segunda-feira, 28 de julho de 2008

O Dragão despertou

A festa

O FCPorto versão 2008/2009 já se apresentou ao seu público. À primeira vista pode-se dizer que os tricampeões nacionais tem muita mais pressa. Poderá ter pressa de vencer, de ser campeão
ou de começar a jogar a sério. A festa de apresentação portista foi rápida, um pouco apressada, quase envergonhada, tudo realizado com grande velocidade.

Depois de uma pequena, e singela, homenagem às filiais que representam o clube pelo mundo fora, os jogadores
, este ano, foram apresentados por sectores, e não individualmente como em anos anteriores, aparecendo, a correr, no meio de um público que os brindava com aplausos vigorosos.

As saudades de ambientes festivos eram muitas, por isso foi uma festa que soube a pouco.


Quanto a surpresa, depois de tantos nomes lançados, de tantos rumores, de tantas fontes rigorosas, de tantas apostas, afinal depois de Hulk, talvez a maior surpresa foss
e o Capitão Fantasma, já que não vi nenhuma. Quaresma foi apresentado, para delírio dos adeptos portistas, mas não se mostrou muito entusiasmado.

Antes, tinha-se realizado um jogo entre a equipa do FCPorto sub-19, contra o Valência sub-20. O jogo teve alguns bons momentos, um pouco de dureza e uma vitória, esclarecedora, para os espanhóis por 2 a 0.


O jogo
FC Porto 0-1 Celtic Hesselink 87'

E foi como que embalado pela rapidez da apresentação dos jogadores que o FCPorto começou na partida, frente a um dos adversários que melhores recordações lhe traz, o Celtic. A equipa, com 3 reforços a jogar de inicio, entrou a todo o gás, com muita vontade de se mostrar aos seus adeptos, tendo conseguido, logo desde o inicio, bons pormenores, sempre a jogar com uma pressão muito forte, e a todo o campo, o que o levava a recuperar a bola sempre mais depressa e mais longe da sua baliza. Um bom sinal para o futuro, portanto.

Foi com o habitual 4x3x3 que Jesualdo Ferreira se apresentou de inicio, confirmando as suas indicações que não iria pôr ao lixo um sistema que lhe tanto deu sucessos durante as duas épocas anteriores, mostrando que a equipa não desaprendeu.

Relativamente aos reforços que começaram de inicio, todos eles deram indicações de uma boa integração na equipa, mostrando que estão dispostos a entrarem logo na equipa. Cristian Rodriguez foi o mais irreverente e explosivo, arrancando muitas jogadas de perigo e momentos empolgantes, Guarin é um autêntico rolo-compressor no meio campo, muito activo, sempre disposto a roubar bolas ao adversário mas, parece-me, ainda não ser o substituto ideal de Paulo Assunção, até porque tem a tendência para se adiantar muito no terreno, necessita de refrear os "ânimos" e a sua vontade de atacar, ou então trocar de lugar com Raúl Meireles. Sobre Sapunaru, o melhor elogio que se pode fazer é que a defesa não se ressentiu com a sua falta de entrosamento com os restantes colegas, além de se aventurar, muito e bem, no ataque. Além disso, o FCPorto ganha mais um bom elemento para as bolas paradas, tendo duas oportunidades para inaugurar o marcador. Bastante prometedor, vai ser muito interessante observar a luta entre o romeno e Fucile.

Voltando ao jogo, o FCPorto apesar as oportunidades criadas pecou muito na finalização, Lisandro Lopez lutou bastante, como o habitual, mas não conseguiu marcar, ainda está em branco nesta pré-época, Lucho foi o verdadeiro comandante de sempre, carregando a equipa ás costas, a defesa, sempre a defender muito à frente, esteve sempre bastante tranquila, o meio campo dominou sempre e o colectivo funcionou dentro do esperado, faltando mesmo o golo, merecido na primeira parte.

Na 2ª parte, e com as normais substituições realizadas, o ritmo baixou imenso, o jogo foi sonolento, bastante maçador, o normal nestas alturas da época, tendo o FCPorto realizado uma exibição um pouco mais pá
lida, à medida das novas camisolas alternativas ( depois de as ter visto por perto, confesso que não me agrada muito as novas camisolas alternativas. Pode ser que com o tempo possa vir a gostar delas, mas, parece-me falta-lhes um pouco mais de vivacidade ).

O meio campo portista, sempre liderado por " El comandante Lucho" pronto a assistir com categoria os seus colegas de ataque, ainda conseguiu bons momentos, mas sempre com uma velocidade muito baixa e sem grande espectacularidade.

Jesualdo Ferreira experimentou o sistema de 4x4x2, com Lisandro e Farias no ataque, mas faltou um pouco mais de magia e irreverência na equipa, e a finalização da equipa continuou a não ser a melhor, por isso o golo não viria a aparecer.


Quase no final, o jogo começou a tornar-se muito duro, com o árbitro a deixar o jogo endurecer, e os escoceses a entrarem de forma mais agressiva, o miúdo Candeias foi a ma
ior vitima, e, mesmo no final da partida, sem fazer nada por isso, Hesselink marcou o golo que fez o resultado final.

Apesar do resultado negativo, o FCPorto conseguiu fazer um teste com muitas coisas positivas,
principalmente na primeira parte, embora ainda esteja longe da perfeição, mas como ainda faltam algumas semanas para o primeiro jogo oficial, nada de preocupante, antes pelo contrário.

Os reforços parecem estarem a começar a compreender o futebol da equipa portista, fisicamente a equipa parece estar muito bem, sendo necessário aperfeiçoar a finalização. Sexta feira, o FCPorto tem mais oportunidade para mostrar que o plantel da época 2008/2009 oferece todas as garantias para o sucesso, frente ao Leixões, no torneio que se realiza em Braga.

Sem comentários: