quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Recordar a noite mais memorável do "Rosa Mota"...


Recuem 13 anos, e situem-se no dia 19 de Fevereiro de 1997.

Nesse dia, a equipa de basquetebol do FC Porto recebia no Pavilhão Rosa Mota (antigo Palácio de Cristal), a equipa Polaca do Nobiles Wloclawec em jogo da 2ª mão dos oitavos de final da taça da Europa 96/97. O FC Porto perdera na Polónia por 10 pontos (91-81), e estava a uma vitória, por margem superior a 10 pontos, de seguir para os quartos-de-final de uma competição Europeia de basquetebol, pela 1ª vez na história.

Na fase de grupos, os pupilos do Prof. Jorge Araújo ganharam os jogos todos (10), batendo, entre outros, os temíveis Hapoel e o Paris SG. Nos 16 avos, os Dragões eliminaram o Skopje da Macedónia (derrota lá por 73-69 e vitória cá por 80-74), numa eliminatória muito equilibrada.

Nos oitavos-de-final na Polónia, o FC Porto perdeu por 10 pontos, mas chegou a estar a perder por 21 pontos de diferença, num jogo que a RTP2 transmitiu. Na 2ª mão (jogo que hoje recordo aqui neste vídeo dos últimos minutos desta histórica partida), o Pavilhão Rosa Mota estava com um ambiente espectacular, completamente lotado e foi, não tenho dúvidas, a força dos adeptos que ainda mais empolgou a nossa fantástica equipa que, ao intervalo, já ganhava por 24 pontos de diferença (53-29).

Fiquem então com o vídeo dos últimos minutos desse Porto 95-65 Nobiles, e toda a festa que se seguiu (10 minutos de belos momentos que vão adorar, por certo). O ambiente era deslumbrante, o público estava eufórico, e a equipa da Invicta, teve uma noite de sonho. E com Pinto da Costa nas bancadas...

A RTP2 deu o jogo em directo, e Jorge Araújo sonhava no final, com uma afirmação do Porto na Europa nas épocas seguintes. Nem o Porto, nem o basquetebol Português, acompanharam a mente do mestre Jorge Araújo. O Porto não teve meios para segurar Miller, Rui Santos e Nixon, e a Euroliga 97/98 foi traumatizante.

Agradeço ao anónimo que me enviou a VHS com este jogo (muito procurado por vários visitantes deste espaço) e ao Amigo, Dragão VilaPouca, pelas fotos do post. Serviço público!

E acreditem que foi um prazer reviver toda esta emoção, 13 anos depois. Sei que muitos dos que aqui se referiram a este jogo estiveram lá ao vivo, pois eu, confesso-me ao Mundo Portista, fiquei em casa a seguir via Tv. Por isso, se a minha emoção foi enorme ao rever tudo isto, imagino a vossa...

4 comentários:

falcao disse...

Eu vi este jogo...
Fabulástico...

Anónimo disse...

Este iletrado vermelho arruaceiro não serve de exemplo para ninguém.
Depois das declações do advogado Cenoura (que faz parte da mesma família) e que deu aquela entrevista ao "Canal Galinha", a mandar bater a tudo que mexa e seja azul!... gente desta não passam de anedoticos pobres de espirito.
Ontem o Rodrigo da SIC recebeu a camisola do seu clube do coração, dada pelo padrinho vermelho!..então
este canal não é mais uma das casas
do slb!?

O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

Pedro Campos disse...

Onde foste buscar isto?

Tiago Araújo disse...

no bibo porto carago, pois esqueci-me de colocar a fonte, por isso fica já aqui a fonte