domingo, 15 de agosto de 2010

Naval 0-1 FCPorto - O novo Porto de AVB só apareceu na 2ª Parte


assistência: --- espectadores.

árbitros: Paulo Baptista (Portalegre), José Braga e Luís Tavares; 4º árbitro: António Costa.

NAVAL: Salin; Carlitos, Lupéde, Rogério e Janathas; Godeméche «cap.» e Hauw; João Pedro, Hugo Machado e Marinho; Previtali.
Substituições: Marinho por Camora (61m), Hugo Machado por Giuliano (71m) e Previtali por Edivaldo (81m).
Não utilizados: Jorge Baptista, Michel Simplício, Godinho e Gomis.
Treinador: Victor Zvunka.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Varela por Guarín (60m), Belluschi por Rodríguez (72m) e João Moutinho por Souza (86m).
Não utilizados: Beto, Sereno, Miguel Lopes e Ukra.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcador: Hulk (83m, g.p.)

Disciplina: Cartão amarelo a Rogério (29m), João Moutinho (44m), Carlitos (63m) e Guarín (74m) e Jonathas (82m).

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Fizemos uma segunda parte muito, muito forte»

Motivação e desejo : «Na primeira parte sentimos algumas dificuldades, mas conseguimos fazer uma segunda parte muito, muito forte. Tivemos a organização que queríamos e aliámos motivação e desejo. Conseguimos envolver os laterais e aí crescemos como equipa.»

Determinante Guarín : «As alterações que fizemos foram no sentido de sermos mais agressivos. A entrada do Guarín foi determinante, para desequilibrar um pouco o bloco da Naval. Obrigou um dos médios da Naval a baixar e conseguimos criar situações até chegar ao golo.»

Agressivos e pressionantes : «Na segunda parte, fomos mais agressivos e pressionantes. O tempo corria e as oportunidades não nos estavam a deixar chegar ao golo, mas antes do penalty estávamos dispostos a ser ainda mais agressivos em termos estruturais para procurar a vitória.»

Aporte de confiança : «Há consolidação de mensagens e de princípios. A vitória traz confiança. Dois jogos, duas vitórias, uma excelente exibição e uma boa exibição.»

Uma questão de cultura : «O F.C. Porto, pela sua cultura e pela cultura dos seus jogadores, é obrigado a jogar em vários sistemas. Vamos trabalhar o 4x3x3, mas hoje, com quatro médios, mostrámos que temos uma alternativa. E, se não marcássemos, íamos jogar em 3x3x4 até chegar à vitória. Ia lançar o Ukra e tirar um dos centrais. O F.C. Porto tem cultura para jogar em várias formas.»

Hulk: «Demorámos a entrar no jogo»

«Sabíamos que ia ser difícil. Eles estavam muitos motivados. Demorámos um pouco a pegar no jogo, mas no intervalo corrigimos e conseguimos três pontos que eram muito importantes. Tive confiança no penálti. Graças a Deus consegui marcar e quero dedicar aos meus filhos. Jogo em qualquer dos lados. Todos queremos ajudar a equipa»

28 comentários:

ruimanelfcp disse...

André Villas-Boas não mexeu em equipa que ganhou e repetiu o onze utilizado em Aveiro para a Supertaça, mas este sábado sentiu muitas dificuldades para vencer os figueirenses.

Na primeira parte, depois de escolher campo com vento a favor, a Naval conseguiu manter o jogo equilibrado e fica para o registo das polémicas uma queda de João Pedro na área, em disputa com Álvaro Pereira. O árbitro mandou seguir, sobraram os protestos nas bancadas.

No segundo tempo, o FC Porto aumentou a pressão e Hulk tentou de todas as maneiras. Aos 84, depois de uma mão de Jonathas a cortar a bola na área - lance que também merecerá repetições - Hulk deu então vantagem aos dragões.

ruimanelfcp disse...

O Varela não acho que tenha estado propriamente mal..só não esteve inspirado. Também não podemos estar á espera que ele jogue sempre como no sábado passado..

João Rafael disse...

De que site tiraste esta crónica ?

Tiago Araújo disse...

João Rafael,

Eu tirei esta crónica do site abola.pt como se pode ver no post, retirei esta crónica porque estive todo o dia fora e não pude ver muito do jogo, se eu tivesse visto o jogo todo a crónica teria sido feita por mim. abraço

Anónimo disse...

O FC Porto estreou-se na Liga com uma viagem à Figueira da Foz e uma vitória por 1-0 sobre a Naval. Boa exibição de Hulk, a marcar o penalty da vitória

João Manuel Couto disse...

O J.Moutinho tem que assumir mais o seu papel na equipa ele em termos ofensivos tem estado mt pouco em acção ele mal toca na bola tem estado bem em termos de entrega e em termos defensivos mas em termos ofensivos tem feito mt pouco esconde-se do jogo,o Fcp não é o Scp se não esta a jogar nada BANCO!
SOMOS PORTO!

João Manuel Couto disse...

ja começa os benfas a dizerem que o fc porto rouba e tal foi uma vitoria justa

falcao disse...

Grande golo do hulk, grande exibição, grande árbitro, parece-me que temos de volta o velho fcp que ganhava penta campeonatos e tal, sim senhor, este porto convenceu-me que podem ser campeões. O mais provável é marcarem um penalti a favor do BENFICA quando tiver 4-0, que é para equilibrar.
VIVA O FCP!

ruimanelfcp disse...

Este foi o primeiro jogo oficial em que o fcp teve mesmo dificuldades...

Gaspar Lança disse...

O que interessa são os três pontos!
Uma vitória algo estranha... Uma primeira parte péssima, pelo menos para mim e uma segunda parte... à Porto!
Ainda temos alguns aspectos a evoluir.

Um abraço

Unknown disse...

Foi um jogo de duas partes, no seu verdadeiro sentido. No final, penso que merecemos a vitória.

Os lampioes vao começar...

Carvalho Guimarães disse...

Foi um enervamento o jogo todo ----

ruimanelfcp disse...

A naval surpreendeu o porto na 1ª parte, estavamos à espera que entrassem na retranca para ir em contra-ataque mas mostraram uma boa abordagem ao jogo..
Ao intervalo o mister deve ter ligado os despertadores e entramos na segunda parte apostados em ir para cima deles, não os deixamos respirar e só não mnarcamos mais cedo porque não calhou...
Daqui a uma semana será melhor, mas aquela segunda parte deixou-me água na boca.. Abraços.

ruimanelfcp disse...

Vitoria com estrelinha, mas completamente justa.
Positivo:
- a capacidade de resposta de AVB nas diferentes fases do jogo.
- Maicon, gostei. Começo a achar que o central que vier irá para o banco.
Negativo:
- a ausência de James e Walter. Incompreensível que dois jogadores, que foram os nosso maiores investimentos, já tenham perdido 2 jogos (e vão perder a eliminatória da uefa) por razões burocráticas. Mas certificados internacionais a passar por 3 federações ...

ruimanelfcp disse...

Na garra, 2ª parte de grande empenho, à que tocar bombo quando é preciso, nestes campos jogar bonito é dificil, gostei.
VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Ultrasfcporto disse...

Ora boas, muito fraco este jogo, é certo mas o objectivo foi cumprido os 3 pontos estão cá e o resto é conversa.

Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos

Dragus Invictus disse...

Bom dia a todos,
Na primeira parte não fomos um Porto pressionante e dominador muito por mérito da Naval que entrou muito bem no jogo, a trocar bem a bola, e com 5 médios quase sempre em linha que ganhava as bolas ao nosso trio de meio campo. E quem não tem posse tem menos chances de criar oportunidades de golo.
Embora no meu entender a falta sobre Falcao na primeira parte seja penalti, uma vez que o jogador da Naval só consegue varrer a bola atropelando Falcao.
Na primeira parte faltou o amarelo para uma simulação de penalti vergonhosa de João Pedro, que devido ao protestos poderia ter intimidado o árbitro e o próprio Alvaro.
Na segunda parte a Naval entrou mesmo naquela de deixar correr o tempo, ver a reacção do Porto, para tentar conquistar um pontinho.
Mas o Porto entrou forte, mais pressionante e conquistou a batalha no meio campo, muito por força da excelente alteração táctica de Villas Boas que meteu os músculos de Guarin no meio campo.
Gosto deste treinador, porque não fica à espera do que vai acontecer. Mexe rapidamente sem receios. Passou de 4-3-3 para 4-4-2, e se o porto não marcasse iria meter Ukra para abrir o jogo.
Ontem notou-se a falta de uma solução de banco para a área.
Walter faz muita falta, porque se Villas Boas tivesse mais um ponta de lança, teríamos marcado mais cedo, a uma Naval que encostou às cordas e abandonou o ataque.
Apenas teve aquele contra ataque excelentemente resolvido por Alvaro.
Nota para os imensos adeptos do FC Porto presentes e os Super que empurraram a equipa para a vitória.
Quanto aos jogadores, saliento Helton que é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor. E a braçadeira trouxe-lhe mais responsabilidade e ele assume a sem medo, gritando e incentivando os companheiros de defesa.
O quarteto defensivo fez um excelente jogo.
Moutinho e Fernando são secam tudo à volta ... que formiguinhas de trabalho!!! fantástico! Belluschi até parece outro jogador com estes dois lutadores a seu lado.
Falcao sempre a lutar, esteve bem.
Hulk com muita vontade de resolver, por vezes excessiva, a querer rematar de longe e assumir a marcação dos livres ... mas Hulk é assim, é um daqueles jogadores que pode resolver num lance destes. Podia ter marcado naquele desvio por cima do GR da Naval que passou rente ao poste.
Varela lutou muito, mas um campo em que os jogadores estavam muito próximos dificultou a sua tarefa.
Nota negativa para este árbitro. Parecia a sinfonia do apito... deixou que os jogadores da Naval recorressem constantemente a faltas que travavam o ritmo de jogo.
Perdoou a expulsão a Jonathas, mais que uma vez. Este jogador só travava Hulk à pancada. Aliás este mesmo jogador agrediu João Moutinho e continuou em campo ... e ainda bem porque cometeu o penalti que nos deu a vitória.
Foi importante entrar a vencer, pois esta equipa precisa de vitórias para se consolidar e ganhar confiança.

Bom domingo para todos

paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

OrgulhoAzul disse...

Este jogo para mim vai ser referencia para todo o campeonato no que ao conceito de "bola na mão" e "mão na bola" diz respeito. Se bem que em anos passados um lance de passe para o GR numa das 1as jornadas num jogo do porto tenha sido avaliado sempre diferente no que restou do campeonato. é assim...

ruimanelfcp disse...

1.ª parte displicente, boa 2.ª parte a mostrar que temos equipa. Hulk excelente, Fernando magnífico. Helton: fez-lhe bem deixar a viola; atento e seguríssimo. Fica-lhe bem a braçadeira de capitão.

ruimanelfcp disse...

Assim não dá!
A mim pareceu-me que o jogador navalista NÃO TEM INTENÇÃO!
Portanto como o árbitro está ali para julgar intenções devia ter mostrado vermelho ao guarda redes do F C Porto e marcado livre directo dentro da área defensiva dos azuis e brancos!
A bem da verdade desportiva!

ruimanelfcp disse...

Caro Tiago e Amigos:
Com o Naval, não foi bom e não foi mal. Valeu a segunda parte e os tres pontos.Sobre os certficados dos dois jogadores algo está emperrado. O Meireles e o Fucile vão embora?
Um abraço.

ruimanelfcp disse...

Bem, ainda agora cheguei ao computador, e já estou farto de ver benfas (nos sites do Record, Bola, e Mais Futebol) a dizer que o penalti que resultou no golo do Porto não era penalti.
Entao se o jogador corta a bola com a mao dentro de area, queriam que fosse o quê ? (e continuam as agressões a jogadores do Porto).
Estou a ver que durante a época toda todos os jogos que o Porto vencer irão ser assim, com benfas na net e na televisao (ainda hoje vi Rui Aguas na televisao a dizer que não era penalti) a dizerem que o Porto é sempre beneficiado (mesmo que não tenha sido, como hoje) e a manchar a imagem do FCPorto !

Estou, e todos os portistas estamos a ficar fartos que nos tratem assim, desrespeitem, e não valorizem as nossas vitórias.

ruimanelfcp disse...

Grande dia, praia, calor, mas também muito muito vento, estive na Figueira, primeira vitória rumo ao título, ainda não jogamos o que pertendemos mas para lá caminhamos. Estamos no bom caminho e os primeiros 3 pontos já cá cantam!

Abraço

Anónimo disse...

vi o jogo contra a Naval ao lado do pessoal do bibo porto carago, apesar de ja conhecer de muitas curvas o sevilha e o valadares, o resto do pessoal nao conheço mas deixo aqui um reparo se querem estar na curva, estejam, não passem a vida a mandar baixar as bandeiras, se não conseguem ver vão para o lado sentam-se e cantam e podem ver o jogo, há medida que estão na curva aceitam as "regras" da curva, as bandeiras existem como os estandartes tochas e petardos com uma função, quem quer andar por dentro das curvas deste país tem que as aceitar...

E dizer para mais so pra dar o exemplo, no lance do penalty, mal foi assinalado, a bandeira do pessoal da margem sul e do bairro alto foi logo levantada, mal eles levantaram as bandeiras e ainda os jogadores da naval rodeavam o arbitro ja o pessoal do bibo o porto estava a mandar baixar feitos tolos, calma gente, quem está com as bandeiras sabe o que está a fazer e vai baixa-las antes da marcação do penalty, sao gente com mentalidade ultra, ao contrario de alguns...

P. Ungaro disse...

Não foi um jogo facil, essa era a minha previsão.
Penso que ao intervalo AVB esteve muito bem a transmitir aos jogadores o que era necessario fazer ... ter atitude, empenho e garra.

Um abraço

PS - que sardinhas fantasticas que comi na figueira á 15 dias


http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

P. Ungaro disse...

PS2 - O Souza é jogador ...

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

ruimanelfcp disse...

Benfas 0-1 Académica! Força J. Costa! Somos PORTO!
Para já a coisa corre bem.

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

BENFAS 1-2 ACADÉMICA!!!!! TOMEM LÁ LISBOETAS!!!!!
SOMOS PORTO!