sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sorteio da Liga dos Campeões 2008/09

Arsenal, Fenerbahçe e Dínamo Kiev. São estes os adversários do FC Porto no grupo G da Liga dos Campeões desta temporada.



ARSENAL

Arsenal Football Club (Inglaterra)
Fundado em 1886
Estádio: Emirates Stadium (Londres, 60.000 lugares)
Presidente: Peter Hill-Wood
Treinador: Arsène Wenger

Equipa-tipo (4-4-2 clássico): Almunia; Sagna, Touré, Gallas, Clichy; Eboue, Fabregas, Denilson, Nasri; Van Persie, Adebayor.

O Arsenal dispensa apresentações, é uma equipa sobejamente conhecida, superiormente comandada por um dos melhores treinadores mundiais. Parece-me mais fraca que na época 2006-07, quando os defrontámos também na Champions, perderam esta temporada elementos importantes como Hleb, Gilberto Silva, Flamini e Senderos, mas também contrataram, por exemplo, o experiente Silvestre e o pequeno génio Nasri. O sistema de Wenger assenta num 4-4-2 em linha, onde o duo de meio-campo Fabregas-Denilson assume papel preponderante na dupla função defesa-ataque (recorde-se que o checo Rosicky continua a recuperar de lesão). Nas alas, preferencialmente jogam Eboue e Nasri, o primeiro mais rápido e rectilíneo, o segundo mais talentoso e com movimentos mais interiores. O supersónico Theo Walcott é igualmente uma opção a ter em conta para actuar numa faixa. Na defesa, além do quarteto já citado e que tem quase lugar cativo, há ainda boas alternativas como Djourou, Silvestre ou Traoré. Na frente, a dupla fantástica Van Persie-Adebayor, com Bendtner ou Carlos Vela à espreita de uma oportunidade, além do ainda lesionado Eduardo da Silva. Uma equipa de grande qualidade.


FENERBAHÇE

Fenerbahçe Spor Kulubu (Turquia)
Fundado em 1907
Estádio: Sukru Saracoglu Stadium (Istambul, 50.509 lugares)
Presidente: Aziz Yildirim
Treinador: Luís Aragonés

Equipa-tipo (4-4-2 clássico): Volkan Demirel; Bilgin, Diego Lugano, Gokcek Vederson, Roberto Carlos; Kazim Kazim, Appiah, Alex, Josico; Semih Senturk, Daniel Guiza.

Devo dizer que não conheço a fundo esta equipa, daí que o onze que apresento possa sofrer algumas alterações. De qualquer forma, apesar da superioridade portista, o Fenerbahçe constitui-se como um oponente deveras complicado. Para se parceber a aposta forte para esta temporada, basta lembrar que os turcos contrataram tão somente o treinador campeão europeu em título, o espanhol Luís Aragonés. Além disso, recrutaram nomes importantes da estirpe dos espanhóis Daniel Guiza ou Josico, para juntar a algumas estrelas já existentes como Volkan Demirel (guardião titular da Turquia no Euro'2008), Roberto Carlos, Alex, Kazim Kazim, Deivid ou Semih Senturk. Acreditando nas ideias habituais do 'Velho Lobo', a formação otomana apresentar-se-á num 4-4-2 clássico. Será sempre uma equipa fortíssima em casa, impulsionada pelo fanático público turco. Muita atenção às 'bombas' de Roberto Carlos, à força de Appiah, à criatividade de Alex, à velocidade de Kazim Kazim ou à veia goleadora de Senturk, Guiza e Deivid.


DÍNAMO KIEV

Football Club Dynamo Kyiv (Ucrânia)
Fundado em 1927
Estádio: Dínamo Lobanovsky (Kiev, 16.900 lugares); Olímpico (Kiev, 80.000 lugares) nas competições europeias.
Presidente: Ihor Surkis
Treinador: Yuriy Syomin

Equipa-tipo (4-4-2): Bogush; Dopilka, Betão, Diakhaté, El Kaddouri; Vukojevic, Aliyev, Yussuf, Mykhalyk; Milevskiy, Bangoura.

Os ucranianos não estão na primeira linha do futebol europeu. Em todo o caso, possuem alguns valores individuais susceptíveis de criar problemas a qualquer rival, pelo que todo o cuidado é pouco. Mais a mais, o frio que sempre se faz sentir na capital ucraniana e o fervor do público afecto ao Dínamo são pontos em desfavor dos 'dragões'. Dentro do campo, muita atenção à dupla atacante formada por Milevskiy e Bangoura, sendo que os defesas Betão e El Kaddouri e os centrocampistas Yussuf, Aliyev e Mykhalyk são detentores também de boas referências. O atacante Kravets, sempre pronto a saltar do banco, é igualmente um dos destaques positivos desta equipa.

Sem comentários: