sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Besiktas 1-3 F.C.Porto . Um Porto eficaz que resulta nisto....


assistência: --- espectadores.

árbitros: Carlos Clos Gómez (Espanha); Assistentes: Juan Galindo e Luís Martinez; Assistentes adicionais: Javier Fernandez e José Romero; 4º árbitro: Ignacio Villanueva.

BESIKTAS: Arikan; Hilbert, Zapotocny, Toroman e Uzulmez «cap.»; Ernst, Necip e Rodrigo Tabata; Nihat, Nobre e Bobo.
Substituições: Zapotocny por Kucik (70m), Uzulmez por Koybasi (78m) e Nobre por Gulum (83m).
Não utilizados: Rustu.
Treinador: Bernd Schuster.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Falcao por Otamendi (46m), Rodríguez por Varela (74m) e João Moutinho por Guarín (80m).
Não utilizados: Beto, Walter, Ukra e Ruben Micael.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Falcao (26m), Hulk (59 e 77m) e Bobô (90m).

Disciplina: Cartão amarelo a Nihat (30m), Fernando (31 e 88m) e Uzulmez (69m). Cartão vermelho a Maicon (43m).

Os Dragões, além de vencerem o Besiktas por 1-3 na Turquia, arrancaram uma grande salva de palmas dos adeptos do Besiktas, depois de Hulk ter feito o terceiro golo.




( imagem retirada do blogue dragaopentacampeao2 )


Com isto o FCPorto isola-se no primeiro lugar do grupo.

25 comentários:

Manuel F. disse...

Grande vitória. Futebol, organização e espírito de equipa.

Muito importante esta exibição para limpar alguns fantasmas que poderiam pairar (pós-Guimarães) em alguns.

Anónimo disse...

Uma vez mais o explendor de Portugal erguido pelo pendao Azul e Branco que avança indomável...contra os aváros rapazes e arrogantes o fogo redentor da imensa flama draconiana que lhes queima as entranhas.
Largos dias tem 100 anos...

FernandoB disse...

Grande FCP
Grande Helton
Enorme Hulk
Nosso muito querido Lisandro,

vou jantar ao Capa...
Abraço

falcao disse...

Boas,
Excelente jogo, espectacular, espero bem que o quaresma tenha visto este jogo.
Espectacular.
Somos Porto!
Rumo há final da liga europa!
abraço

Anónimo disse...

Não vi o jogo, acompanhei como pude, bendita internet.
Fui alternando entre a indignação pelas injustiças que fomos sofrendo e o êxtase pela resposta que fomos dando. Sempre com as emoções á flôr da pele.
Não vale a pena dizer muito mais a não ser:
IMENSO ORGULHO EM SER PORTISTA!

João Manuel Couto disse...

Boas,
Parecem que conquistamos o mundo.

3-1.... SOMOS PORTO!

IMENSO ORGULHO EM SER PORTISTA!

Ultrasfcporto disse...

Caros Portistas todos os árbitros nos roubam escandaloso e não são só os Portugueses, contra tudo e contra todos. Que bom jogo do nosso FCP uma boa resistência á pressão imposta por o Besiktas, e a equipa a saber unir-se quando mais precisava, claro que nem tudo foi perfeito, mas verdade se diga mediante ás circunstancias melhor não se pode exigir.
Cumprimentos,
ultrasfcporto

Vasco C. disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vasco C. disse...

Grande 2ª parte. Equipa brava, com muita entreajuda e um Hulk enorme. Soube manter o controlo emocional face a um árbitro a lembrar Bruno Paixão em campo maior.

Outro jogador a quem dava uma boa nota, era a Moutinho. O "pequenino" é daqueles que não se nota muito, mas quando veio ocupar espaços mais centrais ao lado de Fernando, foi fantástico.

Fui o único a ficar irritado com o Alvaro Pereira ? Lento, sem determinação, sem pressionar... Enfim, espero que melhore muito até dia 7 de Novembro.

Em relação ao Baia, caro Tiago, também eu ando com alguma vontade de lhe aquecer as orelhas e hoje, no mínimo, excedeu-se. É bom que reveja a sua conduta...

Armando da Rocha disse...

Boas,
Entrega e dedicação...
Somos Porto!

abraço

James disse...

Que classe de jogo, espectacular, um golo mal anulado e poderia ter ficado 1-4 mas pronto saimos da Turquia com mais 3 pontos ( ao todo 9 ) mais 3 que o besiktas.
abraço

Anónimo disse...

Tudo espectacular menos as 2 expulsões, uma merecida e a outra injusta.
somos porto!

http://azul-branco-azul.blogspot.com/

Anónimo disse...

como é possível aquela espécie de jornalista que "comentou"(?) o jogo, dizer que ficou com dúvidas no golo invalidado a Falcão?
Mas são estes "heróis", que quando a cor "muda", acham logo que foi roubo...
É assim a verdade desportiva destes pandeg

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Sair do Estádio Inonu aplaudidos de pé pelos fervorosos adeptos do Besiktas, diz tudo acerca da nossa fantástica exibição.

Foi uma arbitragem vergonhosa, que nos prejudicou, e que só a nossa brilhante exibição, e capacidade de controlo emocional de uma equipa do FC Porto, cada vez mais madura e consistente, nos permitiu levar de vencida este difícil adversário.

Os turcos entraram pressionantes na partida, mas Helton foi um muralha e transmitiu a tranquilidade necessária para segurar o ímpeto turco.

Moutinho e Fernando estiveram brilhantes no nosso meio campo. Controlamos o jogo, e na segunda parte dominamo-lo mesmo com um homem a menos.

Falcao com o seu faro goleador apontou um excelente golo de cabeça na sequência de um canto. Sofreu um penalti e viu-lhe anulado um golo.

Com a expulsão de Maicon, as coisas poderiam ter-se complicado, mas o nosso meio campo conseguiu segurar os turcos, e com um Hulk poderoso na frente de ataque, conseguimos chegar aos 3 a 0 com uma classe só ao alcance de grandes equipas europeias.

Este FC Porto é claramente uma equipa de topo do futebol europeu e deveria estar a lutar na Liga dos Campeões. Tem sido vergonhosa e lastimável a imagem que Benfica e Braga tem passado do nosso futebol.

Espero nunca mais ver este árbitro espanhol a apitar nas competições europeias. Passaram em claro pisadelas, puxões, um penalti, um golo mal anulado...enfim foi deplorável esta arbitragem.

Na minha opinião, apesar de Hulk ter apontado 2 golos e de Moutinho e Fernando terem sido enormes, Helton foi o melhor em campo.
No início do jogo transmitiu uma segurança à equipa que só está ao alcance dos grandes guarda-redes. Saiu da baliza para evitar o golo de Nihat logo nos minutos iniciais, e ao longo da partida, transmitiu confiança e segurança aos seus companheiros de sector.

Grande noite europeia do FC Porto, da qual todos nós nos podemos orgulhar. Fomos bravos, valentes e inteligentes. Contra tudo e contra os jogadores venceram esta difícil batalha, e saíram justamente debaixo de uma grande ovação do Inonu de Istambul.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com

Rodatnace disse...

«Contra tudo...e contra um tolo
JORGE MAIA E TOMAZ ANDRADE,
enviados especiais em Istambul (Turquia)

Antes de mais nada, é urgente dizer que foi preciso um FC Porto enorme para ganhar ao Besiktas. Um FC Porto suficientemente grande para resistir à pressão dos jogadores turcos primeiro, ao ambiente infernal das bancadas do Inonu depois, e aos disparates, incoerências e asneiras do árbitro espanhol que a UEFA teve a infelicidade de mandar para a Turquia. Ora, nestas coisas, normalmente o árbitro costuma ficar para o fim, mas o senhor Carlos Clos Gomez fez por merecer honras de abertura com uma série de decisões que chegaram a ameaçar equilibrar o jogo, desequilibrando o FC Porto. Não o conseguiu. E como não o conseguiu, seria uma tremenda injustiça deixá-lo ocupar mais espaço aqui, onde merecem referência os heróis desta quinta-feira europeia e não os vilões.

E houve vários heróis. Falcao, que marcou o primeiro golo, que viu outro (mal) anulado e ainda sofreu uma grande penalidade que passou em claro, apenas para acabar sacrificado às necessidades da equipa quando foi preciso compensar a expulsão de Maicon. Ou Hulk, que assumiu sozinho as despesas do ataque durante toda a segunda parte e marcou dois golos fabulosos, calando as bancadas do Inonu com o primeiro e forçando-as à rendição incondicional com a obra de arte que desenhou a meias com Belluschi, no segundo. Ou ainda Helton, que negou uma boa mão-cheia de oportunidades aos avançados do Besiktas numa altura do jogo em que o resultado ainda podia ser discutido pelos turcos. Ou Maicon, que antes de ser expulso estava a fazer um jogo imaculado. Ou João Moutinho e Belluschi, que assumiram missões de sacrifício no meio-campo quando a equipa ficou em desvantagem numérica, sem nunca perderem a baliza adversária e o municiamento dos companheiros do ataque de vista. E Sapunaru, e Rolando e Álvaro Pereira e Fernando e Rodríguez e depois Otamendi e Guarín e Varela. Todos, sem excepção, foram heróis numa noite épica, em que mais do que aquilo que conseguiram as individualidades, o FC Porto mostrou que não se pode vergar uma equipa solidária, organizada e eficaz.

E se a solidariedade, organização e eficácia da equipa foram evidentes durante o primeiro tempo, quando o FC Porto jogou em igualdade numérica contra o Besiktas e se colocou em vantagem por intermédio de Falcao na sequência de um canto, foram ainda mais notórias depois do intervalo e dos disparates do árbitro espanhol, quando foi preciso jogar com dez contra 12 - os onze do Besiktas, mais o fortíssimo 12º jogador que habita as bancadas do Inonu.

Forçado a ceder a iniciativa do jogo, o FC Porto cerrou fileiras e apostou tudo na organização defensiva, sustendo as sucessivas vagas do ataque turco até conseguir ganhar espaço para respirar, explorando a velocidade de Hulk com uma série de lançamentos longos que evitavam o investimento de mais unidades no ataque. Uma estratégia que só resultou porque Hulk pode mesmo ser Incrível quando quer. Foi incrível a forma como marcou o segundo golo, explorando uma asneira de Zapotocny, mas foi ainda mais incrível a forma como desenhou o segundo, misturando força com classe pura. Tanta que mereceu o aplauso reconhecido do público turco que, em tempos, também aplaudiu assim um golo de Quaresma. De resto, seria sob aplausos do público que o FC Porto sairia do campo, depois de o Besiktas ter chegado ao golo de honra quando os portistas já eram só nove. » Jornal o Jogo


Gostei do jogo do Porto

Anónimo disse...

http://videos.sapo.pt/6Krmttm1ilorZHnJ1zvA

Palavras de Pinto da costa

Anónimo disse...

O meu FCPORTO neste tempo de desespero é o único que me dá alegria!OBRIGADO!

FCPORTO FOREVER

ruimanelfcp disse...

Grande jogo do FC Porto!! Excelente atitude dos jogadores, com determinação e muita garra. Em suma: um Porto à Porto!

Mesmo a jogar durante 50 minutos em inferioridade numérica, soubemos controlar o adversário e esperar a melhor altura para matar o jogo.

Mais 2 golos do Hulk e 1 do Falcao, que regressou aos golos. De lamentar apenas mais um golo anulado de forma escandalosa ao Falcao.

Gostei de ver os adeptos do Besiktas a apoiar, de pé, o Hulk e a equipa do FC Porto, a seguir ao 3º golo. Eles sabem reconhecer o valor a quem o tem...

Ainda há dúvidas de que somos a melhor equipa portuguesa?

ruimanelfcp disse...

andaram as burras das galinhas todas a dizer que a jogar no campo do adversário 1 hora só com 10 e não ter sofrido uma goleada foi magnífico, para engolirem este resultado!...
grande postura, excelente união, grande vontade de vencer e um incrível, incrível!...

ruimanelfcp disse...

Vejo este PORTO cada vez mais forte, mais unido, hoje foi mais um degrau ou diria vários degraus a subir na confiança da equipa, na consolidação do jogo da equipa.
Este jogo teve diferentes momentos onde a equipa sempre soube estar, soube aguentar a pressão (não muita) inicial do adversário, soube mandar no jogo até conseguir marcar, soube aguentar a reacção do adversário, soube reagir às adversidades e erros alheios, soube sofrer, soube ganhar!
Se tivesse que apontar algo, mesmo talvez não sendo este o jogo ideal para o fazer por todas as condicionantes que ele teve, é que continuo à espera daquele Cristian Rodriguez que me enchia o olho...está a anos luz do que já mostrou, contínua a correr como pouco, esforça-se sempre em todos os lances onde participa, mas as coisas simplesmente não lhe saem bem.
Anseio também por uma presença mais regular do James, apenas porque sou um admirador do puto, não apenas desde que ele chegou mas ainda antes de ter sido contratado.

Cumps!

ruimanelfcp disse...

Só não gostei, nem gosto, (já com o Rapid, q jogaram todos de vermelho, assim foi) do raio do calção branco!! Porquê o equipamento assim nos jogos da UEFA?? Percebem?? A UEFA exige assim?? Não percebo. De resto...À PORTO!

Anónimo disse...

Somos Porto!

ruimanelfcp disse...

O jogo do FC Porto foi sofrido mas vencemos e bem.

Tal como na "Era" Jesualdo Ferreira, não estou a gostar da forma como defendemos... Parece que deixamos o adversário pensar e executar à vontade. Não pode ser! Precisamos de outra atitude a defender.
Andam aéreos e eu não gosto disso.

Hulk - Muito bem, mas na 1ª parte parava as jogadas porque queria que lhe fossem assinaladas faltas... Já aqui tinha dito que os árbitros não gostam deste tipo de jogadore, depois, quando existe mesmo falta não marcam. O 3º golo é de mestre, assim não dura cá muito tempo.

O árbitro foi um palhaço autêntico.

O A. Pereira andou a dormir.

O Fernando fez o mesmo que o Hulk. Para mim,o Fernando agarrou a bola porque sofreu uma falta... O certo é que o árbitro (mais) não apitou, logo, não tinha que agarrar a bola.

O Sapunaru é lento mas com relativa segrança. Mesmo assim acho que precisamos de um defesa direito.

O Helton até esteve bem.

O Otamendi disfarça a sua baixa estatura com grande agressividade e bom posicionamento.

O Rolando esteve muito bem, discreto, mas esteve lá.

Maicon - Se calhar outro árbitro não o expulsava.

Beluschi - Esteve quase sempre bem, às vezes lá vai falhando aqueles passes de um ou 2 metros e eu passo-me...

O C. Rodriguez está a subir de forma, esforçou-se e saíu esgotado (como mandam as regras dos bons profissionais).

O Pequenino Moutinho é GRANDE, GRANDE jogador. Parece a formica atómnica. Excelente!

O Falcao fez o seu papel. Continuo a achar que ele aparece muito sozinho para finalizar... Às vezes parece óbvio que os laterais (ou outros jogadores), quando vão centrar, só o procuram a ele. Faltam mais jogadores na zona de finalização, parece-me.

Amigo Tiagoo, o Baia, se calhar, não se expressou como queria e não fez por mal. Quero acreditar nisso e não em outra coisa....

Abraços Portistas.

Anónimo disse...

este incrível que tantos lampiões, e alguns dragões, insistem em avaliar de sobrancelha franzida, ainda nos vai deixar muita saudade. está muito, mas mesmo muito, acima em termos atléticos e técnicos (técnica de remate essencialmente, o que é fundamental para um striker..) de todos os outros jogadores a actuar em Portugal. o Porto a jogar em 4-4-1 por expulsão do Maicon, e mesmo assim bola na frente a aproveitar a fragilidade defensiva do adversário, é certo, mas também a força bruta em velocidade, coisa rara no mundo, deste incrível jogador que foi uma sorte o nosso Porto tem contratado antes de outros tubarões. a cotação de um jogador desta valia é enorme, mas ainda assim cheira-me que os tais tubarões do futebol mundial não poderão ignorá-lo por muito mais tempo....
quando à restante equipa, estamos um bloco muito arrumadinho e com evoluções individuais que já aqui elogiei e que não me canso de referir. estou ansioso pelo jogo do Benfica, que acho que em vez de aproximar as equipas em termos pontuais como os fanfarrões benfiquistas defendem, ou deliram, vai afastá-las e de vez....

Becas

Anónimo disse...

Anabela Mendes, no Facebook, escreveu:
"Nego o k escreveram do símbolo portista(V.Baía)!1º:qual a origem d kestão?Chamaram"facada no coração portista",a 1 defesa d norte e 1 clube,a injustiça c/k o FCP é tratado p/media.Kestão:"As diferenças das ekipas sul/norte,são vincadas p/media facciosos?"Baia responde:a s/carreira seria mais divulgada s fosse d 1 clube... d sul,pk são valorizados plos media.ele não os engrandeceu,manifestou. 1 injustiça!Estive lá e sei!"

Ou seja, mais uma vez a imprensa deturpou declarações a seu bel prazer.

Carlos Santos