domingo, 22 de abril de 2007

Em contagem decrescente: 4, 3…

Competição: BWIN Liga 2006/07 - 26ª jornada
Data: 22.04.2007
Local: Estádio do Dragão, Porto
FC Porto: Helton; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves, Jorge Fucile; Raul Meireles (João Paulo), Lucho Gonzalez, Jorginho (Anderson); Hélder Postiga (Lisandro Lopez), Quaresma e Adriano
Golos: Adriano (9'), Lucho Gonzalez (45'), Bruno Alves (85')

Isso mesmo, nas 4 jornadas que restam para cair o pano sobre este campeonato, faltam-nos apenas 3 simples vitórias, ou talvez nem tanto, para revalidarmos o título de campeão nacional e atingirmos o, mais uma vez (!) ambicionado, bi-campeonato. Jogando em casa, derrotamos a equipa da cruz de cristo (Belenenses) por 3-1 e mantivemos os nossos mais directos perseguidores com a mesma distância antes do arranque desta jornada, 4 e 5 pontos respectivamente.

O FC Porto alinhou de inicio apenas com uma única alteração aos onze da última jornada em Coimbra: Raul Meireles no lugar de Marek Cech.

Como já vem sendo hábito nos últimos jogos, o FC Porto entrou em campo muito pressionante sobre o adversário e a construir bonitas jogadas de ataque, onde os lances de perigo se iam avolumando. Sem ponta de espanto, logo aos 9 minutos, Adriano inaugurou o marcador para 1-0, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes adversário a um forte remate de Postiga.

Quem esperava um Belenenses mais atrevido, até pela posição que actualmente ocupa no campeonato e pela qualidade das suas últimas exibições, ficou logo ali com uma forte sensação de que estes estavam demasiado apáticos para fazer um jogo taco-a-taco.

O FC Porto continuou a mandar no jogo a seu belo prazer, até que já em cima dos 45 minutos para o fim da 1ª parte, Adriano mais uma vez na jogada, isola-se e quando se preparava para ultrapassar mais uma vez o guarda-redes adversário, é travado em falta, dando origem a uma grande penalidade que Lucho se encarregou de cobrar para aumentar a vantagem para 2-0. Entretanto, intervalo.

No regresso das cabines, percebeu-se um Belenenses mais rápido sobre a bola e um FC Porto não tão pressionante. No seguimento de um pontapé de canto cobrado por José Pedro, aos 49 minutos, Nivaldo reduz a diferença para 2-1. Entretanto, por volta dessa altura, o guarda-redes adversário necessitou de ser substituído devido a um choque com Postiga, dando o seu lugar a Costinha.

Já nessa altura, o FC Porto tentava aumentar a vantagem que era naquele momento escassa e cheia de perigos à solta, tendo Adriano por duas vezes consecutivas, e correspondendo a excelentes cavalgadas de Bosingwa pelo lado direito, atirado a bola aos ferros da baliza.

O resultado final mantinha-se incerto pela magra vantagem portista, quando Lucho num passe desastrado para a nossa defensiva, isola Fernando que frente a Hélton, errou a direcção do remate. Este momento soou quase como um gongo num ringue de boxe para os dragões, que voltaram à carga sobre a defensiva de Belém.

A 5 minutos do fim do jogo, aos 85 minutos, e no seguimento de um cruzamento superiormente marcado por Quaresma, Bruno Alves aumenta a vantagem para 3-1. Nesta altura, se dúvidas ainda houvessem, ficaram totalmente desfeitas, tendo entretanto chegado ao fim o jogo com mais uma vitória e 3 pontos na algibeira para o Dragão.

Com este resultado, a nossa caminhada rumo ao bi-campeonato, prossegue segura e ininterrupta… restam-nos 3 simples vitórias para o início dos festejos na ‘Casa do Dragão’!

Azul + : Bosingwa ‘supersónico’, ‘Imperador’ Adriano, Bruno Alves ‘com classe’ e seja justo reconhecer, para a tranquilidade (anormal) de Ricardo Costa, numa exibição pelo 2º jogo consecutivo, sem erros e precipitações infantis.

Azul - : Quaresma ‘dono da bola’, Jorginho ‘apagado’ após os 10 minutos iniciais e ‘entrada cinzenta’ de Anderson em jogo

Arbitragem: algumas dúvidas no amarelo mostrado ao guarda redes adversário no lance da grande penalidade (não era vermelho?) e para 2 lances não assinalados já na 2ª parte que me ficaram na retina ocular, quando Lucho consecutivamente, é derrubado nas costas quando já se esgueirava para entrar na área e o árbitro nada assinalou.

ÚLTIMA HORA: e porque o já há muito 'ansiado' aumento da família portista cá pelo cantinho está nas últimas passagens do ponteiro, poderemos (!?) por aqui entrar numa velocidade mais pausada nos próximos 3/4 dias. Por isso, e pelos motivos mais que óbvios, tenham lá a 'santa paciência', mas deixem-me saborear o ‘special moment’, carago! Tá bem? Prometo-vos que muito em breve, e directamente da “Casa do Dragão”, haverá novidades. Abraços malta e até breve, muito em breve.

Sem comentários: