domingo, 12 de setembro de 2010

Tribunal d' O JOGO - liga Zon Sagres 10/11 - 4ª Jornada



Tribunal O JOGO: FC Porto 3-2 SC Braga
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa) / Assistentes: Tiago Trigo e André Campos.


Uma dúvida na área portista, ao cair do pano

A arbitragem do internacional Pedro Proença mereceu rasgados elogios, técnica e disciplinarmente. Aliás, até a sua condição física foi elogiada. No meio de tantos "mais", Jorge Coroado considerou ter havido um "menos", mesmo no final da contenda, e penalizadora para os arcebispos. Belluschi cometeu grande penalidade, uma opinião, todavia, não partilhada pelos colegas de análise. De resto, parabéns gerais.




Momento mais complicado

90' A acção de Belluschi sobre Paulo César é merecedora de penálti?

Jorge Coroado
-
Paulo César salta à bola com Belluschi, que coloca as mãos nas costas do adversário. Um lance perceptível pela televisão, pelo que ficou uma grande penalidade por assinalar, ainda que, no terreno, entenda-se como um lance de difícil análise.

Pedro Henriques
+
O jogador do Braga cai na grande área anfitriã sem que tenha existido qualquer infracção do atleta portista. Decisão correcta do árbitro.

Paulo Paraty
+
Não existe qualquer motivo para a marcação de grande penalidade, pois Paulo César recua no intuito de controlar a bola e é nesse momento que choca com Belluschi, acabando por se desequilibrar. Bem o árbitro ao não intervir.



Outros casos

31' Elderson comete grande penalidade sobre o avançado Falcao?
36' Rodriguez foi bem admoestado com o amarelo após falta sobre Falcao?
52' Rodriguez e Falcao, novamente. Houve penálti na área bracarense?
81' Belluschi vê o cartão amarelo por mão na bola. Decisão acertada?


Jorge Coroado
+
O choque foi fortuito, próprio do futebol. Ambos procuram jogar a bola, não havendo qualquer infracção do jogador do Braga na sua acção.
+
Indiscutível a exibição do cartão amarelo a Rodriguez, que foi imprudente na forma como abordou o lance, ele que já era reincidente nesses lances.
+
Não há qualquer infracção de Rodriguez. Houve uma ocupação de espaço por Rodriguez e Falcao tenta forçar a passagem e acaba por cair, já em desequilíbrio.
-
Belluschi tenta defender o rosto de um remate potente e à queima-roupa. De modo algum se justificava o cartão amarelo.

Pedro Henriques
+
Disputa de bola entre os dois jogadores com o inevitável contacto físico entre ambos. Esteve bem o árbitro na sua interpretação.
+
Rodriguez entra por trás de forma imprudente. Livre directo a favor do FC Porto e cartão amarelo bem mostrado ao atleta do Braga.
+
Rodriguez e Falcao utilizaram os braços na disputa da bola sem que tenha havido qualquer infracção. Mais uma vez, o árbitro esteve bem.
+
Belluschi joga a bola com a mão de forma deliberada, pelo que advertência está inserida no comportamento antidesportivo. Decisão acertada.

Paulo Paraty
+
Perfeita decisão da equipa de arbitragem. Elderson desarma, claramente, Falcao, que tenta passar por onde está o seu adversário.
+
Mais uma vez Rodriguez e Falcao. Dá-se um jogo de braços, acabando Falcao por se desequilibrar sem qualquer motivo para o árbitro intervir.
+
Pese Belluschi jogar a bola com a mão, não corta uma linha de passe. Proença poderá ter tido uma visão mais ampla, mas não concordo com a decisão.
-
Belluschi, ao jogar a bola com a mão, não corta uma clara linha de passe. Proença, no campo, poderá ter tido uma visão mais ampla do lance.



Aprecição global

Jorge Coroado
Num jogo movimentado, talvez o melhor de todos os realizados no campeonato, o árbitro cumpriu com a sua missão, conseguindo, inclusive, diluir o lapso de avaliação ocorrido aos 90'.

Pedro Henriques
Excelente arbitragem, técnica e disciplinarmente. "Enorme" a sua condição física e muito bem auxiliado.

Paulo Paraty
Equipa de arbitragem foi ponte e contributo para um grande espectáculo de futebol.



fonte: ojogo.pt

Sem comentários: