terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 7ª jornada


Tribunal O JOGO: VSC Guimarães 1-1 FC Porto
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco) / Assistentes: Alfredo Braga e Luís Tavares


Unânime: não há penálti contra o Guimarães

Mesmo tendo dificuldades para analisar o lance, devido à ausência de repetições durante o jogo, os especialistas de arbitragem de O JOGO consideram não existir qualquer grande penalidade na área do Guimarães. Por outro lado, Jorge Coroado e Pedro Henriques acreditam que ficou por assinalar uma de Fucile sobre Edgar - o árbitro marcou falta do vimaranense. Consensual é o fora-de-jogo (mal) tirado a Falcao.



Momento mais complicado

78' Alex joga a bola com a mão na área do Guimarães após cabeçada de Rúben Micael?

Jorge Coroado +
Não é verdadeiramente perceptível que Alex tenha jogado a bola com a mão. Por isso, o benefício da dúvida para o árbitro.

Pedro Henriques +
Quer em movimento corrido quer com as sucessivas repetições, não consigo perceber que exista qualquer tipo de infracção, nomeadamente que Alex tenha jogado a bola de forma deliberada com a mão.

Paulo Paraty +
Pelo que me é dado a perceber na televisão, deixo a resposta para os defensores do videoárbitro.



Outros casos

48' A entrada de João Alves sobre João Moutinho era merecedora de acção disciplinar?
54' Quem comete falta no interior da área do FC Porto: Fucile ou Edgar, como foi assinalado?
79' Foi correcta a decisão de exibir o segundo cartão amarelo a Fucile?
88' Falcao encontrava-se em posição irregular no momento do passe de Hulk?



Jorge Coroado
-
Entrada não perigosa, mas violenta, sobre João Moutinho, justificando acção disciplinar com cartão vermelho, que não foi exibido.
-
Fucile começa por agarrar a camisola de Edgar impedindo-o de jogar a bola. O vimaranense, naturalmente, acaba por empurrar Fucile, falta que o árbitro assinalou quando devia ter indicado a primeira.
+
Fucile foi objectivo na falta praticada sobre o adversário, pisando-o deliberadamente nos gémeos, pelo que não seria segundo amarelo, mas sim vermelho. Como aconteceu a expulsão, a decisão está correcta.
-
No momento em que o passe de Hulk foi efectuado, Falcao encontrava-se em posição regular, pois nas suas costas encontrava-se um penúltimo defensor vimaranense que legalizava a posição.

Pedro Henriques
-
Em movimento rápido, parece um lance de contacto físico normal. Contudo, o jogador do Guimarães, ao disputar a bola, pisa com o pé direito o pé de João Moutinho. Entrada imprudente e passível de advertência.
-
Só com recurso a várias repetições dá para perceber que Fucile agarra Edgar pela camisola, de modo suficiente para impedir que o adversário possa disputar a bola. Lance de difícil análise, mas passível de penálti.
+
Na ocasião, Fucile pisa de forma imprudente o calcanhar do jogador do Guimarães. Lance que até podia ter sido sancionado com cartão vermelho directo.
-
Falcao, no momento em que Hulk lhe passa a bola, está em linha com o penúltimo defensor da equipa do Guimarães. Fora-de-jogo incorrectamente assinalado.

Paulo Paraty
-
Entendo que é uma situação de imprudência de que o árbitro não se terá apercebido. No entanto, justificava-se a exibição do cartão amarelo e a marcação de livre directo.
+
Há falta de Edgar, que, com o braço direito, impede Fucile de chegar à bola. Ao mesmo tempo, Fucile, com o braço esquerdo, agarra a camisola de Edgar. O árbitro, que só tem um ângulo de visão, marcou a falta que lhe era evidente.
+
Há uma rasteira imprudente de Fucile sobre o jogador do Guimarães que justifica a exibição do cartão amarelo, que, neste caso, era o segundo.
+
Não me parece, embora discorde da linha traçada na televisão. Seja como for, mesmo que fosse em situação de dúvida uma equipa de arbitragem não deveria interromper o jogo.



Apreciação global

Jorge Coroado
Num jogo tranquilo, apenas acelerado nos últimos 20 minutos, o árbitro claudicou sobretudo no aspecto disciplinar. Se bem que tecnicamente tenha cometido alguns lapsos, o mais sonante aos 54 minutos.

Pedro Henriques
O lance ocorrido aos 54 minutos, entre Fucile e Edgar, acaba por ser a nota menos boa de uma arbitragem globalmente positiva quer no capítulo técnico quer no disciplinar.

Paulo Paraty
Globalmente, o árbitro teve uma actuação positiva. Embora com mais dificuldade em gerir as tensões na parte final do encontro, não se visualizam falhas que possam ter tido influência no jogo.



fonte: ojogo.pt

Sem comentários: