segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 10ª jornada

 
Tribunal O JOGO: FC Porto 5-0 SL Benfica
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa) / Assistentes: Bertino Miranda e Ricardo Santos.


Ficou só uma dúvida: podiam ter sido mais?

A noite do clássico que deu em goleada contou com uma arbitragem unanimemente elogiada pelos especialistas de O JOGO, que estão de acordo até no carácter de difícil juízo dos lances que deixaram o Dragão a reclamar penálti. O único assinalado é aceite por todos; nos outros dois lances, as opiniões dividem-se, e voltam a coincidir quando se trata da análise do cartão vermelho a Luisão, por cotovelada em Guarín.

Momento mais complicado

58' Salvio corta com a mão o remate de Varela, na área?

Jorge Coroado
-
O remate foi feito muito próximo e com força e Salvio, porventura, procurou defender o rosto, mas, na verdade, jogou a bola com o braço. Lance difícil de análise para o árbitro. Uma grande penalidade ficou por marcar.

Pedro Henriques
+
O movimento que Salvio faz com as mãos é no sentido de proteger o forte remate que ia na direcção do seu corpo, aceitando-se, assim, a decisão de não marcar grande penalidade.

Paulo Paraty
+
Não há ângulo de visão nenhum que nos garanta que Salvio joga, de facto, a bola com os braços. Ainda que jogasse com os braços, fica-me a sensação de que é para proteger a face e, na dúvida, fez bem Pedro Proença em deixar prosseguir o jogo.



Outros casos
3' Há fora-de-jogo de Belluschi no lance que trava Hulk?
66' Luisão é bem expulso, por cotovelada em Guarín?
70' Ficou por assinalar penálti de Javi García sobre Falcao?
78' É bem assinalado o penálti, na sequência do derrube de Fábio Coentrão a Hulk?

Jorge Coroado

-
Hulk estaria, eventualmente, fora-de-jogo, mas, não participou nem influenciou a jogada. O fora-de-jogo de Belluschi não tinha de ser assinalado.

+
Muito bem expulso. Agrediu ostensivamente, atingindo Guarín na zona do canal das migas, coisas que, obviamente, não se faz.

+
Falcao foi rápido e intempestivo, surpreendendo Javi García. Este, terá tocado no portista, mas, não de modo a considerar-se grande penalidade.

+
Fábio Coentrão, qual trapalhão, com o tronco, atropelou Hulk, prendendo-lhe as pernas e derrubando-o. Grande penalidade inquestionável.

Pedro Henriques

-
Belluschi, quando a bola lhe é passada, não está em fora-de-jogo, pois entre ele e a linha de baliza ainda tem dois adversários.

+
Luisão é expulso por falta grosseira (força excessiva ou brutalidade) contra o adversário. Na ocasião, deu uma cotovelada em Guarín.

+
Não. Há contacto físico natural, sem infracção, de dois jogadores que tentam interceptar a bola; correcta a decisão.

+
Fábio Coentrão rasteira Hulk dentro da área, cortando, desta forma, um ataque prometedor. Grande penalidade e advertência correctas.

Paulo Paraty

-
É um lance de muito difícil decisão, contudo, defenderei sempre que, em dúvida, os assistentes devem deixar prosseguir o jogo.

+
Luisão pratica uma falta grosseira. Atinge, com o cotovelo direito, o queixo de Guarín. Correcta a decisão de Pedro Proença.

+
Creio que não. Há, de facto, um contacto, ambos procuram a bola e, nesse contacto legal de corpo, Falcao acaba por se desequilibrar; correcta, a decisão.

+
Correctíssima a decisão. Coentrão agarra e rasteira Hulk no pé esquerdo, pelo que o penálti e o cartão amarelo são perfeitamente ajustados.



Apreciação global

Jorge Coroado
Excepção feita ao lance difícil ocorrido aos 58', pode considerar-se ter o árbitro efectuado uma arbitragem de mão cheia, muito semelhante ao resultado acontecido.

Pedro Henriques
Arbitragem irrepreensível de Pedro Proença, que está num grande momento de forma, contando, ainda, com preciosa ajuda dos seus árbitros assistentes.

Paulo Paraty
Cedo, Pedro Proença e a sua equipa começaram a afirmar-se e a dominar o jogo. Foram os intervenientes ao nível do grande clássico que é sempre o FC Porto-Benfica.



fonte: ojogo.pt

Sem comentários: