quarta-feira, 16 de julho de 2008

Adriano o Injustiçado

O FCPorto deu a entender que se encontra no mercado à procura de um ponta de lança de qualidade para reforçar o ataque, isto porque Adriano, Renteria e Bruno Moraes não fazem
parte dos planos de Jesualdo.

Esta é uma tomada de posição que me custa a digerir, tendo em conta aquilo que Adriano já mostrou ser capaz de fazer ao serviço do clube e pela sua persistência e perseverança.

Adriano, recordo, chegou ao FCPorto na época de 2005/2006 e com 7 golos foi decisivo na conquista do título. Foi também dele o golo decisivo no jogo do título. Na época seguinte, com Jesualdo, foi 2ª opção atrás de Postiga que começou o campeonato em grande forma mas que depois se eclipsou. A partir de Janeiro, Adriano voltou a ser titular e, com 11 golos, ultrapassou Postiga e sagrou-se 3º melhor marcador do campeonato.

Na última época, fruto de várias lesões, Adriano começou em desvantagem e, a fabulosa actuação de Lisandro por um lado, e a "necessidade" de colocar Farías a jogar por outro, afinal este fora um investimento caro da SAD, levaram a que fosse 3ª e por vezes 4ª escolha mas, ainda assim, Adriano recusou-se a atirar a toalha ao chão. Com 1 golo apontado e algumas assistências para golo (inclusive para Farías no jogo contra a Naval), Adriano mostrou a sua utilidade.

Trata-se de um jogador que nunca vira a cara à luta e, embora sendo ponta-de-lança com pergaminhos em Portugal, sabe sacrificar-se em função do colectivo e assistir os companheiros quando é preciso (lembram-se da assistência para o golo de Jorginho em Alvalade em 2005/2006 no jogo que abriu as portas do título?).

Eu pergunto: para quê procurar um avançado "de classe" e esbanjar mais uns quantos milhões quando já temos Adriano no plantel?


2005/2006 - 15 jogos - 1138 minutos - 7 golos
2006/2007 - 18 jogos - 1326 minutos - 11 golos (3º melhor marcador da Liga)
2007/2008 - 16 jogos - 537 minutos - 1 golo

in zé do boné