se faz sentir em Viena não ajudou o espectáculo, obrigando as duas equipas a apostarem num jogo mais aéreo.

O Rapid de Viena foi a primeira equipa a criar perigo junto da baliza de Helton (Beto iria ser titular mas lesionou-se durante o aquecimento), ao minuto 18, com um cabeceamento de Gartler, após excelente cruzamento de Savrer.

Os Dragões, a jogarem num estádio com cerca de 50 mil apoiantes austríacos, responderam logo de seguida com um cabeceamento de Falcao, mas Hedl defendeu, de forma apertada, para canto.

Seis minutos depois, o FC Porto esteve, outra vez, perto de fazer o golo, com Varela a aparecer em excelente posição, após primeiro remate de Falcao, mas o guardião Hedl conseguiu resolver o problema.

Enquanto a equipa portuguesa atacava, o Rapid aproveitou para inaugurar o marcador com um golo de Trimmel, que conseguiu desviar para o fundo das redes, após um excelente cruzamento na esquerda, ao minuto 38.

Mas primeiro golo dos azuis e brancos não tardou em aparecer. Num fantástico cruzamento de Otamendi, a isolar Falcao, o colombiano não falhou e fez o empate a três minutos dos 45.

Na segunda parte, já sem Fernando, que saiu lesionado, e com Ukra, Belluschi e Guarín dentro de campo, o FC Porto entrou mais confiante e teve excelentes oportunidades, com lances de perigo protagonizados por Ukra (60’), Rolando (77’) e Belluschi (78’).





Nos últimos cinco minutos da partida, Falcao conseguiu marcar mais dois golos, fazendo o hat-trick. Ao minuto 85, o avançado aproveitou uma defesa incompleta de Hedl para bisar na partida, e, dois minutos depois, o suspeito de costume fez o terceiro de noite, semelhante ao segundo.

Com esta vitória em Viena, o FC Porto garante o primeiro lugar do Grupo L e será cabeça de série no sorteio para os 16 avos-de-final da prova da UEFA.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA
André Villas-Boas: «É um dia histórico pela exibição e pelo resultado alcançado nestas circunstâncias. Jogámos no limite do risco, tal como em Coimbra, mas tivemos um grande desempenho e uma grande concentração. Isso evita as lesões. Há um conjunto de exibições de topo. Na primeira parte, com a neve que estava, conseguimos fazer o que fizemos… Depois, consolidar na segunda… Hoje não há espaço para críticas.»

João Moutinho: «Queríamos uma vitória para alcançar o primeiro lugar do grupo e acho que estivemos muito bem. Fizemos uma boa partida em condições adversas. Como grupo, superamos tudo. No FC Porto não se tira o pé em nenhuma altura e jogamos sempre para ganhar.»

Falcao: «Foi uma vitória importante. Os factores climatéricos eram difíceis, mas o FC Porto jogou bem a bola e o rendimento dos jogadores foi muito bom. É difícil jogar assim, mas os jogadores do FC Porto têm muita qualidade. Conseguimos vencer os obstáculos a jogar bem a bola.»



10 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Falcao foi um "El Tigre" nas neves de Viena.

Linda vitória, exibição guerreira, épica, não pela valia do adversário, mas sim pelas adversidades do terreno do jogo.

Gostei muito da atitude guerreira da equipa, estes rapazes merecem o apoio de todos nós portistas.

Bravos as centenas de adeptos que se deslocaram a Viena.

Em Viena recordamos, não só a vitória dos campeões europeus, mas também a vitória estoica dos heroís de Tóquio aquando da conquista do primeiro titulo de campeões do mundo.

Foi uma noite de lindas recordações que faz de nós portistas os adeptos mais orgulhosos do mundo!

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

O "LIMPA-NEVES AMARELO" trabalhou que se fartou!

P. Ungaro disse...

Realmente não foi um jogo bonito, viu-se o FCP a tentar e a conseguir a espaços trocar a bola, que é a nossa forma de jogar esta no nosso adn ... quando muita gente apostaria no jogo directo.
E mais uma vez fomos bravos lutamos ate ao fim e ganhamos com toda a justiça, no Pratter palco onde começamos as conquistas internacionais!!!

um abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Anónimo disse...

GRANDE PORTO!

ruimanelfcp disse...

Vitória justíssima! Excelente exibição do Porto, num terreno difícil, com muito frio e neve. É bom ver o meu Porto voltar às grandes exibições. Gostei especialmente do Falcao (pelo hat-trick, claro, e pela forma como trabalhou para a equipa) e do João Moutinho, que encheu o campo.

E vão 32 jogos oficiais (29 vitórias e 3 empates) sem perder desde que o Hulk regressou do longo castigo do "túnel da verdade desportiva"!!!

IMENSO ORGULHO EM SER PORTISTA!!!

Anónimo disse...

Este é um FCPorto a todo o terreno.
Brindaram os campeões europeus, num campo, que mais parecia uma pista de neve.
Mais uma vitória, mais uma glória.
Vem aí o Setubal, é preciso recuperar forças para mais uma vitória, ALÉ, ALÉ.

O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

ruimanelfcp disse...

Tiago, acho que mereces bem esta vitória.
Depois, temos uma equipa todo o terreno, sem dúvida.
Depois do lamaçal de Coimbra, a neve de Viena, lembrando Tóquio, com os heróis na bancada.
Muito engraçado mesmo esta ironia do destino.
E continuamos a ganhar...

falcao disse...

SOMOS PORTO!
GRANDE VISUAL DO TEU BLOGUE, ESPECTACULAR!

João Manuel Couto disse...

Boas,
Vitória justíssima, grande nevão, só gostava que nevasse assim aqui em Santa Maria da Feira, está muito frio e dão previsão de neve para hoje e para a semana no Porto e aqui em ST Maria da Feira.
SOMOS FCPORTOOOOOOOOOOOO!

Miguel Angelo disse...

O nosso Porto é grande!


Votação nº5 já a decorrer.
Desta vez pretendemos passar a barreira dos 100 votos e para isso contamos com o seu contributo ao votar.

Passe lá no blog e vote sff:

http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

cumprimentos