segunda-feira, 2 de agosto de 2010

F.C.Porto 1-2 Bordeaux - Gostei mais ou menos....

assistência: --- espectadores.

árbitros: Jean-Charles Caillex (França); Assistentes: Fedji Harchay e Hicham Zakrani.

BORDÉUS: Olimpa; Chalme «cap.», Saunier, Ciani e Marange; Ducasse; Sertic, Jussié e Traoré; Saivet e Ayite.
Substituições: Saunier por Henrique (46m), Sertic por Plasil (60m), Ayite por Gourcuff (66m), Traoré por Wendel (66m), Saivet por Cavenaghi (66m) e Ducasse por Sane (79m).
Não utilizados: Andrietti, Diarra, Fernando, Bellion, Lasne e Tremoulinas.
Treinador: Jean Tigana.

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Sereno, Maicon e Alvaro Pereira «cap.»; Souza, Belluschi e Ruben Micael; Ukra, Walter e Varela.
Substituições: Ruben Micael por Castro (16m), Alvaro Pereira por Rafa (46m), Walter por Falcao (60m), Varela por James (60m), Maicon por Rolando (64m) e Sapunaru por Fucile (71m).
Não utilizados: Kieszek, Bruno Alves, Raul Meireles, Rodríguez, Hulk e Tomás Costa.

Marcadores: Walter (29m), Ayite (60m) e Ciani (83m).
Disciplina: Cartão amarelo a Chalmet (39m), Varela (45m), Maicon (62m) e Sane (81m).

Depois da derrota de ontem frente o PSG, o FC Porto voltou a perder, este domingo, com o Bordéus por 2-1 no Torneio de Paris.

A participação do FC Porto no Torneio de Paris não correu da melhor forma este fim-de-semana, com duas derrotas nos dois dias de prova em França.

Ontem o FC Porto sucumbiu perante a equipa da casa, no Parque dos Príncipes e, este domingo, não se conseguiu impor perante o Bordéus.

O FC Porto até esteve em vantagem, com golo do estreante Walter ao minuto e foi para o intervalo a vencer por 0-1.

Na segunda parte, os portistas deixaram-se ultrapassar pelos franceses e acabaram por sofrer dois golos de bola parada. Aiyté marcou o primeiro ao minuto 58 e Ciani selou o resultado a sete minutos dos 90.

André Villas-Boas regressa ao Porto sem conseguir uma vitória para os adeptos azuis e brancos, isto a menos de uma semana do primeiro jogo oficial da época 2010/2011, frente ao rival e campeão nacional Benfica, a 7 de Agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, em desafio a contar para a Supertaça.


62 comentários:

Manuel Fonte disse...

Boas, começa daqui a pouco, mas vamos ganhar, o AVB que se ponha a pau se tivéssemos de novo o mourinho!!!!

O o AVB é o Special Two.

abraço de
Manuel Fonte

Bart Simpson disse...

Ai, ai, ai, ai!
Quem escorrega também cai!
E pelo andar da carruagem, a escorregar desta maneira vai ser complicado levantar o moral. Queira Deus que eu me engane!
Já estou a ver que no jogo da supertaça o chiclete vai pedir aos galinaceos para "meterem" a bola por alto para a cabeça do Cardoso, pois a nossa defesa não vê uma nas alturas.

Anónimo disse...

Caro Tiago, o Futebol Clube do Porto apresentou-se naturalmente com uma equipa diferente do jogo anterior, no entanto teve o azar da lesão de Rúben Micael que foi substituído por Castro.

O jogo em si começou lento, apesar disso em resultado de um canto tanto Sapuranu como Walter falharam quase simultaneamente oportunidades para marcar.

Posteriormente Varela conseguiu assistir muito bem Walter que inaugurou o marcador e já começou a fazer render o peixe.

Este jogo tem decorrido em ritmo pouco elevado, sem oportunidades de golo ou jogadas entusiasmantes.

Destaques pela positiva para as exibições de Varela, Belluschi, Castro e obviamente Walter.

O restante elenco esforçou-se, mas não se evidenciou, para além disso em termos defensivos a equipa denota algumas lacunas.

Cumprimentos
Porto Castle

Anónimo disse...

Eu não vi o jogo todo,mas deu para reparar que continuamos a errar defensivamente e muito...espero que sejam corrigidos até aos jogos oficiais.
QUE ENTRE O HULK, O BRUNO E O MEIRELES!

João Manuel Couto disse...

Apesar das várias ocasiões de golo criadas pelo Bordéus, quase sempre protagonizadas por Abdou Traoré, foi o FC Porto que dispôs das melhores oportunidades na primeira parte. Na sequência de um canto batido por Belluschi, Sapunaru cabeceou para grande defesa de Olimpa. Na recarga, Walter também não conseguiu facturar quando estava em boa posição para colocar os portistas em vantagem no marcador.

O mais recente reforço do FC Porto acabou mesmo por marcar na sua estreia a titular, atirando de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza do Bordéus após assistência de Varela na esquerda.

Na segunda parte, o ritmo de jogo caiu um pouco e o Bordéus acabou por conseguir virar o resultado em dois lances de bola parada. Primeiro, Ayité cabeceou para a igualdade após um mau alívio de Souza na sequência de um canto que favoreceu o Bordéus. Porém, o médio do Togo empurrou Sapunaru para conseguir espaço para visar a baliza. Depois, Ciani, também de cabeça, atirou para o segundo golo após um livre batido por Wendell na direita.

abraço

Anónimo disse...

rua AVB que vergonha, nao ha fio de jogo n há nada...o que é isto?

espero que o presidente corrija este erro crasso deste principiante como fez com del neri

Anónimo disse...

o porto esta mesmo muito fraquinho a nivel de defesa, rolando menos mal mas maicon e sereno sao mesmo muito fracos serao jogadores para nacional e guimaraes, miguel lopes e sapunaru para defesa direito??? penso q sera fulcral comprar bons defesas urgentemente se sair o alves via com bons olhos pelo menos para 1 ou 2 épocas o ricardo carvalho... a defesa direito o fucile serve mas se for vendido vai ser complicado...

Anónimo disse...

e ja agora penso q com os jogadores q temos para a supertaça penso q o avb deveria jogar com o seguinte 11, na baliza o helton, na defesa m. lopes, rolando, maicon, a. pereira no meio campo o fernando, moutinho e micael se a lesao n for grave se n poder jogar q jogue o castro e na frente sem duvidas hulk, varela e falcao....

Anónimo disse...

Mais um jogo de preparação.
Algumas boas indicações.
Estou confiante num bom ano futebolistico.
Supertaça?
Daqui a mais 2/3 semanas seria bem melhor,mas um dragão é um dragão...

Anónimo disse...

Sereno é uma nulidade em campo... tem mto que aprender. A restante equipa tem de afinar a qualidade de passe e afinar a pontaria à baliza.

Bart Simpson disse...

Irra que até no futebol de praia levamos banhada! E ainda por cima dos vermelhos.

James disse...

Impressiona a facilidade que a retaguarda dá aos adversários. Uma extensa avenida, falta vontade em marcar, falta capacidade física e tática em lançar-se ao corpo do adversário para impedi-lo de cabecear. Apenas um adendo, não temo galinhas, pardais, pombos e tampouco qualquer guarânias. Vejo o "guarani" citado como um atleta limitadíssimo cuja verdadeira faceta foi aquela apresentada na Copa do Mundo. O cidadão que vimos na época anterior, teve facilidades e a complascência de todos. O raio não cairá no mesmo lugar por 2 épocas consecutivas. O único raio que bisava épocas atendia pelo nome de Mário Jardel e vestia o emblema do Dragão. Meu quinhão de paciência com o FCP ainda mantém-se intacto. Mas há a necessidade um central que imponha respeito na cozinha portista. E que se dê final à novela Bruno Alves-Washington, esse assunto é insuportável.

Dragão Maronês disse...

Acho que precisamos urgentemente de um ou 2 reforços para a àrea central da nossa defesa. Que tal aumentar o ordenado ao B.Alves para ele ficar connosco, apesar do pai que tem?
Aquele Sereno...o que terá sido que o recomendou para o nosso clube? Só para fazer desfeita ao Guimarães parece-me pouco. Desfeita, desfeita era te-lo deixado ficar em Guimarães.
O Ukra que tão bem jogava em Olhão, hoje não se aguentava de pé. Quantas vezes caiu ele durante o jogo? Gostei do Castro, gostei do Alvaro Pereira e não gostei nada da velocidade a que a nossa equipa joga.
Esperemos que no próximo Sábado (ou Domingo?) as coisas saiam melhor, senão... o melhor é irmos a Fátima rezar à Santa.
Bibó Porto!

James disse...

Ah, o Walter, meus caros senhores e senhoras deste incontestável e saboroso blogue. Eu falei a vocês, meus caros, o miúdo que já nem é tão mais miúdo vai brilhar. Disse cá que ele tem um problema que o aflige, as partes endocrinológicas, tem forte tendência a ter um pequeno sobrepeso. Como aquele que também detinha o nick que lhe dá a atual alcunha, BIGORNA, no caso, o ídolo do passado, Claudiomiro. Assim como o futebolista dos anos 70, também é um moleque iletrado. E escreveu através dos gols e não de letras, o seu nome na história do desporto-rei. Aguardemos mais coisas boas do Walter, meus caros. Um bocadinho apenas de paciência. Aponto o mesmo como uma das 5 novas sensações do Velho Mundo na posição de avançado para esta época.

RCBC disse...

O balanço da participação do FC Porto no torneio de Paris é muito negativo em termos de resultados e, no mínimo, preocupante em termos de ilações a retirar em relação ao actual plantel.

Do meu ponto de vista, o sinal mais preocupante foi o facto de termos sofrido 3 golos em 3 lances de bola parada, denotando falhas graves nas bolas aéreas que originaram 2 derrotas. Se no 1º golo do bordéus apenas a cegueira da equipe de arbitragem permitiu que os franceses empatassem o jogo (só faltou o defesa francês tirar um olho ao Sapunaru!), os outros dois golos sofridos não auguram nada de bom tendo em conta uma possível saída de Bruno Alves. Já o disse aqui por variadíssimas vezes que a sair Alves, então que se arranje uma alternativa credível mesmo que para isso se tenha gastar alguns milhões de €. A tal historia dos investimentos reprodutivos e dos que apenas servem para gastar dinheiro…

Quanto a destaques positivos, pareceu-me boa a participação de Souza no jogo de hoje, o bom desempenho de Castro e os bons pormenores de Belluschi…no sector intermédio, tudo o resto me pareceu demasiado fraco face àquilo que esperava.

No ataque, gostei de Varela e do Ukra… Hulk tem de tentar melhorar um pouco o seu jogo colectivo, porque a qualidade está lá, mas também os adeptos têm de compreender que é mais fácil um jogador que tenta mais vezes o um contra um perder a bola, do que um que apenas faz passes laterais. Hulk é um jogador de rasgo individual que resolve um jogo de um momento para o outro. É provavelmente o diamante mais valioso que temos no plantel, é preciso saber faze-lo evoluir bem, em conjunto com todos os outros.



Nota final: o problema de uma pessoa que está habituada a lagosta, é quando lhe apresentam um bitoque na mesa… e este é um problema que todos nós portistas actualmente temos…muitos anos de vitorias, muitas conquistas e muitos bons jogadores aumentaram o nosso nível de exigência e a nossa expectativa em relação ao desempenho da equipa!
Não basta um nível razoável/médio da equipa, é necessário um nível alto para satisfazer os exigentes adeptos portistas…o problema acaba por ser esse… por exemplo, perder 2 jogos seguidos como neste torneio causa-me uma sentimento estranho porque não habitual…
No entanto, não me parece ser altura de entrar em desvarios e desesperos porque a situação não justifica que tal aconteça. E nem uma possível derrota na supertaça nos pode fazer duvidar do futuro desta equipa e deste treinador. Há problemas? Sim, há! Qual a melhor forma de os resolver? Com a ajuda de todos, adeptos (todos eles!), treinadores, dirigentes e jogadores… Tudo a remar para o mesmo lado!


Começo a ficar mesmo farto do folhetim Alves/Meireles... já começa a cheirar um pouco mal!!! Pelo amor de Deus, se é para Meireles e Alves saírem que saiam já e se procurem alternativas ao central português. Por 20 milhoes, 10 milhoes ou 5 milhoes já começo a ter a sensaçao que o melhor é vendê-los seja por que montante for, sob pena de lixarmos a planificaçao da equipa e do plantel por causa das vonatadinhas de 2 ou 3 jogadores...o FCP nao pode nunca, alterar e condicionar a sua planificaçao por causa de caprichos de m**** de 2 ou 3...Isto já começa a cheirar muito mal, e pode mesmo condicionar negativamente toda a equipa!

hucher disse...

Vendo que uma grande parte dos comentários são sobre os defeitos da equipa eu vou tentar dentro do que vi o que acho de melhor em alguns jogadores o que acho que esta muito melhor é o Belluschi pois hoje vi um Belluschi que recuperou muitas bolas e junto a isso tentou levar a equipa para a frente mais varela deu um golo a Walter e aqui achei que o nosso treinador tirou-o talvez porque não quer mostrar o melhor porto para passar a ideia de equipa em construção e no sábado surpreender tudo e todos com uma equipa forte pois se a ideia era ganhar o torneio ele não mudava a equipa toda...

Obrigada sr Tiago por me deixar comentar no seu blog eu que venho todos os dias ver ...

falcao disse...

Boa noite Tiago,

O FCPorto na primeira parte apresentou-se digno de um campeão e aquelas perdidas do Sapunaru e do Walter, Walter foi o que mais me surpreendeu no meu disto tudo; um jogador que só fez um treino e estreou-se a marcar e foi o único que marcou neste torneio por isso temos de lhes dar os parabéns!
Na 2ª Parte foi um caos um mau alivio permitiu aos franceses inaugurarem o marcador, mas foi golo em falta, aquilo era falta clara, fg mas que foi aquilo?!
3 golos em bolas paradas?!
E o 2º golo a defesa que se cuide.

abraço

ruimanelfcp disse...

Boas,

FCPorto com ritmo com o AVB?!
O AVB vai aprender, ele é internacional e já jogou em clubes estrangeiros, ele vai levar-nos às vitórias.
Mas estas derrotas não me cheiram....

abraço

Anónimo disse...

Viva !

Estou de ferias e nao acompanhei qualquer jogo do Porto.

Estive em portugal e agora estou nas asturias. Apesar da falta de tempo para tudo fazer ainda deu para visitar a loja azul.E conhecer um mister.A loja azul começa a ter certas bricandeiras que podem ser engraçadas. Pena é que esteja isolada, longe do centro ou que so exista no porto.

Desde ha muito o fc porto é muito mais que a invicta.Como tripeiro nascido na historica rua da Constituiçao é algo que me agrada tal projeçao.

francamente, nao estou nada preocupado com as derrotas do porto. jogo de preparaçao é jogo de preparaçao

muito mais preocupante, como ja aqui escrevi,foi a escolha da participaçao no torneio de Paris; Porque raio foi o porto legitimar um clube que é a vergonha do futebol frances?

Nao faço parte da facebook, mas o meu filho faz, ele que tem uma camisola azul e branca.

se li bem o porto jogou em amarelo.

Eu penso que é preciso ter respeito pela cor da camisola ( foi um dos primeiros textos que escrevi para este blog );

e DESCULPEM la : se a cor preferida dos norte americanos é o amarelo , a minha é azul e branca.

E Viva o Porto !

PortoMaravilha

James disse...

Uma coisa que deixa-me intrigado para iniciar os trabalhos na semana que se inicia é se a questão Bruno Alves vai ser resolvida. Voltando uma pequena margem no tempo num post do Vila Pouca, há duas opções para o miolo da defesa, ambos brasileiros. Só que eu estou a pensar que precisamos de um homem que chegue para a titularidade. Seria este, Miranda, do São Paulo, que encontra-se numa posição economicamente desconfortável e vive mau momento futebolístico? O outro citado, Rafael Tolói, mais novo em idade, não pode ser a citada "garantia". Ainda há de comer muitas tigelas de mingau para vestir o fardamento de um colosso como é o Porto - suas últimas atuações tem sido demasiadamente fracas, ofuscando as críticas pra lá de positivas que cercavam o seu futebol apresentado num passado recente. Não suporto senões e mundo repletos de "SES" mas caso BA saia, uma contratação no setor não poderia impedir uma evolução do Maicon, que parece ter mostradio repertório para evoluir? Até porque, como o setor parece ser o mais "inseguro", AVB possa lançar Rolando e o tal "reforço" naquelas bandas, preterindo o jogador mais jovem. Hoje, não sei até que ponto é confiável mais colocar nossos atletas mais jovens a rodar, ganhar experiência. Embora possa ter ocorrido uma série de infortúnios na questão Helder Barbosa, o que vi de Ukra, que mantinha minhas esperanças acesas sobre si, foi pouco e algo que fez ficar "descrente" de suas potencialidades dentro do Dragão. Fui eu, iludido com as apresentações do miúdo com o pavilhão de Olhão? E claro, a pergunta que não quer calar, Maicon é este homem ideal para nossa defesa?

Anónimo disse...

Caro Tiago:

Eu amo o meu F.C.Porto, defendo-o com unhas e dentes, mas também critico quando preciso de criticar não tenho umas palas nos olhos, não pode ser oito ou oitenta... Neste momento estamos a jogar muito pouco, e com o ritmo que os ORCS estão, vai ser muito complicado ganhar o jogo, depois não diga que não avisei!
Repare no número de jogos dos ORCS! Nesta altura ja deveríamos ter um onze base, e não andar a experimentar jogadores a 7 dias de um jogo tão importante, não pela taça tão pouco pelo dinheiro, mas mais do que tudo A HONRA!

Anónimo disse...

o jogo todo. Gostei mais deste jogo do que o de ontem. Se o Sapunaru hoje escondeu bem a falta de qualidade, já o Sereno..tem estado uma desgraça!Precisamos reforços para a defesa..já tenho saudades do NAC.Gostei do meio campo (Souza,Castro e Beluschi) que fizeram quase os 90 minutos, daí a quebra final. Varela a começar a jogar, Walter promete mas ainda esta gordo e Ukra alguns furos abaixo (seria melhor empresta-lo). Ao contrário do que tenho lido não desgostei do Rafa. James já mostra alguma coisa mas continua com medo de errar de ir para cima do adversário...de arriscar.Ainda estamos azuis clarinhos...

Bruno Ferreira disse...

Boa noite caros portistas,

Venho seguindo este blog há bastante tempo e tem sido um prazer.

Acho que o "Mister" André apostou em dois "onzes" num claro objectivo de rotatividade e acima de tudo, tempo de jogo a todos os jogadores. É natural que ainda não haja entrosamento e rotinas entre alguns jogadores manos utilizados e sinceramente não estou preocupado com isso porque parece-me que o treinador já tem o seu "onze" perspectivado com uma ou outra incógnita, nada de transcendente. Tenho dois ou três reparos destes dois jogos: qualidade e precisão de passe precisa de ser trabalhada ainda mais, claro que com outros protagonistas, a história vai ser outra; é preciso encontrar um fio condutor de jogo estável e por último, a defesa: não vendendo o Fucile, os laterais vão explorar bem as alas, no que toca à dupla de centrais, há erros, mas que são normais e tenho a certeza que vão ser corrigidos à medida que vão jogando juntos e complementando-se.

Neste torneio, valendo o que vale, julgo que o "Mister" André deveria equacionar outro sistema táctico, nomeadamente o 4*4*2 ou até um 4*1*3*2, porque vai haver alturas em que o FC Porto vai estar a perder com o 4*3*3 e seria bom criar rotinas com outro sistema, mas duvido que essa matéria não deva ter sido já testada em treinos.

Estas duas derrotas valem o que valem, para mim, foi notório o sistema de rotação de jogadores e há aspectos positivos que já foram retirados em alguns comentários que já li.

Estou confiante para o próximo embate, vamos estar preparados e vamos ganhar.

Cumprimentos,

Bruno Ferreira

Anónimo disse...

Porquê que o cabeçalho do site do porto voltou atras e apresenta de novo os equipamentos do ano passado e a imagem com jogadores, como o Bruno Alves, o Meireles e o fucile em evidencia?
será que depois do torneio de paris se aperceberam finalmente de algumas más decisoes que estao a ser tomadas?...

Anónimo disse...

Há que tomar medidas....

Antonio Silva disse...

pronto prévio: mais que perder, não gostei nem um pouco, do discurso de AVB no final, «chutando» na direcção do árbitro... o último lugar! só admito, se for um lapsus-linguae, caso contrário, não sendo alarmante, será preocupante.

ponto intermédio: era, como continua a ser, meu entendimento que este torneio, estes 2 jogos, deveriam ter servido para AVB começar deste já a preparar um «onze» previsivel para o próximo fds, pois esse, já será doer... ainda que num jogo de emoções totalmente díspares dos até aqui feitos. no entanto, AVB, assim não pensou e resolveu fazer testes e mais testes e retestes... é pena... continuo a achar que a prioridade deveria ter sido outra.

quanto ao jogo em si, gostei de muito pouco, não gostei de muito mais.

defensivamente, estáa ser um ai-jesus... e querer ver o problema unicamente em alguém que supostamente não quer cá estar (já se deveria ter posto à margem há muito, é a minha opinião!), acho sinceramente demasiado redutor... o problema é mais profundo... falta ali, estabilidade, muita estabilidade... MLopes, continuo a achar não ser 1ª opção óbvia (demoram muito a fazer de Fucile o eleito?), no centro, se Maicon vai enganando, Sereno deu hoje um claro tiro nos pés, e Rolando precisa de alguém «forte» ao seu lado, caso contrário, torna-se mediano; já na esquerda, APereira é titular de caras, sem concorrência, com Rafa ainda muito amarelinho.

no meio-campo, é o lugar que menos me preocupa, dada a muito boa qualidade reinante... exluindo obviamente Guarin, pois Tommy já cá não mora... e atenção que incluo Castro nos meus eleitos de «top» pró meio-campo.

já no ataque, parece-me que nesta hora, a opção é clara, num triunvirato Varela-Falcao-Hulk... a partir daqui, são boas opções, com qualidade acrescida que podem sempre trazer algo novo... e com um bigorna ainda muito «bigorna» no que toca a peso (talvez daqui a uns 15d a 1m, venha a ser um caso sério; até lá, muito dar no cabedal que esse cú tá a pesar chumbo, tendo dado para apenas 15/20m.

a coisa não tá boa, preta é que nunca, mas convém arrepiar caminho, que amanhã, já é a doer... num jogo completamente diferente, por todos e mais alguns motivos..

medo? medo que quem? tao é todos doidos... vou de férias, mas sábado, interrompo-as só pra o ver vencer... em Aveiro city!

ps - no resto, não me vou sequer intrometer em discussões do estilo "a minha é maior que a tua", "a minha é mais grossa que a tua", etc etc... é tão deprimente o que acabei de ler, onde não existem sequer inocentes, que me abstenho de comentar... apenas e só, que em todos aqueles que intervieram na «peixeirada», a amizade que nutro por todos, supera essa semi-desilusão... mas como já são todos meninos mais que crescidos, não tendo sequer idade para levar uns bons tabefes, deixo-vos resolver as coisas da forma que melhor entenderem (espero que bem, obviamente!), pedindo-vos apenas, muito humildemente, que deixem de fora este espaço de tertúlia no que toca a essas discussões «sexualizadas». Abraço a todos vocês, sem excepção.

Anónimo disse...

Vamos lá ver as coisas,ontem um golo em fora de jogo,hoje o primeiro golo em falta que até a minha avózinha via...O meu onze para o proximo jogo.
Helton,Fucile,Maicon,Rolando,A.Pereira,Fernando,Moutinho,R.Micael(*),Varela,Hulk,Falcao.(*)depende se não estiver lesionado.Depois tem o Raul Meireles (sai não sai)já que o Bruno Alves está castigado,não vai jogar ...Força Porto

Anónimo disse...

Bom dia ,eu gostava que em vez do pessoal estar aqui no blog num guerra de alecrim de manjerona ,que se discuti-se a verdadeira realidade do que se passa , e do pq das coisas estarem como estão,deixando sempre de lado a parte do Treinador ,pois só o tempo lhe dará razão ou não.
Sinceramente penso que esta vai ser mais uma época perdida ,por culpa da SAD.É frustrante mais uma vez começar a época sem ter o plantel defenido ,uma autentica trapalhada que só nos vai prejudicar ,neste momento estamos a anos luz dos da 2ºCircular e essa é que deve ser a n/preocupação. Eu tenho ainda alguma esperança mas cada vez mais se começa a desvanecer.
Força Porto .

Ricardo FCP disse...

Mas o que??Nao se pode criticar e opinar relativamente há palhaçada instaurada no FCP!!!Um adepto do FCP nao se pode considerar como tal ao esbranquiçar as fragilidades demonstradas,nos portistas somos com certeza a massa associativa mais exigente em portugal e nao é por mero acaso..Temos que criticar quando há razao para tal,temos que aplaudir,venerar até quando merecem..Nao nos podemos calar e esperar que a crise passe..Temos um lema e um clube a defender que ninguém pode defender por nós..Se o teu filho faz asneiras,ignoras e esperas que ele se eduque sozinho,evidente que o repreendes para o bem estar dele e para o da familia,neste caso o nosso filho é o PORTO e logicamente nao podemos deixar em claro!!Sou fa da estrutura profissional portista e acredito que as provas dadas no passado seram posteriormente refeitas no futuro porque acredito,mas era de uma incompetencia abismal se eu nao me lembrasse que tambem no passado criticas construtivas foram determinantes para o exito do nosso clube..Concordo com inúmeras criticas aqui no forum mas estas que passo a citar de seguida sao efectivamente para mim as mais preocupantes..1-Será bom esta rotatividade toda no plantel??Em que alguns desses jogadores nem ficarao no plantel.Nao seria melhor por esta altura ter uma equipa base ganhando assim consistencia técnico-táctica como infelizmente vem fazendoo nosso adversário slb e com resultados..2-Mercado de transferencias,apesar de admirar o FCP no mercado,de há uns anos para cá tem ficado a desejar,nem digo pela qualidade de compra mas sim pela inequivoca falta de timing,ok que o FCP espera sempre pela melhor oportunidade para contratar mas quando está em causa uma época de forte oposiçao nao era de ter já a sua equipa definida de maneira a nao andar "ohhh pai ohohhh pai" em dezembro e ter a época em risco por x ou y posiçao?............Na vida há que tomar decisoes em prol do sucesso,dai advem criticas,alegrias,desavenças mas quando é uma naçao,um grupo forte e unido a demonstrar estas virtudes so existe um clube e esse clube ""SOMOS nós PORTO!!""Por isso criticar é alimentar a chama que há em nos em querer bem o nosso FCP,nao se trata de pessimismo mas sim de querer simplesmente o bem!!BIBÓPORTO!!!! Ricardo Oliveira

falcao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
falcao disse...

Boas,

Jogo fraquinho, e aquela defesa valha-nos Deus!

abraço de
Remetente FCP

Anónimo disse...

Convem não esquecer que grande parte da nossa defesa está a treinar há muito pouco tempo: Fucile;Rolando e APereira.....

Tiago Araújo disse...

Boas,

Sábado vamos dar cabo dos vermelhos.....

Em relação a este jogo deste fim de semana fraquinho mas melhor qualquer coisa que o PSG, no entanto a surpresa foi Walter que já marcou neste Torneio......

abraço

Anónimo disse...

..."vamos ganhar aos vermelhos, porque nós gostamos deles assim, arrogantes, cheios de optimismo, confiantes, é quando lhes ganhamos mais depressa.»

Só espero que este amigo tenha razão...que seja uma espécie de Zandinga...!

guima disse...

tambem é dificil trabalhar sem ter o plantel completo e ainda pra mais a uma semana de arrancar os jogos oficiais e com jogadores a quererem sair (bruno alves e raul meireles) e sem tarem resolvidos as suas situaçoes. com a saida do raul nao se vai notar muito mas a do bruno nota se e o porto tem que arranjar um bom central pra jogar com o rolando (ze castro gostava de o ver no porto).....uma coisa boa neste torneio é k nao jogou sempre com uma equipa base e a nossa equipa base vai ser forte deste o GR ao AV. força porto

Jorge disse...

vi o jogo e admito que não gostei muito, mas como já disse repetidamente, é preciso ter paciência e não esperar demais antes de tempo.
quanto ao jogo do próximo sábado, vamos a ver. comparando a nível teórico e tendo em conta as últimas exibições e os diferentes níveis tácticos e físicos estamos abaixo do Benfica, isso é inegável.

agora a teórica no futebol muitas vezes é um mero tubérculo, como sabemos...por isso vamos em frente, o jogo é para ganhar!!!

um abraço,
Jorge
Porta19

Anónimo disse...

Por amor de deus, tou FARTO de ler opiniões pessimistas. Olhando Para o plantel do Porto e do benfica n consigo perceber de onde vem esse pessimismo. São superiores a nos em q sentido? Aímar? Cardozo? CM? deixem me rir...
Quanto aos nossos centrais, e apesar de concordar com a contratação de mais um central, a dupla rolando/maicon n e assim tão ma como querem fazer parecer.
Criticar a equipa qd e preciso sim, mas há limites. Chega de exageros.

João Manuel Couto disse...

Parece que o Bruno Alves vai jogar na supertaça já fico mais descansado :):):):)

Anónimo disse...

Na minha opinião, acho que estamos bastante bem servidos do meio campo para a frente.
O único problema que temos e que está à vista de todos é na posiçao DC (contando claro com o fucile).
E se calhar o DC que a equipa necessita nao esta assim tao longe. Nao seria melhor emprestar/ceder o Sereno ao braga e contratar, por exemplo, o Moisés?

De resto, continuo sem perceber o que o meireles e BA foram fazer a paris. Mais valia ficarem a fazer companhia ao coitado do mariano que ficou sozinho no olival.
saudacoes portistas

ruimanelfcp disse...

A passagem do FC Porto por Paris saldou-se por duas derrotas, embora para o treinador dos dragões esse seja um detalhe, por se estar ainda na pré-temporada. "Quantas vitórias consecutivas tivemos?", atirou aos jornalistas quando confrontado com o desempenho ante PSG e Bordéus.

Mais importante do que os resultados foram os apontamentos que tomou daquilo que correu mal e promete corrigir ao longo de uma semana que tem no horizonte o primeiro troféu oficial da temporada, a Supertaça. "Sofremos dois golos de bola parada, temos de melhorar. Vamos tratar disso esta semana, embora seja difícil recriar em treino as situações mais emotivas de um jogo", reconheceu. Mas ressalvou que esses lances tiveram origem na "constante procura da falta e um árbitro que apitou tudo e ajudou à festa dos clubes franceses". "Já no jogo do Bordéus com o Roma tinha sido assim. E no primeiro golo houve uma falta claríssima sobre o Sapunaru", acrescentou.

Com o pensamento no confronto com o Benfica, Villas-Boas assegurou que o "grupo terá outra motivação". "Esta semana os jogadores estarão mentalmente mais disponíveis, devido à motivação de um jogo oficial e de um título a disputar, que queremos ganhar", sublinhou o técnico portista, para quem isso seria uma forma de "dar um sinal às pessoas do clube".

Enquanto esse sinal não chega, Villas-Boas vai dando outros, como o reconhecimento que, a par das bolas paradas, "é preciso definir melhor os momentos de pressão em conjunto e melhorar a posse e a mobilidade".

Bruno Alves e Raul Meireles voltaram a não ser utilizados. Foi mais uma evidência de que vão sair? E se assim for, virá um central? O treinador recordou que também Tomás Costa não foi utilizado em Paris, evocando o limite de seis substituições por jogo, mas admitiu estar "à espera que o mercado funcione". "Se foram poupados? Nós não temos de fazer a gestão dos outros clubes, se há interessados que se mostrem", atirou, garantindo que serão ambos opção para o Benfica.

fonte: ojogo.pt

smcrFCP4ever disse...

Estive a ler com muita atenção alguns dos comentários deste blog, achei alguns bastante pertinentes.
Sendo sócia do FCP há vários anos é com algum desconforto que assisto a este final de época, desastroso, nomeadamente a Final da Taça.
Na minha opinião acho que o Professor Jesualdo deveria continuar a comandar a equipa, seja ela qual for, pois durante o seu percurso no FCP ele foi sempre aquele que defendeu o clube e os jogadores. Embora não tivesse sempre concordado com as suas opções técnicas nunca coloquei em causa a sua capacidade de líder...e diga-se de passagem que ele nunca teve muito apoio da Direcção sendo muitas vezes deixado "à deriva"...
Para finalizar o meu comentário, digo apenas que se o FCP realmente quer iniciar uma nova etapa, ainda mais ganhadora, deveria começar a pensar numa reestruturação total...e não somente alguns "cantinhos" da casa..

Xico Vargas disse...

Não sei se resultaria, mas eu corria com a administração da SAD e punha o tolo do Octávio.

Um abraço,
Francisco Vargas

Anónimo disse...

Saudações a todos os portistas!

AVB...e esta hem? Efectivamente tem reunido concenso entre os portistas mas as comparações com outros treinadores e outras equipas são sempre muito subjectivas! Na minha opinião tem estaleca e bagagem para outros voos, nomeadamente o do nosso FC Porto, no entanto, e sendo ele o escolhido, também será preciso toda a direcção estar ao lado do treinador e ser o treinador a ter plenos poderes para fazer a necessária limpeza do balneário e disciplinar as prima donas tal como no tempo em que Mourinho dirigia os destinos da equipa! Gostava muito de ver AVB com toda a liberdade para trabalhar e escolher os seus sistemas, jogadores e métodos de trabalho. Domingos como já foi dito, penso que faz bem em continuar no Sp. Braga. A experiência da Champions vai amadurece-lo bastante e dar-lhe um conhecimento em alto nível que como treinador ainda não tem, mas acho que temos que concordar que um dia será treinador do FC Porto. Estou muito curioso sobre esta época de Domingos, quero ver a pré-época e a época que vai fazer ao serviço do Sp. Braga, penso que será nesta temporada que irá demonstrar o seu estofo como treinador. De PB e outros que tais nem vale a pena falar..Quanto a estrangeiros...gostava muito de ver 2, ou Gasperini (Génova) ou Martin O'Neil (Aston Villa), especialmente o segundo pois sempre gostei da filosofia das equipas de Martin O'Neil desde o seu ENORME trabalho com o Glasgow Rangers e agora com o Aston Villa.

Cumprimentos

falcao disse...

Boas,

FCPorto ontem na 1ª parte digno de um campeão e na 2ª que se passou?
Uma pré época sem nenhum troféu?!
Eu estou confiante em relação ao AVB e há 1 não também o disse em vários blogues,......

abraço E PARABÉNS PELO BLOGUE!

falcao disse...

eu acho que o AVB foi uma boa escolha para o comando do FCPorto

Tiago Araújo disse...

Caros portistas,

Eu logo à noite por volta da meia - noite, vou publicar um post acerca do Bruno alves uma opção para a supertaça, e depois dêm a vossa opinião ou critica.

abraço

João Manuel Couto disse...

Tiago,

Logo cá estarei para comentar :)

abraço

João Manuel Couto disse...

Isto não é preocupante, é só uma pré época eu estou confiante no AVB, ele é um treinador de boa qualidade e sabe o que fazer, sábado é esmagar os mouros e mostrar quem manda no reino do dragão, CONCORDAM?

P. Ungaro disse...

Obrigado pela força Tiago ...

Anónimo disse...

VIVA O FCP!
BA quase garantido no fcp e na supertaça!

Anónimo disse...

Isto realmente começa a dar-me cá uns calafrios, que nem vos passa pela cabeça.

Anónimo disse...

Será que o AVB vão trazer tudo de bom ao fcp?!

James disse...

Não somos clube de prostíbulo onde elegem-se o favorito deste cliente, o favorito daquele e acolá. Concordo em tudo com o que Vila Pouca postou. Meu interesse seria por Paciência a treinar a equipe. A virtude do portismo é justamente essa, poder opinar algo discordante mas em comunhão, unir forças em torno do comandante, que hoje é AVB. Quanto a época dos ORCS, o que posso afirmar é que por cá em terras tropicais, fomos entupidos de jogos deles. Tenho cá minhas hipóteses de como o Porto pode ganhar ao "Cagões". A tão decantada defesa deles, que seria a estrutura basilar para que os mesmos possam de forma descontrolada atacar - pra minha pessoa, o método de Jesus é tresloucado, não há virtude tática em bater o adversário e sim, a ansiedade, a volúpia, sem qualquer apetrecho tático que possa engolfar o adversário. Tentam aplicar uma política de terra arrasada, apenas isso. Fez o sucesso que fez muitas vezes por razões obscuras. E outra, quem está com medo de Cardozo, indico nem fincar o coração em Aveiro, a nossa Veneza. De nada adianta acompanhar o Dragão já com o pensamento de pessimismo. Medo de Cardozo, medo do Saviola? São jogadores de uma época apenas. Tendem a refugar a partir desta. E tenho dito!O caminho para o Porto conquistar novamente o seu lugar de destaque neste burgo passa sim por Aveiro. Mas sem táticas obtusas, sem invenções. As invenções e os milagres, deixemos com Jesus. Do lado de cá, a palavra que impera é TRABALHO!

Armando da Rocha disse...

Plenamente de acordo!

Mudámos de treinador, mas continuamos macios (serenos) a deixar jogar. Está muita gente no plantel (e não só...) acomodada, que não tem qualidade nem "garra" para vestir a nossa camisola!
No entanto, Sábado lá estarei a apoiar!

Anónimo disse...

Meus amigos ...
Ou melhoramos muito, ou ...
Abraço e boas férias.

Anónimo disse...

Confesso que estou muito apreensivo. Ainda não vi nada que me deixasse particularmente entusiasmado (bem pelo contrário); por outro lado, as outras equipas concorrentes (Benfica e Braga) estão a um nível bastante superior.

Vamos lá ver se, nos jogos "a sério", isto se inverte!

Toca a ir buscar o "caneco" a Aveiro!

João Manuel Couto disse...

Ouvi dizer à bocado na Rádio que o BA poderá jogar na supertaça.

Anónimo disse...

Que não se culpe AVB pelos erros da SAD portista.O folhetim do vendes/não vendes já raia o ridículo. Vamos chegar lá, mas tem de haver calma e optimismo.

Porto, sempre

Anónimo disse...

infelizmente a q dar o merito aos vermelhos jogam muito vai ser preciso trabalhar muito e comprar bons jogadores para chegar ao nivel deles é preciso dizer as coisas com frontalidade e como elas sao neste momento como o villas ja avisou e bem eles jogam ao mais alto nivel marcam golos atras de golos e a nossa defesa a tremer assim.... espero q o porto volte rapido a ser o melhor...

Anónimo disse...

André Villas Boas confessa o maior dos pecados, que há questões no sector defensivo a resolver em relação às bolas paradas. E percebe-se que tenha esta ideia, porque está nos olhos. O FC Porto, a poucos dias de iniciar as provas nacionais, revela pormenores visíveis de desentendimento na defesa.

Anónimo disse...

Que raio se passa?!

AVB portista?!
O AVB à 1 ano quando treinava na Académica ele disse que era portista desde as pontas dos cabelos até às pontas dos dedos da pele, li isso no JN.
Quando ao jogo de ontem foi um torneio para esqueçer.

abraço

Anónimo disse...

Será que temos um novo josé mourinho?!